Estudo de Jeremias 10:24 – Comentado e Explicado

Castigai-nos, Senhor, mas com eqüidade, e não com furor, para que não sejamos reduzidos ao nada.
Jeremias 10:24

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 10:24 . Ó Senhor, corrija-me – não deprecio inteiramente todo o castigo; Sei que merecemos correção e estou disposto a aceitá-la; convencido de que é necessário para nossa purificação e alteração; mas seja com julgamento – isto é, em medida, com moderação e sabedoria; não mais do que o necessário; não na tua ira – Quão severa seja a correção, venha do teu amor e seja projetada para o nosso bem, e feita para trabalhar para o bem; não para nos levar a nada, mas para nos levar a si mesmo. Não seja conforme o deserto dos nossos pecados, mas conforme os desígnios da tua graça. Blaney observa justamente aqui que a palavra ?????? , julgamento traduzido , “significa propriamente, esse julgamento calmo e desapaixonado, que se opõe aos sallies apressados ??da raiva e da vingança furiosa. E, embora este último não possa realmente existir em Deus, às vezes, porém, é atribuído nominalmente a ele, sempre que os efeitos de seu descontentamento são tão violentos que impedem nada menos que a ruína total; embora tal processo possa ser justificável segundo os princípios mais sólidos da razão e da eqüidade. Como, portanto, punir com raiva, implica um rigor e severidade implacáveis; portanto, para corrigir com julgamento, admite o uso de moderação que seja consistente com a segurança pessoal do pecador, enquanto promove sua reforma. ”

Comentário de Adam Clarke

Corrija-me, mas com julgamento – Que a punição não chegue ao extremo do demérito da ofensa; caso contrário, seremos levados a nada – total e irrecuperavelmente arruinado.

Comentário de John Calvin

O Profeta novamente reprova e condena indiretamente o estupor do povo, porque viu que todas as suas ameaças eram desprezadas. Eles foram de fato punidos com frequência e pensaram que haviam escapado; e embora uma extrema calamidade estivesse se aproximando, eles ainda supunham que Deus estava longe deles; e assim eles estimavam seus próprios delírios. Portanto, somente o Profeta personifica o povo inteiro e empreende uma lamentação comum e pública. Castigue-me, Jeová, ele diz, mas, em julgamento, o Profeta sem dúvida não está aqui solícito apenas sobre sua própria segurança, nem defende sua causa particular, mas suplica a todo o povo.

Mas por que ele fala sozinho? Porque ele personificou, como eu já disse, toda a comunidade e, portanto, os reprovou por sua insensibilidade, porque eles não estavam mais atentos ao julgamento que se aproximava de Deus. Em suma, o Profeta aqui ensina a eles como todos devem ter se sentido, se não estavam totalmente cegos e, por assim dizer, entregues a uma mente reprovada; e, assim, ele mostra que a única coisa que restava para eles era pedir perdão a Deus e que eles não devessem recusar totalmente todo o castigo, mas suplicar o perdão apenas em parte, mesmo que Deus não exercesse tanta severidade por completo. consumi-los. Dessa maneira, ele mostra quão atrozes foram os pecados do povo; pois eles não eram simples e sem reservas pedir a Deus que os perdoasse, mas apenas para moderar sua vingança. Quando alguém peca levianamente, pode fugir para a misericórdia de Deus e dizer: “Senhor, perdoe-me!” mas aqueles que acumularam males sobre males, e depois de terem sido avisados ??com frequência, não se arrependeram, como se procurassem propositadamente armar Deus contra si mesmos e para sua própria ruína – podem procurar isenção total de toda punição? Isso não seria satisfatório nem razoável.

O Profeta então mostra brevemente aqui que os judeus haviam avançado até o momento na maldade que Deus não os perdoaria completamente, e que eles não deveriam pedir perdão sem nenhum castigo, mas apenas pedir a Deus, como eu disse, para moderar a severidade dele. Davi fez a mesma coisa, apesar de defender apenas sua própria causa, e não a do povo. Ele depreciou a ira e a indignação de Deus; ele procurou não ser tão perdoado a ponto de não sentir castigo; mas, como temia a ira de Deus, desejava que isso fosse evitado. E, portanto, em outro lugar, ele agradece a Deus por ter sido levemente ferido por sua mão,

“Castigando, o Senhor me castigou,
mas me condenou à morte. “ ( Salmos 118: 18 )

Mas isso deve ser especialmente observado nas palavras de Jeremias: o povo não deveria pedir perdão, a menos que se submetesse ao castigo de Deus, pois eles haviam cometido um pecado grave e perverso.

Portanto, podemos também reunir uma verdade geral: o verdadeiro caráter e natureza do arrependimento é submeter-se ao julgamento de Deus e sofrer com uma mente resignada seu castigo, desde que seja paterno. Pois quando Deus lida conosco de acordo com rigorosa justiça, toda esperança de salvação é extinta, de modo que não é possível que nos arrependamos de coração. Vamos então saber que isso é necessário no arrependimento – que aquele que ofendeu a Deus deve se apresentar de boa vontade e por sua própria vontade perante seu tribunal e suportar seu castigo. Para aqueles que são tão delicados e ternos, que não podem suportar nenhum de seus flagelos, ainda parecem refratários e rebeldes. Onde quer que haja, então, o verdadeiro sentimento de penitência, há essa submissão relacionada a ele – que Deus deve castigar quem ofendeu. Mas é necessária uma moderação, de acordo com a promessa,

“Eu os castigarei, mas com a mão do homem; por minha misericórdia não tirarei deles. ( 2 Samuel 7:14 ;
Salmos 89:33 )

Essa foi a promessa de Deus a Salomão; mas sabemos que pertence a todos os membros de Cristo. Embora Deus castigue indiscriminadamente os pecados do mundo inteiro, ainda há uma grande diferença entre os eleitos e os réprobos, pois Deus concede esse privilégio aos seus eleitos – que ele os castiga paternamente como seus filhos, enquanto lida com os réprobos. como juiz severo, para que todos os castigos que suportam sejam fatais, pois não podem ver nada além da ira de Deus em seus julgamentos. Os eleitos também têm sempre um motivo de consolo, pois sabem que Deus é seu Pai; e, embora possam, a princípio, evitar sua ira, e sendo feridos de terror, busquem alguns esconderijos; contudo, depois de provar sua bondade e misericórdia, sentem coragem; e, portanto, seus castigos, embora muito mais severos do que os sofridos pelos réprobos, ainda não são fatais para eles, pois Deus os transforma em remédios. Agora, agora, vemos qual é a utilidade e o benefício do que o Profeta ensina, quando ele diz: ” Castigue-me, Jeová, mas apenas no julgamento”

O julgamento deve ser tomado aqui por moderação. A palavra meshepheth tem realmente vários significados: mas deve ser considerada aqui como significando uma porção medida; não que Deus exceda os limites devidos ao infligir punição, mas porque os homens desmaiam quando ele exerce rigor, como então não lhes parece haver esperança de perdão. Quando Deus, portanto, executa apenas o ofício de juiz, os homens devem necessariamente desmaiar por completo: então Jeremias quer dizer que não haveria medições, isto é, que o julgamento de Deus não seria suportável, a menos que ele negociasse misericordiosamente com ele. (27) Também se põe em oposição a essa outra cláusula, não em fúria ou em ira. Aqui, então, a falta de moderação ou excesso não se opõe a uma proporção medida, mas à ira de Deus. Também sabemos que nenhuma paixão pertence a Deus; mas, quando a ira ou o rigor de Deus aparecer, os homens devem não apenas estar apavorados, mas também reduzidos a nada: e ainda assim, em muitos lugares, lemos que ‘Deus está zangado com seus eleitos e com toda a Igreja: mas isso deve ser referido à aparência externa; pois é certo que os castigos com os quais Deus visita seus próprios filhos são evidências de seu amor paterno, pois assim promove a salvação deles. Por isso, o apóstolo diz que eles são bastardos a quem Deus não favorece com nenhuma correção. ( Hebreus 12: 8. ) Mas, no entanto, quanto à aparência exterior, os castigos que Deus inflige a seus eleitos não diferem nada daqueles pelos quais ele manifesta sua ira e que executa nos réprobos. Portanto, é por meio de um tipo de impropriedade na linguagem que as punições sempre são consideradas evidências e sinais da ira de Deus, e que se diz que Deus está zangado com sua Igreja. Mas o Profeta fala aqui estritamente correto quando coloca a ira de Deus em oposição ao seu julgamento. isto é, com a moderação que ele exerce em relação aos eleitos, quando ele retém sua mão, o que de outra forma os dominaria em um instante.

Por isso ele se une, para que não os diminua. Diminuindo ele significa destruição: como em muitos outros lugares. Não poderia ser de outro modo que Deus nos diminuísse, se Ele apenas nos tocasse com a ponta do dedo, pois sabemos quão terrível é o seu poder: nem há necessidade dele trovejar do céu, mas somente ele mostrar um semblante irado, tudo acabaria conosco. Mas o Profeta leva aqui a diminuição para demolição. Vemos, portanto, que ele submete a si mesmo e a todo o povo ao castigo de Deus ainda por procurar moderação; pois, caso contrário, o rigor de Deus teria consumido todos eles, do menor ao maior, conforme também diz Isaías,

“Eu te experimentei, mas não como ouro e prata, pois terias sido consumidos.” ( Isaías 48:10 )

Deus então lida com pecadores infelizes, que considera o que eles podem suportar, e não o que eles merecem. Isto é simplesmente o que o Profeta quer dizer. 28)

Mas podemos, portanto, aprender que não há ninguém que possa suportar o rigoroso rigor de Deus; e que, portanto, nosso único asilo é sua misericórdia; não que ele possa nos perdoar completamente: pois é bom sermos castigados por sua mão; mas que ele possa nos castigar de acordo com sua bondade paterna. Segue-se –

Castiga-me, Jeová, mas com moderação; Não na tua ira, para que não me deprecias;

ou

me torne pequeno.

Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

com = in.

Comentário de John Wesley

SENHOR, corrija-me, mas com juízo; não na tua ira, para que não me leves a nada.

Corrija-me – Vendo que você vai nos punir, deixe que seja apenas uma correção, não uma destruição. Deixe estar na medida; no meio do julgamento, lembre-se da misericórdia.

Raiva – Se você não soltar sua fúria sobre mim, você me consumiria totalmente.

Referências Cruzadas

Jó 6:18 – As caravanas se desviam de suas rotas; sobem para lugares desertos e perecem.

Salmos 6:1 – Senhor, não me castigues na tua ira nem me disciplines no teu furor.

Salmos 38:1 – Senhor, não me repreendas no teu furor nem me disciplines na tua ira.

Isaías 40:23 – Ele aniquila os príncipes e reduz a nada os juízes deste mundo.

Isaías 41:11 – “Todos os que o odeiam certamente serão humilhados e constrangidos; aqueles que se opõem a você serão como nada e perecerão.

Jeremias 30:11 – Porque eu estou com você e o salvarei’, diz o Senhor. ‘Destruirei completamente todas as nações entre as quais eu o dispersei; mas a você não destruirei completamente. Eu o disciplinarei, como você merece. Não o deixarei impune. ’

Habacuque 3:2 – Senhor, ouvi falar da tua fama; temo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *