Estudo de 2 Reis 17:25 – Comentado e Explicado

Mas como eles não prestavam culto ao Senhor, quando começaram a habitar ali, o Senhor mandou leões contra eles que os devoravam.
2 Reis 17:25

Comentário de Albert Barnes

O despovoamento do país, insuficientemente remediado pelo influxo de estrangeiros, teve a consequência natural de multiplicar os animais selvagens e torná-los mais ousados. Provavelmente, um certo número sempre se escondia na selva ao longo do Jordão Jeremias 49:19 ; Jeremias 50:44 ; e estes agora se aventuravam na região montanhosa, e talvez até nas cidades. Os colonos consideravam seu sofrimento dos leões um julgamento sobre eles do “deus da terra” ( 2 Reis 17:26 ; compare com 1 Reis 20:23 ).

Comentário de Thomas Coke

2 Reis 17:25 . Portanto, o Senhor enviou leões entre eles Josefo, nesta parte da história, varia do texto sagrado. Pois, em vez do aumento de leões que destruíram o povo, ele nos diz que eles foram visitados com uma terrível praga, de modo que o local foi de uma maneira despovoada por ele. Mas, permitindo que sejam leões, por que esses novos habitantes deveriam ser afligidos por essas criaturas por não temerem o Senhor, quando os israelitas, que temiam o Senhor tão pouco quanto eles, nunca estavam infestados por algo assim? Os israelitas, de fato, eram viciados em idolatria, mas depois não negaram o poder divino e a Providência; somente eles imaginaram que seus ídolos eram as causas intermediárias pelas quais as bênçãos do Deus supremo poderiam ser transmitidas a eles: enquanto esses recém-chegados acreditavam que os ídolos que eles adoravam eram deuses verdadeiros e não tinham concepções mais elevadas. Eles não tinham noção de um ser eterno, onipotente e independente: eles consideravam o Deus de Israel como o seu; um deus local, cujo cuidado e poder se estendiam além de uma nação ou povo em particular; e, portanto, para retificar seus sentimentos nesse particular, ele adotou esse método para que eles soubessem que todas as bestas da floresta eram dele e que sempre que ele se irrita com um povo, ele não quer instrumentos para executar sua ira; o ar, a terra, os elementos e criaturas de qualquer espécie podem vingá-lo e puni-los. Veja Levítico 26:22 . Jeremias 15: 3 e Calmet e Scheuchzer no local.

Comentário de Joseph Benson

2 Reis 17:25 . E foi assim que eles não temeram ao Senhor – Eles não reconheceram nem adoraram o Deus verdadeiro de nenhuma maneira. Portanto, o Senhor enviou leões entre eles – Por sua negligência e desprezo a Deus, que era contrário aos princípios e práticas dos pagãos, que costumavam adorar os deuses das nações em que viviam, e davam essa honra aos seus falsos deuses. que aqui eles negaram à verdade. Nisto também Deus afirmou sua própria soberania sobre aquela terra e fez com que entendessem que nem os israelitas foram expulsos nem trazidos por seu valor ou força, mas pela providência de Deus, que, como ele expulsara os israelitas por sua negligência no serviço de Deus, para que ambos pudessem e também, no devido tempo, os expulsassem também, se fossem culpados dos mesmos pecados.

Comentário de E.W. Bullinger

leões. Para leões na Palestina, veja nota em 1 Reis 13:24 .

slew = mantido em matança. Omita “alguns” .

Comentário de Adam Clarke

– The land being deprived of its inhabitants, wild beasts would necessarily increase, even without any supernatural intervention; O Senhor enviou leões entre eles – Sendo a terra privada de seus habitantes, os animais selvagens necessariamente aumentariam, mesmo sem nenhuma intervenção sobrenatural; e isso os supersticiosos recém-chegados deveriam ser uma praga enviada sobre eles, porque não sabiam como adorar aquele que era o Deus da terra; pois eles pensavam, como outros pagãos, que todo distrito tinha sua própria divindade tutelar. No entanto, é provável que Deus tenha enviado leões como um flagelo para essas pessoas más.

Comentário de John Wesley

E assim foi no início de sua habitação ali que eles não temeram ao SENHOR; por isso o SENHOR enviou leões entre eles, que mataram alguns deles.

Portanto – Por sua grosseira negligência e desprezo a Deus, que era contrário aos princípios e práticas dos pagãos, que costumavam adorar os deuses das nações em que viviam, e davam essa honra aos seus falsos deuses, que aqui negavam. para a verdade. Nisto também Deus afirmou sua própria soberania sobre aquela terra, e os fez entender que nem os israelitas foram expulsos, nem trazidos por seu valor ou força, mas pela providência de Deus, que como ele expulsara os israelitas por a negligência do serviço de Deus; para que ambos pudessem, e no devido tempo, os expulsassem também, se fossem culpados dos mesmos pecados.

Referências Cruzadas

Josué 22:25 – Homens de Rúben e de Gade! O Senhor fez do Jordão uma fronteira entre nós e vocês. Vocês não têm parte com o Senhor’. Assim os seus descendentes poderiam levar os nossos a deixarem de temer o Senhor.

1 Reis 13:24 – No caminho, um leão o atacou e o matou, e o seu corpo ficou estendido no chão, ao lado do leão e do jumento.

1 Reis 20:36 – Então o profeta disse: “Como você não obedeceu ao Senhor, assim que você sair daqui um leão o ferirá”. E, logo que o homem partiu, um leão o atacou e o feriu.

2 Reis 2:24 – Voltando-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois meninos.

2 Reis 17:28 – Então um dos sacerdotes exilados de Samaria veio morar em Betel e lhes ensinou a adorar o Senhor.

2 Reis 17:32 – Eles adoravam o Senhor, mas também nomeavam qualquer pessoa para lhes servir como sacerdote nos altares idólatras.

2 Reis 17:34 – Até hoje eles continuam em suas antigas práticas. Não adoram o Senhor nem se comprometem com os decretos, com as ordenanças, com as leis e com os mandamentos que o Senhor deu aos descendentes de Jacó, a quem deu o nome de Israel.

2 Reis 17:41 – Mesmo enquanto esses povos adoravam o Senhor, também prestavam culto aos seus ídolos. Até hoje seus filhos e netos continuam a fazer o que seus antepassados faziam.

Jeremias 5:6 – Por isso, um leão da floresta os atacará, um lobo da estepe os arrasará, um leopardo ficará à espreita, nos arredores das suas cidades, para despedaçar qualquer pessoa que delas sair. Porque a rebeldia deles é grande e muitos são os seus desvios.

Jeremias 10:7 – Quem não te temerá, ó rei das nações? Esse temor te é devido. Entre todos os sábios das nações e entre todos os seus reinos não há absolutamente ninguém comparável a ti.

Jeremias 15:3 – “Enviarei quatro tipos de destruidores contra eles”, declara o Senhor: “a espada para matar, os cães para dilacerar, as aves do céu e os animais selvagens para devorar e destruir.

Ezequiel 14:15 – “Ou, se eu enviar animais selvagens para aquela nação e eles a deixarem sem filhos e ela for abandonada de tal forma que ninguém passe por ela, com medo dos animais,

Ezequiel 14:21 – “Pois assim diz o Soberano Senhor: Quanto pior será quando eu enviar contra Jerusalém os meus quatro terríveis juízos: a espada, a fome, os animais selvagens e a peste, para com eles exterminar os seus homens e os seus animais!

Daniel 6:26 – “Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. “Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará.

Jonas 1:9 – Ele respondeu: “Eu sou hebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *