Estudo de Gênesis 24:9 – Comentado e Explicado

Pôs, então, o servo sua mão debaixo da coxa de Abraão, seu senhor, e fez-lhe o juramento que ele pedia.
Gênesis 24:9

Comentário de Adam Clarke

Colocou a mão sob a coxa de Abraão – Essa forma de palavrões intrigou bastante os comentaristas; mas é inútil detalhar opiniões que eu não acredito em mim mesma, nem gostaria que meus leitores creditassem. Eu acredito que o verdadeiro sentido é dado no Targum de Jonathan ben Uzziel, e isso chamado Jerusalém Targum. No primeiro diz-se: Põe agora a tua mão z????? ????? bigzirath mehulathi , em sectione circumcisionis meoe ; no último ???? ??? ???? techoth yerech keyami , sub femore foederis mei . Quando reunimos as circunstâncias mencionadas neste e no terceiro versículo, descobriremos que elas expressam completamente o antigo método de vincular por juramento em transações que apresentavam tendência religiosa. 1. O rito ou cerimônia usado na ocasião: a pessoa que se atou colocou a mão sob a coxa da pessoa a quem deveria estar ligada; isto é, ele colocou a mão na parte que levava a marca da circuncisão, o sinal da aliança de Deus, que é equivalente a beijarmos o livro, ou colocar a mão no Novo Testamento ou aliança de nosso Senhor Jesus Cristo. 2. A forma do juramento em si: a pessoa fez Jeová, o Deus do céu e o Deus da terra. Três atributos essenciais de Deus são mencionados aqui:

  1. Sua auto-existência e eternidade em nome de Jeová.
  • Seu domínio da glória e bem-aventurança no reino dos céus.
  • Sua providência e generosidade na terra.
  • O significado do juramento parece ser o seguinte: “Como Deus é imutável em sua natureza e propósitos, assim também estarei neste compromisso, sob a penalidade de perder toda expectativa de prosperidade temporal, os benefícios da aliança mística e a glória futura”. . ” Um juramento desse tipo, feito em tal momento e em tal ocasião, nunca pode ser considerado irreligioso ou profano. Jurarás pelo nome dele; reconhecer-te-ei e ligares-te ao Deus verdadeiro, como o justo juiz dos teus motivos e ações, é uma ordem do Altíssimo; e um juramento como o descrito acima é ao mesmo tempo (em uma ocasião) adequado e racional. A pessoa que se liga se propõe a um padrão, o Deus imutável e justo; e como Ele é o vingador do mal e o punidor da falsidade, e tem todo o poder nos céus e na terra, então ele pode punir o perjúrio por privação de bênçãos espirituais e temporais, pela perda de vidas e infligindo a perdição devido a homens ímpios, entre os quais mentirosos e perjurados ocupam o posto mais distinto. Nossas idéias de delicadeza podem se revoltar do rito usado nesta ocasião; mas, quando for considerada a natureza da aliança, da qual a circuncisão era o sinal, perceberemos imediatamente que esse rito não poderia ser usado sem produzir sentimentos de reverência e medo divino, pois a parte contratante deve saber que o Deus dessa aliança era um fogo consumidor.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 24:2 – Disse ele ao servo mais velho de sua casa, que era o responsável por tudo quanto tinha: “Ponha a mão debaixo da minha coxa

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *