Está tudo bem com a minha alma

No meio do sofrimento, você pode dizer: “ Minha alma está bem ”?

Certa semana, enquanto estava doente no sofá, li a história da mulher sunamita em 2 Reis e fui imediatamente ajudada. Eu estava lutando contra o medo porque estava com medo de que nossa filha pegasse minha doença e porque não tinha ideia de como cuidaria dela em um estado tão esgotado.

Não estou orgulhoso dos frutos que dei naquela semana: frustração, crueldade, negatividade e ainda mais medo e dúvida. Mas Deus, na sua misericórdia, convenceu-me e ajudou-me através da sua Palavra, através da história do sofrimento da mulher sunamita.

O sofrimento da mulher sunamita

Aqui está a versão resumida (ver 2 Reis 4:8-37):

Uma mulher rica (nossa sunamita) sabia que Eliseu era o profeta de Deus; então ela convenceu o marido a fazer para ele um quartinho no telhado, onde ele pudesse descansar quando passasse. Eliseu imaginou que ela gostaria que algo fosse feito por ela em troca (o que ela não quis), então ele prometeu a ela um filho no ano seguinte. Ela concebeu de acordo com a palavra dele e apesar de suas dúvidas.

Quando ele cresceu, o filho que Deus lhe deu morreu em seu colo. Sem hesitar, ela selou seu burro e foi procurar ajuda de Eliseu:

Quando o homem de Deus a viu chegando, disse a Geazi, seu servo: “Veja, ali está a sunamita. Corra imediatamente para encontrá-la e diga-lhe: ‘Está tudo bem com você? Está tudo bem com seu marido? Está tudo bem com a criança?’” E ela respondeu: “Está tudo bem”. (vv. 25-26)

Tudo está bem? O que?! Seu filho, seu presente inesperado de Deus, não morreu em seu colo? Como ela pôde dizer isso?

Lembrando a fidelidade de Deus

E a mulher concebeu e deu à luz um filho naquela época, na primavera seguinte, como Eliseu lhe havia dito. (v. 17)

A própria decisão desta mulher sunamita de encontrar Eliseu é um ato de lembrar a fidelidade de Deus para com ela. Ele lhe dera um filho, como Eliseu havia prometido, e ela sabia que poderia retornar a esse Deus, e a seu homem, em um momento de necessidade.

Uma das coisas mais difíceis no sofrimento é lembrar , porque a coisa mais flagrante e urgente está diante de nossos rostos e não parece boa. Em vez de lembrar, tentamos resolver nossos problemas. Nossas provações ameaçam chamar nossa atenção, e nossos corações rebeldes nos distraem de como Deus trabalhou no passado, levando-nos à preocupação e ao esquecimento. É por isso que procuramos lembrar sua fidelidade.

Você precisa fazer uma pausa agora mesmo em seu sofrimento e lembrar ? Lembre-se de como Deus provou seu grande amor por você ao enviar seu Filho para morrer na cruz. Lembre-se de como ele o ressuscitou dentre os mortos, para lhe dar vida de ressurreição para sempre, para finalmente derrotar todo sofrimento e enxugar toda lágrima.

E lembre-se de como ele foi fiel em responder às suas orações no passado; fazer com que você se pareça com seu Filho mesmo quando a resposta foi não; e não desperdiçar nada, desde a menor até a mais difícil provação.

Lembre-se da fidelidade de Deus e você também poderá dizer: “Estou bem com minha alma ”.

Confessando dúvidas

Então ela disse: “Eu pedi um filho ao meu senhor? Eu não disse: ‘Não me engane?’” (v. 28)

Quando Eliseu prometeu um filho à mulher sunamita pela primeira vez, ela duvidou dele, dizendo: “Não, meu senhor, ó homem de Deus; não minta ao seu servo” (v. 16). Então, naturalmente, quando seu filho morre, ela confronta Eliseu com estas dúvidas do passado: “Eu não disse: ‘Não me engane?’”

Na verdade, é preciso muita fé para lidar com nossas dúvidas, em vez de varrê-las para debaixo do tapete e fingir que não existem. Isso pode ser mais fácil, sim, mas se fizermos isso não cresceremos em nossa confiança em Deus e em sua Palavra, ou no que significa andar pela fé e não pela visão. Em vez disso, quando reconhecemos as nossas dúvidas diante do Senhor em confissão e oração, ele afrouxa o seu poder sobre nós – e desfere um golpe mortal no nosso inimigo que quer descarrilar a nossa fé. Oramos porque nosso Deus responde.

Que dúvidas você precisa confessar? Você está duvidando que Deus é bom? Você está duvidando que suas promessas sejam confiáveis? Ou você está duvidando da capacidade dele de mudar suas circunstâncias ou de cuidar de você em meio a elas? Diga à ele. Deus é mais do que capaz de lidar com suas dúvidas e transformá-las em uma fé mais inabalável e confiante.

Confesse suas dúvidas e você também poderá dizer: “Minha alma está bem ”.

Apegando-se a Cristo

E quando ela chegou ao homem de Deus no monte, ela agarrou-lhe os pés…. Então a mãe da criança disse: “Tão certo como vive o Senhor e como tu vives, não te deixarei”. (v. 30)

Ouça o desespero e a confiança nas palavras da Sunamita enquanto ela se recusa a deixar o lado de Eliseu “tão certo como vive o Senhor”. A sua esperança está no Senhor, que vive para sempre, e no profeta de Deus – na sua própria palavra.

Quando o sofrimento chega, podemos seguir uma de duas direções: em direção a Cristo com fé, ou para longe dele com raiva e amargura. Podemos rapidamente recorrer ao conforto da criatura para nos livrar de nossas aflições, mantendo Deus à distância, ou podemos nos apegar à sua Palavra e esperar somente em Cristo.

Você também pode se apegar a Cristo, a Palavra encarnada: seu caráter, suas obras e suas promessas. Ele fará o que for melhor pela bondade de seu caráter; ele lhe dará o que você precisa para enfrentar o sofrimento; e ele irá satisfazê-lo com seu amor infalível. Mas mesmo esta confiança é impossível sem o poder do Deus vivo operando em nós. Por isso, dizemos junto com a sunamita: “ Tão certo como vive o Senhor , não te deixarei” porque acreditamos que o Verbo feito carne nunca nos deixará ou nos abandonará, e nos ajudará a confiar nele pela fé, dia após dia.

Agarre-se a Cristo e você também poderá dizer: “Minha alma está bem”.

Alegrando-se na Ressurreição

A criança espirrou sete vezes e abriu os olhos… E quando ela veio até [Eliseu], ele disse: “Pegue seu filho”. Ela veio e caiu aos pés dele, curvando-se no chão. Então ela pegou o filho e saiu. (vv. 35-37)

Eliseu viaja até a casa da mulher e, depois de orar e deitar-se sobre o filho, o Senhor responde à sua oração, ressuscitando milagrosamente o menino dentre os mortos.

Amigo, não sabemos se nosso sofrimento terminará nesta vida. Pode não ser. Mas sabemos que algo maior – a vida de ressurreição – nos espera em Jesus Cristo. Quer sejamos libertos aqui e agora ou não, algum dia seremos completamente curados das ruínas deste mundo. Nos regozijaremos no novo céu e na nova terra, onde Jesus será nossa luz para sempre, onde viveremos no esplendor de sua perfeição e na restauração de todas as coisas, onde o pecado e seus efeitos não existirão mais.

Não importa o que você esteja passando hoje, regozije-se em Cristo, pois a ressurreição é o seu futuro seguro, e a morte não tem mais controle sobre você. Você finalmente chegará à presença de Jesus, cairá a seus pés e exultará em sua bela glória – e sua dor e sofrimento serão eliminados para sempre .

Alegre-se na ressurreição e você também poderá dizer: “Estou bem com minha alma”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *