Estudo de Gênesis 4:13 – Comentado e Explicado

Caim disse ao Senhor: "Meu castigo é grande demais para que eu o possa suportar.
Gênesis 4:13

Comentário de Albert Barnes

Minha iniqüidade é mais do que posso suportar. Ter iniqüidade é, na frase hebraica, sofrer o castigo. E a perspectiva disso, como se apresenta aos olhos de Caim, é tão assustadora que ele se retrai como intolerável. Ser expulso da face do solo, habitado pelos outros membros sobreviventes da família humana, para uma região desconhecida e, portanto, terrível; esconder-se da face de Deus, que se manifestou ainda à raça de Adão em sua morada atual; ser um vagabundo e um fugitivo na terra, longe da terra de seu nascimento; e ser susceptível de ser morto em vingança por qualquer um que o encontre – esse é o destino difícil que ele vê diante dele. Já é bastante escuro e, sem dúvida, ainda mais sombrio no exagero que uma consciência acusadora evoca à sua imaginação. A frase “todo mundo que me encontra” implica que a família de Adão se tornara numerosa. Não apenas filhos e filhas, mas seus filhos e netos podem ter crescido quando Caim foi enviado para o exílio. Mas, em seu terror atual, até uma fantasia excitada sugeria um inimigo a todo momento.

Comentário de Adam Clarke

Meu castigo é maior do que eu posso suportar – A margem diz: Minha iniquidade é maior do que pode ser perdoada. As palavras originais, ????? ???? ???? gadol avoni minneso , podem ser traduzidas: Meu crime é grande demais para ser perdoado? palavras que podemos presumir que ele proferiu à beira do desespero negro. É mais provável que ??? avon signifique mais o crime do que a punição; nesse sentido, é usado Levítico 26:41 , Levítico 26:43 ; 1 Samuel 28:10 ; 2 Reis 7: 9 ; e nas ? nasa significa remeter ou perdoar. A leitura marginal deve, portanto, ser preferida à do texto.

Comentário de John Calvin

13. Minha punição é maior, etc. Quase todos os comentadores concordam que esta é a linguagem do desespero; porque Caim, confundido pelo julgamento de Deus, não tinha mais esperança de perdão. E isso, de fato, é verdade, que os réprobos nunca estão conscientes de seus males, até que uma ruína da qual eles não possam escapar os domine; sim, verdadeiramente, quando o pecador, obstinado ao último, zomba da paciência de Deus, esta é a devida recompensa do seu arrependimento tardio de que ele sente um tormento horrível para o qual não há remédio – se, verdadeiramente, aquele cego e atônito o pavor de punições sem ódio ao pecado, ou qualquer desejo de retornar a Deus, pode ser chamado arrependimento; – até Judas confessa seu pecado, mas, tomado pelo medo, voa o mais longe possível da presença de Deus. E é certamente verdade que os réprobos não têm meio; contanto que seja permitido algum relaxamento, eles dormem com segurança; mas quando a ira de Deus os pressiona, eles são mais quebrados do que corrigidos. Portanto, o medo deles os atordoa, para que eles não pensem em nada além de inferno e destruição eterna. No entanto, não duvido que as palavras tenham outro significado. Pois prefiro usar o termo ??? aoon em sua significação adequada; e a palavra nas ? nasa , eu interpreto pela palavra carregar . “Um castigo maior (ele diz) é imposto a mim do que eu posso suportar.” Dessa maneira, Caim, embora não desculpe seu pecado, foi expulso de cada turno; ainda reclama da intolerável severidade de seu julgamento. Assim também os demônios, embora sintam que estão justamente atormentados, ainda não deixam de se enfurecer contra Deus, seu juiz, e de acusá-lo de crueldade. E imediatamente segue a explicação destas palavras: ‘Eis que me expulsaste da face da terra, e estou oculto da tua face’. (248) Em que expressão ele expõe abertamente a Deus, que é tratado com mais dificuldade do que é justo, sem clemência ou moderação. Pois é precisamente como se ele tivesse dito: ‘Se uma habitação segura me é negada no mundo, e você não se importa em cuidar de mim, o que me deixa? Não seria melhor morrer de uma vez do que ficar constantemente exposto a mil mortes? Daí deduzimos que os réprobos, por mais claramente que possam ser condenados, não acabam de invadir; de modo que, por sua impaciência e fúria, agarram-se em ocasiões de disputa; como se pudessem excitar a inimizade contra Deus por causa da gravidade de seus próprios sofrimentos. Essa passagem também ensina claramente qual era a natureza dessa condição errante, ou exílio, que Moisés acabara de mencionar; ou seja, que nenhum canto da terra deveria ser deixado por Deus, no qual ele poderia repousar silenciosamente. Pois, sendo excluído dos direitos comuns da humanidade, para não ser mais considerado entre os legítimos habitantes da terra, ele declara que é expulso da face da terra e, portanto, se tornará um fugitivo, porque a terra negará-lhe uma habitação; portanto, seria necessário que ele ocupasse como ladrão o que não possuía por direito. Estar “escondido da face de Deus” é não ser considerado por Deus, ou não protegido por seu cuidado guardião. Esta confissão também, que Deus extorquiu do assassino ímpio, é uma prova de que não há paz para os homens, a menos que eles concordem com a providência de Deus, e estão convencidos de que suas vidas são o objeto de seus cuidados; é também uma prova de que eles apenas podem desfrutar tranquilamente de alguns dos benefícios de Deus, desde que se considerem colocados no mundo, sob essa condição, de que passam a vida sob seu governo. Quão miserável é a instabilidade dos ímpios, que sabem que Deus não lhes concede um pé de terra!

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 4: 13-14 . Caim disse: Meu castigo (Hebreus, meu pecado ) é maior do que eu posso suportar – o pecado, no entanto, parece ter sido punido, como é Gênesis 4: 7 , e em muitos outros lugares. Pois Caim não era tão sensível ao seu pecado, como aos efeitos miseráveis ??dele, como aparece no versículo seguinte, onde, para justificar sua queixa, ele desce sobre a sentença, observando, primeiro, que ele foi excluído da Bíblia. favor de Deus: que, sendo amaldiçoado, ele foi escondido do rosto de Deus, que é realmente a verdadeira natureza da maldição de Deus, pois eles encontrarão a quem Deus disser: Afasta-te de mim, amaldiçoado. 2d, que ele foi expulso de todos os confortos desta vida; expulso da face da terra e escondido da face de Deus – Afaste-se da igreja e não admita vir com os filhos de Deus para se apresentar diante do Senhor. E, acrescenta ele, todo aquele que me encontrar me matará – Onde quer que ele vá, ele corre o risco de sua vida. Não havia ninguém vivo além de seus parentes próximos, mas mesmo deles, ele tem muito medo, que havia sido tão bárbaro com seu próprio irmão.

Referências Cruzadas

Jó 15:22 – Não tem esperança de escapar das trevas; sente-se destinado ao fio da espada.

Apocalipse 16:9 – Estes foram queimados pelo forte calor e amaldiçoaram o nome de Deus, que tem domínio sobre estas pragas; contudo se recusaram a se arrepender e a glorificá-lo.

Apocalipse 16:11 – e blasfemavam contra o Deus do céu, por causa das suas dores e das suas feridas; contudo, recusaram-se a arrepender-se das obras que haviam praticado.

Apocalipse 16:21 – Caíram sobre os homens, vindas do céu, enormes pedras de granizo, de cerca de trinta e cinco quilos cada; eles blasfemaram contra Deus por causa do granizo, pois a praga fora terrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *