Estudo de Ezequiel 9:8 – Comentado e Explicado

Permanecendo só durante esse massacre, prostrei-me de face contra a terra, e gritei: Ah! Senhor Javé, ides exterminar o que resta de Israel, desencadeando vosso furor contra Jerusalém.
Ezequiel 9:8

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 9: 8 . E enquanto eles estavam matando, e eu fiquei – Tendo, como é de se supor, a marca de preservação fixada em sua testa pelo anjo protetor. Ele parece falar como se pensasse que só ele estava preservado em meio à destruição comum, embora, certamente, todos aqueles que tinham uma marca neles estivessem preservados, assim como ele. Caí de cara no chão e chorei, etc. – Na minha visão, pareceu-me fazer isso, a saber, cair em uma postura de súplica, depreciar a ira de Deus (ver Números 12: 5 ; Números 16: 4 ; Números 16:22 ; Números 16:45 ,) e implorá-lo para não acabar com esses pequenos restos que restaram da nação judaica, sendo Jerusalém quase o único lugar que não estava no poder do inimigo.

Comentário de Adam Clarke

Destruirás todo o resíduo de Israel, sobre o derramamento da tua indignação sobre Jerusalém? Esses destruidores mataram os setenta anciãos, os vinte e cinco adoradores do sol e as mulheres que choravam por Tamuz; e ao ver esse massacre, o profeta caiu em seu rosto e começou a fazer intercessão.

Comentário de John Calvin

O Profeta não preserva tão cuidadosamente a ordem histórica no contexto das palavras. Pois ele diz que os caldeus haviam retornado depois, acrescenta, enquanto atacavam a cidade em que ele caiu sobre seu rosto. Mas sabemos que isso é suficientemente comum entre os hebreus, para relacionar primeiro o que é feito depois. Embora o Profeta pareça ter caído em seu rosto um pouco depois do retorno deles, ou seja, assim que ele percebeu que a cidade estava quase destruída; no entanto, ele diz que, enquanto eles estavam ferindo, ele foi deixado. Eles acham que a palavra é composta de tempos passados ??e futuros, porque não pode haver razão gramatical para que a palavra seja única e única. De fato, a palavra parece composta da primeira e terceira pessoas, como se ele dissesse que foi deixado sozinho quando todo o resto estava perecendo. No entanto, não há ambiguidade no sentido; pois significa que os caldeus os atacaram tanto em toda parte, que não deixaram mais nenhum. Visto que, portanto, eles se enfureceram tão ferozmente contra toda a multidão, o Profeta parecia permanecer sozinho, como se Deus o tivesse arrebatado da terrível queima, pela qual desejava que todo o povo fosse consumido e perecesse. Ora, se alguém objeta que nem todos foram mortos, a resposta é que ocorreu um massacre que quase destruiu o nome do povo; então os sobreviventes eram como os mortos, porque o exílio lhes era pior do que a própria morte. Por fim, devemos observar que a profecia foi estendida até a última penalidade, que finalmente aguarda os ímpios, embora Deus os conivencie por um tempo ou apenas os castigue moderadamente.

Em suma, o massacre da cidade foi mostrado ao Profeta como se todos os cidadãos tivessem perecido completamente. E, assim, Deus desejou mostrar como uma destruição terrível pressionava o povo, e ainda assim ninguém a temia. Agora, quando o Profeta caiu em seu rosto, foi um testemunho da afeição humana, pela qual ele instruiu o povo, embora indigno. Por isso, ele caiu sobre seu rosto como mediador, pois sabemos que quando os fiéis pedem perdão a Deus, eles caem sobre seu rosto. Dizem que eles também derramam suas orações por humildade, porque são indignos de direcionar suas orações e palavras para cima. ( Salmos 102: 1. ) Portanto, Ezequiel mostra que ele intercedeu pela segurança do povo. E verdadeiramente Deus não estava disposto a que seus servos, sob pretexto de zelo, rejeitassem todo senso de humanidade, de modo que o massacre do povo fosse sua brincadeira e piada. Vimos como Jeremias orava ansiosamente pelo povo, de modo que ele finalmente ficou completamente dominado pela dor; pois ele desejava, como vemos no nono capítulo, que seus olhos fluíssem como fontes. ( Jeremias 9: 1. ) Portanto, os Profetas, embora fossem os arautos de Deus para promulgar sua ira, ainda não haviam adiado todo o cuidado e ansiedade; pois quando pareciam hostis às pessoas, tinham pena deles. E para esse fim, Ezequiel caiu de cara diante de Deus. E isso realmente foi uma provação terrível, que ele não disfarçou; pois ele reclama que uma cidade populosa foi destruída, e mulheres e meninos assassinados promiscuamente com homens. Mas ele coloca diante de Deus sua própria aliança, como se dissesse, mesmo que o mundo inteiro perecesse, mas era impossível que Deus perdesse sua própria Igreja, porque havia prometido, que enquanto o sol e a lua brilharem no céu , deve haver uma semente dos piedosos no mundo. “Elas serão minhas testemunhas fiéis no céu”, disse ele. ( Salmos 89:37 .) O sol e a lua permanecem em seu lugar: portanto, Deus parecia ter quebrado sua aliança quando destruiu todo o povo. Esta é a razão pela qual o Profeta está deitado em seu rosto, como se estivesse surpreso, e exclama com veemência: Ai! Ó Senhor Deus, destruirás o restante de Israel derramando tua ira? isto é, enquanto você purifica a sua ira contra Jerusalém – pois essa cidade permaneceu como testemunho da aliança de Deus; pois até agora alguma segurança poderia ser esperada; mas, embora depois de cortada, os fiéis lutaram com essa tentação, mas a disputa foi dura e cansativa; pois ninguém pensou que qualquer memorial da aliança de Deus pudesse florescer quando a cidade fosse extinta. Pois ele havia escolhido seu lugar e habitação, e desejava ser adorado naquele lugar. Visto que, portanto, o Profeta viu a cidade destruída, ele começou a gritar: o que acontecerá com ela! Pois quando derramares a tua ira contra Jerusalém, nada ficará na cidade. Por isso, também será prontamente entendido que a aliança de Deus foi quase obliterada e perdeu todo o seu efeito. Agora segue –

Comentário de E.W. Bullinger

Eu caí no meu rosto. Veja nota em Ezequiel 1:28 .

Ah Figura do discurso Ecphonesis. App-6.

Senhor DEUS . Hebraico. Adonai Jeová . App-4. Veja a nota em Ezequiel 2: 4 .

Referências Cruzadas

Gênesis 18:23 – Abraão aproximou-se dele e disse: “Exterminarás o justo com o ímpio?

Números 14:5 – Então Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, diante de toda a assembléia dos israelitas.

Números 16:4 – Quando ouviu isso, Moisés prostrou-se, rosto em terra.

Números 16:21 – “Afastem-se dessa comunidade para que eu acabe com eles imediatamente”.

Números 16:45 – “Saia do meio dessa comunidade para que eu acabe com eles imediatamente”. Mas eles se prostraram, rosto em terra;

Deuteronômio 9:18 – Depois prostrei-me perante o Senhor outros quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água, por causa do grande pecado que vocês tinham cometido, fazendo o que o Senhor reprova, provocando a ira dele.

Josué 7:6 – Então Josué, com as autoridades de Israel, rasgou as vestes, prostrou-se, rosto em terra, diante da arca do Senhor, cobrindo de terra a cabeça, e ali permaneceu até à tarde.

1 Crônicas 21:16 – Davi olhou para cima e viu o anjo do Senhor entre o céu e a terra, com uma espada na mão erguida sobre Jerusalém. Então Davi e as autoridades de Israel, vestidos de luto, prostraram-se, rosto em terra.

Esdras 9:5 – Então, na hora do sacrifício da tarde, eu saí do meu abatimento, com a túnica e o manto rasgados, e caí de joelhos com as mãos estendidas para o Senhor, para o meu Deus,

Jeremias 4:10 – Então eu disse: “Ah, Soberano Senhor, como enganaste completamente este povo e a Jerusalém dizendo: ‘Vocês terão paz’, quando a espada está em nossa garganta”.

Jeremias 14:13 – Mas eu disse: “Ah, Soberano Senhor, os profetas estão dizendo a eles: ‘Vocês não verão a guerra nem a fome; eu lhes darei prosperidade duradoura neste lugar’ “.

Jeremias 14:19 – Rejeitaste Judá completamente? Desprezaste Sião? Por que nos feriste a ponto de não podermos ser curados? Esperávamos a paz, mas não veio bem algum; esperávamos um tempo de cura, mas há somente terror.

Ezequiel 4:14 – Então eu disse: “Ah! Soberano Senhor! Eu jamais me contaminei. Desde a minha infância até agora, jamais comi qualquer coisa achada morta ou que tivesse sido despedaçada por animais selvagens. Jamais entrou em minha boca qualquer carne impura”.

Ezequiel 11:13 – Ora, enquanto eu estava profetizando, Pelatias, filho de Benaia, morreu. Então prostrei-me, rosto em terra, e clamei em alta voz: “Ah! Soberano Senhor! Destruirás totalmente o remanescente de Israel? “

Amós 7:2 – Depois que eles devoraram todas as plantas dos campos, eu clamei: “SENHOR Soberano, perdoa! Como Jacó poderá sobreviver? Ele é tão pequeno! ”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *