Estudo de Isaías 64:3 – Comentado e Explicado

vendo-vos executar prodígios inesperados dos quais nunca se tinha ouvido falar.
Isaías 64:3

Comentário de Albert Barnes

Quando você fez coisas terríveis – Ao libertar o povo do Egito e conduzi-lo à terra prometida.

O que não procurávamos – O que nunca havíamos testemunhado antes e que não tínhamos o direito de esperar.

Desceu – Como no monte Sinai.

As montanhas caíram – (Veja as notas acima). A referência é às manifestações de fumaça e fogo quando o Senhor desceu ao monte Sinai (ver Êxodo 19:18 ).

Comentário de Joseph Benson

Isaías 64: 3-4 . Quando você fez coisas terríveis – Isso pode estar relacionado ao que ele fez primeiro no Egito e depois no deserto; que não procurávamos – coisas que não poderíamos ter esperado; as montanhas corriam – Veja Êxodo 19:18 ; Deuteronômio 32:22 ; Salmos 18: 7 , com as notas. Mas Lowth propõe outra interpretação, que ele acha que concorda melhor com o que se segue, a saber: Quando você faz coisas terríveis e inesperadas, quando você desce (e interpõe visivelmente a libertação do seu povo), as montanhas derreterão ao seu redor. presença. Pois desde o começo do mundo, & c. – “Os métodos das tuas dispensações, pelas quais cumprirás as tuas promessas feitas ao teu povo, estão além de qualquer coisa que possamos pensar ou conceber.” O bispo Lowth traduz esse versículo, de maneira mais agradável, tanto para o hebraico quanto para o LXX., Assim: Pois “nunca os homens ouviram, nem perceberam, pelo ouvido; nem viu um Deus além de ti, que faz tais coisas por aqueles que confiam nele. ” Alguns dos médicos judeus entenderam essa passagem das bênçãos pertencentes aos dias do Messias; e a eles o apóstolo aplica, 1 Coríntios 2: 9 . Outros o estendem às glórias do mundo vindouro. De ambos, pode-se dizer verdadeiramente que, desde o começo do mundo, os homens não o ouviram nem viram; ou, como acrescenta o apóstolo, por qualquer raciocínio ou concepção de suas próprias mentes, chegue ao pleno conhecimento delas. Ninguém viu ou ouviu, ou pode entender, exceto o próprio Deus; e na medida em que ele tem sido e tem o prazer de revelá-lo por seu Espírito, qual é a provisão que é feita para a felicidade presente e futura das almas santas; ou, como nossa tradução aqui expressa, daqueles que esperam por ele, a saber, no caminho do dever; que sinceramente e sinceramente desejam e vivem na expectativa diária e ardente da salvação que ele lhes prometeu. O apóstolo diz que o ama; mostrar que, como ninguém pode esperar por quem não o ama , todos os que o amam esperam por ele.

Comentário de John Calvin

3. Coisas terríveis que não procuramos. Ele diz que os israelitas viram o que eles não esperavam; pois, embora Deus os tenha avisado e dado a eles a experiência de seu poder de muitas maneiras, ainda assim o espetáculo alarmante do qual ele fala vai muito além de nossos sentidos e da capacidade da mente humana.

Comentário de John Wesley

Quando fizeste coisas terríveis que não procurávamos, desciam, os montes fluíam diante da tua presença.

Coisas terríveis – Isso pode estar relacionado ao que ele fez entre os egípcios, embora não seja registrado e depois no deserto.

Não parecia – Coisas que nunca poderíamos esperar.

Montanhas – Reis, príncipes e potentados, podem ser metaforicamente entendidos por essas montanhas.

Referências Cruzadas

Exodo 34:10 – “Faço com vocês uma aliança”, disse o Senhor. “Diante de todo o seu povo farei maravilhas jamais realizadas na presença de nenhum outro povo do mundo. O povo no meio do qual você habita verá a obra maravilhosa que eu, o Senhor, farei.

Deuteronômio 4:34 – Ou que deus decidiu tirar uma nação do meio de outra para lhe pertencer, com provas, sinais, maravilhas e lutas, com mão poderosa e braço forte, e com feitos temíveis e grandiosos, conforme tudo o que o Senhor fez por vocês no Egito, como vocês viram com os seus próprios olhos?

Deuteronômio 10:21 – Seja ele o motivo do seu louvor, pois ele é o seu Deus, que por vocês fez aquelas grandes e temíveis maravilhas que vocês viram com os próprios olhos.

Juízes 5:4 – “Ó Senhor, quando saíste de Seir, quando marchaste desde os campos de Edom, a terra estremeceu, os céus gotejaram, as nuvens despejaram água!

2 Samuel 7:23 – E quem é como o teu povo Israel, a única nação da terra que tu, ó Deus, resgataste para dela fazeres um povo para ti mesmo, e assim tornaste o teu nome famoso, realizaste grandes e impressionantes maravilhas ao expulsar nações e seus deuses de diante dessa mesma nação que libertaste do Egito?

Salmos 65:6 – Tu que firmaste os montes pela tua força, pelo teu grande poder.

Salmos 66:3 – Digam a Deus: “Quão temíveis são os teus feitos! Tão grande é o teu poder que os teus inimigos rastejam diante de ti!

Salmos 66:5 – Venham e vejam o que Deus tem feito; como são impressionantes as suas obras em favor dos homens!

Salmos 68:8 – a terra tremeu, o céu derramou chuva diante de Deus, o Deus do Sinai, diante de Deus, o Deus de Israel.

Salmos 76:12 – Ele tira o ânimo dos governantes e é temido pelos reis da terra.

Salmos 105:27 – por meio dos quais realizou os seus sinais miraculosos e as suas maravilhas na terra de Cam.

Salmos 106:22 – maravilhas na terra de Cam e feitos temíveis junto ao mar Vermelho.

Isaías 64:1 – Ah, se rompesses os céus e descesses! Os montes tremeriam diante de ti!

Habacuque 3:3 – Deus veio de Temã, o Santo veio do monte Parã. Pausa Sua glória cobriu os céus e seu louvor encheu a terra.

Habacuque 3:6 – Ele parou, e a terra tremeu; olhou, e fez estremecer as nações. Montes antigos se desmancharam; colinas antiqüíssimas se desfizeram. Os caminhos dele são eternos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *