É correto existir apóstolos e profetas nos dias de hoje?

Há pessoas hoje que se dizem apóstolos e profetas e, na verdade, colocam esses títulos aos seus nomes. Eles alegam que o ministério foi restaurado.

A Bíblia ensina que os apóstolos e profetas são esperados hoje ou eram especificamente para a igreja primitiva?

Se eles fossem só para a igreja primitiva, então o que podemos concluir dos que se dizem apóstolos e profetas? Almas equivocadas ou sedutoras?

Apóstolos – Definição

A palavra apóstolo significa embaixador, alguém que foi enviado em nome de outro para uma finalidade específica, aquele que é mensageiro e que representa a quem o enviou.

Descrição

A palavra apóstolo é usada de diferentes maneiras. Por vezes, refere-se a um grupo especial de pessoas que ocupavam o cargo de apóstolo (1 Co 0:28.; Ef. 4: 11). As 12 apóstolos foi-lhes concedido recompensas especiais na Nova Jerusalém (Mateus 19:28; Rev. 21:14) que ninguém mais poderia receber. É evidente que esses 12 apóstolos eram únicos. Mas havia também outros apóstolos que foram comissionados por Cristo, Paulo sendo o mais digno de nota. Em 1 Coríntios. 15:07, 9 Paul indica que um dos critérios para ser um apóstolo era ter visto Jesus e foram pessoalmente comissionados por Ele. Isto era verdade dos 12 e também Paulo. Refiro-me a estes como o principais apóstolos.

Mais amplamente, aqueles que trabalharam com estes grandes apóstolos também foram chamados (menor) apóstolos. por exemplo Barnabé (1 Coríntios. 9:6).

Função

Efésios 2:20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, o próprio Jesus Cristo
sendo a pedra angular contrariamente à opinião popular o trabalho dos apóstolos não era plantar igrejas. Este caiu sob a sua jurisdição, mas não foi a sua principal função. Sua principal
função foi estabelecer a fé. Jesus Cristo morreu para tornar-se a pedra angular da fé cristã (Ef. 2:20).
O objetivo dos apóstolos foi estabelecer a fé e construir uma base doutrinária para qual a igreja seria baseada. Eles foram especialmente encomendados por Deus para fazer isso. Em João 14:26; 16:12-14, Jesus prometeu aos apóstolos que o Espírito Santo viria revelar-lhes o que eles precisavam saber para este fim.

Em um sentido indireto esses versículos se aplicam a todos nós, na medida em que o Espírito Santo nos ensina como aplicar a Palavra de Deus (já escrita) e traz à nossa lembrança.

Mas estas palavras foram diretamente falada aos apóstolos que ouviram Jesus fisicamente. Essa promessa foi cumprida quando os apóstolos escreveram o que Jesus disse e do que ainda estava para ser dito (por exemplo, 1 Coríntios. 7:10, 12). Assim, foi importante para eles terem visto fisicamente. Mais tarde Paulo foi contratado como um apóstolo aos gentios, da mesma forma Pedro foi apóstolo dos judeus (Gl 2:7).

Cada livro foi escrito por um apóstolo ou um colaborador próximo do apóstolos. Para indicá-lo livremente, o seu trabalho principal foi para nos dar as escrituras. Jesus nos deu o Novo Testamento (aliança), pelo seu sangue, os apóstolos davam-nos a doutrina do Novo Testamento por meio de seus escritos e ensinamentos. Este é o significado de Ef. 02:20. Uma vez que a fundação tem já sido estabelecidas (Judas 3), é hora de construir sobre ela. A fundação não tem que ser colocada de novo, mais do que Cristo tem que morrer novamente. Portanto, há há necessidade de apóstolos hoje. Agora é hora para os pastores, evangelistas e
professores para construir. 1 Coríntios. 3:5-10 ilustrar a diferença entre um apóstolo e um professor. Paul colocou a fundação, Apolo construiu sobre ela.

Assim, no sentido primário, não há mais apóstolos. No entanto as pessoas que estabelecem igrejas, chefes das denominações, podem chamar-se apóstolos, mas eles simplesmente não podem pretender ser infalivelmente enviados por Deus para trazer uma nova revelação para o corpo de Cristo, assim como os principais apóstolos da Bíblia.

Escritos de Paulo eram infalíveis (1 Coríntios 2:13;. 14:37;. 1 Ts 2:13; 2 Tm. 03:16 cf. 2 Pedro 3:15, 16, onde Peter colocou os escritos de Paulo no mesmo nível como o Antigo Testamento).

Profetas – Definição

Um profeta era alguém que falava com autoridade, em nome de Deus. Sua mensagem normalmente consistia de presente exortação ou advertência com base no futuro predição.

Descrição

Os profetas do AT eram meios de comunicação para o povo de Deus. Eles não tinham a habitação do Santo Espírito, de modo que eles precisavam revelação via 3 festa. Embora profetas são dadas à igreja, os profetas do NT eram diferentes dos profetas do Antigo Testamento. Grande parte dos escritos dos profetas do Antigo Testamento eram canônicos
(eles se tornaram escritura). No NT, não há profecia canônica, embora a em menor grau do que no OT, bem como profetizar não-canônico. o livro do Apocalipse é um exemplo de profecia canônica. Ágabo 2 profetiza (Atos 11:28; 21:10) e os indicados na igreja de Corinto eram não canônica em que eles não eram tão obrigatória para os crentes como escritura. assim Paul optou por não dar atenção a uma das profecias de Ágabo * (Atos 21: 13, 14). Profecia não-canônico é dirigida a grupos específicos de pessoas ou congregações sob determinadas circunstâncias. Ela não se aplica a todos os crentes de todos os tempos. Diga-se no entanto, que ambos, se genuíno, são as palavras de Deus.

O escritório do profeta não é para ser confundido com o dom da profecia que está disponível para todos os crentes (1 Coríntios. 14:05). Em certo sentido, eles podem ser vagamente chamados de profetas sem segurar o escritório. Tem em mente todas as obra proféticas e apostólicas que constituiu o fundamento doutrinário da Igreja (cf. Ef. 3:5). Isto incluiu os profetas do Antigo Testamento, apóstolos do NT e algumas Profecias do NT. 2 Ped. 03:02 parece dizer que os apóstolos estavam ao início igreja o que os profetas foram para o antigo Israel. Acredito que pode haver ainda ser profetas do calibre de Ágabo, e aqueles que ministram com a dom da profecia.

Conclusão

Pode ainda haver apóstolos como fundadores de igrejas e líderes de denominações. Pode ainda haver profetas não-canônicos como Ágabo e os do Igreja de Corinto. Não há mais profetas como João, o Revelador, Moisés ou Elias, nem há apóstolos como Paulo e Pedro. Esse trabalho foi terminado. Outros tipos de apóstolos e profetas que falam sobre a Bíblia são falsos. Sem pôr nomes, eu acredito que existam muitos deles, hoje, mesmo na igreja (Atos 20:30). O que a igreja necessita hoje são evangelistas, pastores e professores, bem como leigos para construir sobre os alicerces já estabelecidos e pela fé uma vez por todas foi entregue aos santos (Judas 3). 

Deus nos Abençoe!

7 Comments on “É correto existir apóstolos e profetas nos dias de hoje?”

  1. Se o apóstolo Paulo não senti a digno de ser chamado Apóstolo, diga-se lá um de nós no presente século. Sermos servos já está de bom tamanho!!!

  2. Os ministérios apresentados aos cristãos de Éfeso demonstram a necessidade de uma atividade mais atuante da Igreja, o Cap. 4 de Efésios começa com uma exortação a vocação que temos recebido de Cristo, em outras palavras, é uma cobrança feita aos que foram chamados para o exercício do ministério, e por razões distintas estavam correndo o sério risco de viver fora do propósito divino; “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os gentios, na vaidade da sua mente. *Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais havendo perdido todo sentimento…” Ef 4.17-19.
    Na verdade, essa busca pelo crescimento ideal da igreja de Cristo não pode ser equiparada as experiências locais e únicas de determinada denominação ou “visão ministerial”, o embasamento deve ser sempre bíblico e de uma revelação experimental na revelação da palavra, com uma participação conjunto do corpo de Cristo: “Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo” Ef 4.12.
    Os Ministérios apresentados no Cap. 4 Vs. 11, é a base do perfeito funcionamento da igreja que através da unidade apresenta tais funções; “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos”. Ef 4.4-6.
    * Sinônimo de entenebrecido: Escuro, Toldado e Turvado. “Falta de visão espiritual”.
    Ap. H. Kennedy Passos
    Visão Apostólica Mundial
    Livro O Governo de Deus – 5 Ministérios – Efésios 4.11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *