Estudo de Gênesis 22:15 – Comentado e Explicado

Pela segunda vez chamou o anjo do Senhor a Abraão, do céu,
Gênesis 22:15

Comentário de John Calvin

15. E o anjo do Senhor chamou a Abraão . O que Deus havia prometido a Abraão antes do nascimento de Isaque, agora ele novamente confirma e ratifica, depois que Isaque foi restaurado à vida e ressuscitou do altar – como se fosse do sepulcro – para alcançar um triunfo mais completo. O anjo fala na pessoa de Deus; para que, como dissemos antes, a embaixada daqueles que levam seu nome possa ter maior autoridade, por estarem vestidos com sua majestade. Essas duas coisas, no entanto, são consideradas dificilmente consistentes uma com a outra; que o que antes foi prometido gratuitamente, deve ser considerado aqui uma recompensa. Pois sabemos que graça e recompensa são incompatíveis. Agora, porém, uma vez que a bênção prometida na semente contém a esperança da salvação, pode parecer que a vida eterna é dada em troca de boas obras. E os papistas se atrevem a aproveitar isso e passagens semelhantes, a fim de provar que as obras merecem todas as coisas boas que Deus nos confere. Mas eu muito rapidamente respondo esse argumento sutil sobre aqueles que o trazem. Pois se essa promessa era antes gratuita, que agora é atribuída a uma recompensa; parece que tudo o que Deus concede a boas obras deve ser recebido como da graça. certamente, antes de Isaque nascer, essa mesma promessa já havia sido dada; e agora não recebe nada além de confirmação. Se Abraão mereceu uma compensação tão grande, por causa de sua própria virtude, a graça de Deus, que o antecipava, não terá efeito. Portanto, para que a verdade de Deus, fundamentada em sua bondade gratuita, permaneça firme, precisamos concluir, necessariamente, que o que é dado gratuitamente, ainda é chamado de recompensa das obras. Não que Deus oculte a glória de sua bondade, ou a diminua de qualquer forma; mas apenas para que ele possa excitar seu próprio povo pelo amor ao bem-estar, quando percebem que seus atos de dever lhe agradam tanto, a ponto de obter uma recompensa; embora ele não pague nada como dívida, mas concede a seus próprios benefícios o título de recompensa. E nisto não há inconsistência. Pois o Senhor aqui se mostra duplamente liberal; na medida em que ele, desejando nos estimular à vida santa, transfere para nossas obras o que pertence adequadamente à sua pura beneficência. Os papistas, portanto, distorcem injustamente aqueles convites benignos de Deus, pelos quais ele corrige nosso torpor, para um propósito diferente, a fim de que o homem possa arrogar por seus próprios méritos, qual é o mero dom da liberalidade divina.

Comentário de John Wesley

E o anjo do SENHOR chamou a Abraão do céu pela segunda vez:

E o anjo – Cristo.

Chamado a Abraão – Provavelmente enquanto o carneiro ainda estava queimando. Expressões muito altas estão aqui a favor de Deus para Abraão, acima de qualquer pessoa com quem ele ainda tivesse sido abençoado.

Referências Cruzadas

Gênesis 22:11 – Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: “Abraão! Abraão! ” “Eis-me aqui”, respondeu ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *