É possível separar sua política da sua fé?

O debate sobre este tópico é tão amplo quanto a separação do Mar Vermelho, com os cristãos expressando visões tão extremas quanto as dos esquerdistas e direitistas e tudo mais.

Há quem defenda que não só é possível separar os dois, como é imperativo. Política e fé não se misturam. E não deveria. Políticos e políticos, afinal, não salvam almas, então por que desperdiçar tempo, energia e dinheiro valiosos? Em vez disso, eles proclamam, os cristãos devem canalizar tudo isso para o evangelismo, que tem mais valor eterno. Este campo de crentes, no entanto, corre o possível risco de se tornar ignorante sobre questões sociais e, portanto, incapaz de atender às necessidades espirituais daqueles que lutam com elas.

Por outro lado, há aqueles que parecem não conseguir fazer o delineamento entre política e fé e, francamente, não querem. Para eles, sua política e sua fé são sinônimos e se fundem de modo a torná-los praticamente indistinguíveis. Este campo de crentes tende à idolatria política e à manipulação fácil, pois depositam sua confiança e esperança nos políticos e nas políticas, e não em Deus.

Então, o que um cristão sincero e consciencioso deve fazer? Eu vou chegar a isso em um minuto.

1. Justiça

A justiça e a defesa dos pobres e oprimidos, dos aflitos e indigentes, dos sem voz e esquecidos, dos estrangeiros e marginalizados, dos órfãos e das viúvas – nossos “próximos” a quem devemos amar como a nós mesmos – está no topo da mente e do coração de Deus. . O que quer que possamos fazer para ajudar a melhorar a situação e a vida desses infelizes (que pode envolver a promulgação de políticas nos níveis local, estadual e federal) traz glória e honra a Deus ( Salmo 82:3 , Provérbios, 14:31, 31:8- 9; Isaías 1:17 ; Jeremias 22:3 ; Tiago 1:27 ).

2. Paz

Nossos bairros, cidades e nação deveriam ser lugares melhores por causa de nossa presença e testemunhas ali. Como pacificadores – aqueles que ativamente tentam reconciliar as pessoas com Deus e entre si – não devemos ser a causa de divisões, mas, em vez disso, oferecer a nós mesmos como exemplos por meio de nossa obediência ao nosso governo e suas autoridades. ( Jeremias 29:7 ; Romanos 12:18 )

3. Vida

Deus não trata de destruir, danificar ou desumanizar a vida, visto que Ele é o autor dela. Como portadores de imagem, todas as vidas importam, e Deus valoriza muito cada pessoa – os nascidos e os não nascidos – independentemente de raça ou etnia.

4. Governo

Acredite ou não, o governo é idéia de Deus; portanto, o governo é bom. Está em vigor para o nosso bem-estar social. Deus escolhe usar governos humanos para realizar Sua vontade na esfera civil. A base para isso é encontrada em Gênesis 9:5-6 , onde Deus dá diretrizes para lidar com assassinos (depois que Caim matou Abel), o que implica que as pessoas coletivamente devem estabelecer órgãos de governo para administrar a justiça.

Os governos são tão importantes que Deus nos diz para obedecê-los e não nos rebelarmos contra eles (a menos que suas leis sejam contrárias às Dele). Ele também nos ordena a orar por governantes ( Romanos 13:1-2 , Timóteo 2:2).

Agora, da nossa parte.

Seja firme em nossa fé

Para os crentes, nossa fé vem em primeiro lugar. Isso deve ser óbvio, mas há quem faça o contrário. A política vem em primeiro lugar. Diz o pastor Andy Stanley : “Avalie a política por meio de sua fé, em vez de criar uma versão de fé que apoie sua política”.

Se nossa fé for sólida e intransigente — construída sobre o fundamento da imutável Palavra de Deus — então ela informará ou determinará nossa política. A Bíblia fornece os princípios orientadores para tudo em nossas vidas, incluindo engajamento político adequado e fiel. Nossa fé, então, deve, por todos os meios, influenciar nossa votação, plataforma e prioridades políticas.

Sem uma fé firme, nos abrimos à manipulação, indecisão e compromisso.

Avalie criticamente e ore sobre cada parte e suas plataformas

A plataforma de nenhum partido político se alinha 100% com a agenda de Deus, diz o pastor Timothy Keller. Mas cada partido defende questões que os cristãos podem apoiar.

Entre em qualquer partido em que você acha que pode fazer o melhor trabalho, como cristãos. E seja crítico, não venda sua alma.

Como cristãos evangélicos, devemos continuamente avaliar e orar sobre os partidos, suas plataformas e políticas e nos alinhar com o que for mais próximo e verdadeiro do Evangelho e do ensino bíblico.

Como os cristãos devem lidar com conversas sobre política?

Com sabedoria e cuidado. Novamente, nosso objetivo é preservar a unidade, tanto com nossos irmãos quanto com o incrédulo.

“Nós ainda podemos (e iremos) discordar sobre muitas coisas, incluindo nossas visões políticas. Mas porque a unidade cristã é mais profunda do que qualquer semelhança mundana que possamos compartilhar, ela transcende nossas divergências. A unidade cristã não depende de como votamos, mas de um compromisso mútuo de seguir a Cristo em obediência, amor e busca de retidão e justiça. Você pode imaginar o impacto em nossa nação e no mundo se a igreja fosse verdadeira e totalmente unida? Que testemunho inegável, imparável e invencível do poder transformador do evangelho!”

Em suma, podemos discordar politicamente, mas ainda assim amar incondicionalmente. Como? Exercitando os frutos do Espírito : amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, fidelidade, mansidão, generosidade e, principalmente, domínio próprio ( Gálatas 5:22-23 ). 

Conclusão

Separar a política da fé é quase impossível. Embora saibamos que Jesus e as Boas Novas são a única esperança para este mundo, isso não significa que devemos nos retirar completamente ou nos envolver demais na política. Significa que usamos sabedoria e discernimento quando se trata de nossas tendências políticas. Nós nos envolvemos com e em nosso mundo (incluindo sua cultura e política) através das lentes de nossa fé, nunca comprometendo ou “vendendo nossas almas”, mas sendo testemunhas e embaixadores fiéis de Deus e Seu reino, seja como for para cada crente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *