Estudo de Gênesis 30:17 – Comentado e Explicado

Deus ouviu Lia, que concebeu e deu à luz um quinto filho a Jacó.
Gênesis 30:17

Comentário de John Calvin

17. E Deus deu ouvidos a Lia . Moisés declara expressamente isso, para que possamos saber com que indulgência Deus lidou com essa família. Pois quem teria pensado que, enquanto Leah estivesse odiando negativamente para a irmã os frutos colhidos pelo filho e comprando, pelo preço desses frutos, uma noite com o marido, haveria lugar para orações? Moisés, portanto, nos ensina que o perdão foi concedido por essas falhas, para provar que o Senhor não deixaria de concluir sua obra, apesar de tanta enfermidade. Mas Leah se vangloria ignorantemente de que seu filho lhe foi dado como recompensa por seu pecado; pois violara a fidelidade do santo casamento, quando apresentou uma nova concubina para se opor à irmã. Na verdade, ela está tão longe da confissão de sua culpa, que proclama seu próprio mérito. Eu admito que havia alguma desculpa para sua conduta; pois ela sugere que não estava tão animada pela luxúria, como pelo amor modesto, porque desejava aumentar sua família e cumprir o dever de uma mãe honrada de uma família. Mas, embora esse pretexto seja ilusório aos olhos dos homens, a profanação do casamento santo não pode ser agradável a Deus. Ela erra, portanto, em aceitar o que não era causa para a causa . E isso é o mais a ser observado; porque é uma falha que prevalece demais no mundo, que os homens considerem os brindes de Deus como sua própria recompensa; sim, mesmo para se gabar de seus desertos, quando são condenados pela palavra de Deus. Em seu sexto filho, ela estima mais pura e corretamente a bondade divina, quando agradece a Deus, que, por sua bondade, seu marido se tornaria mais próximo a ela (versículo 20). Pois embora ele já tivesse morado com ela antes, ainda assim, sendo muito apegado a Rachel, ele estava quase totalmente alienado de Leah. Já foi dito que os filhos nascidos em casamento legal são laços para unir as mentes de seus pais.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 30:17 . Deus deu ouvidos a Lia – E agora ela era abençoada com dois filhos, o primeiro dos quais chamou de Issacar, contratado, considerando-se bem recompensado por suas mandrágoras; não, (que era uma estranha construção da providência), recompensada por dar a empregada ao marido. O outro que ela chamou de Zebulom, morando, possuindo a recompensa de Deus para ela, Deus me dotou. Jacob não a havia dotado quando se casou com ela; mas ela considera um bom dote para uma família de crianças .

Comentário de John Wesley

E Deus deu ouvidos a Lia, e ela concebeu e deu a Jacó o quinto filho.

E Deus deu ouvidos a Lea – Talvez a razão dessa disputa entre as esposas de Jacó por sua companhia e o fato de terem dado a ele suas criadas como esposas fosse o desejo sincero que tiveram de cumprir a promessa feita a Abraão (e agora recentemente renovado a Jacó ) que sua semente deve ser como as estrelas do céu para a multidão, e que, em uma semente dele, o Messias, todas as nações da terra serão abençoadas. Leah, agora com dois filhos, foi abençoada; a primeira que chamou de Issacar, contratada, considerando-se bem recompensada pelas mandrágoras; não, (que é uma estranha construção da providência) recompensada por dar a empregada ao marido. O outro que ela chamou de Zebulom, morando, possuindo a recompensa de Deus para ela, Deus me deu um bom dote. Jacob não a havia dotado quando se casou com ela; mas ela considera uma família de filhos, um bom dote.

Referências Cruzadas

Gênesis 30:6 – Então Raquel disse: “Deus me fez justiça, ouviu o meu clamor e deu-me um filho”. Por isso deu-lhe o nome de Dã.

Gênesis 30:22 – Então Deus lembrou-se de Raquel. Deus ouviu o seu clamor e a tornou fértil.

Exodo 3:7 – Disse o Senhor: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo.

1 Samuel 1:20 – Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: “Eu o pedi ao Senhor”.

1 Samuel 1:26 – e ela lhe disse: “Meu senhor, juro por tua vida que eu sou a mulher que esteve aqui a teu lado, orando ao Senhor.

Lucas 1:13 – Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *