Estudo de Jeremias 11:18 – Comentado e Explicado

Instruído pelo Senhor, eu o desvendei. Vós me fizestes conhecer seus intentos.
Jeremias 11:18

Comentário de Albert Barnes

Em vez disso, “me deu conhecimento e eu sabia”. Jeremias mostra Jeremias 11: 18-23 , que a conspiração geral do povo contra Yahweh e a conspiração especial contra si mesmo lhe foram reveladas por Deus.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 11: 18-19 . O Senhor me deu conhecimento é geralmente aceito pelos comentaristas que Jeremias aqui fala de seus próprios sofrimentos como figurativos dos do Messias. Todas as igrejas concordam, diz São Jerônimo, que essas palavras e as seguintes respeitam Jesus Cristo e sua paixão. Foi contra a vida dele que eles formaram seus desígnios: ele era o verdadeiro cordeiro, manso e inocente; ele foi quem foi preso à cruz. Jeremias é aqui uma figura do divino Salvador; aqui ele sofre por seus irmãos e representa em sua pessoa o original divino, que era um homem de luto, e provado por todo tipo de aflição. A Vulgata, Bochart e Houbigant leram a primeira cláusula do versículo 19, mas eu era como um cordeiro gentil, que é levado ao matadouro, etc. Em vez de, vamos destruir a árvore, etc. Houbigant lê, e quase de acordo com a Vulgata, vamos infectar sua comida com madeira envenenada. “Vamos colocar um pouco de madeira mortal e venenosa no que ele come.”

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 11: 18-19 . E o Senhor me deu conhecimento disso, etc. – Isso se refere aos desígnios ruins que os homens de Anatote haviam planejado contra o profeta, que ele aqui diz que Deus havia revelado a ele. Veja os seguintes versículos. Mas eu era como um cordeiro ou um boi, etc. – Um discurso proverbial, expressando uma falsa segurança ou insensibilidade ao perigo. O Dr. Waterland, de acordo com a Vulgata, Bochart e Houbigant, lê esta cláusula: Mas eu era como um gentil cordeiro; e Blaney, pois eu era como um cordeiro manso que é levado ao matadouro. Mas Lowth justamente observa, podemos muito bem admitir a tradução comum. Pois a palavra ???? Š aqui usada, certamente significa freqüentemente um boi, e a partícula disjuntiva, fornecida por ou, é em outros lugares frequentemente entendida, embora não seja expressa. O significado aqui é que o profeta teria um destino semelhante ao de um cordeiro ou boi abatido, se Deus não tivesse revelado a ele os desígnios de seus inimigos. Muitos comentaristas supõem que Jeremias aqui fala de seus próprios sofrimentos como figurativos dos do Messias. “Todas as igrejas concordam”, diz São Jerônimo, “que estas e as seguintes palavras respeitam Jesus Cristo e sua paixão. Foi contra a vida dele que eles formaram seus desígnios: ele era o verdadeiro cordeiro, manso e inocente. Jeremias é aqui uma figura do divino Salvador; aqui, ele sofre de seus irmãos e representa, em sua pessoa, aquele que era um homem de pesar e provado por todo tipo de aflição. ”

Vamos destruir a árvore com o seu fruto – não apenas ponhamos fim à sua profecia, mas à sua vida. O hebraico é literalmente: vamos destruir a árvore (ou o tronco ) com seu pão; e o pão, deve-se observar, às vezes é usado para o milho do qual o pão é feito, como Jeremias 5:17 . O significado então é: vamos destruir o profeta e sua doutrina. Não temos outra menção a essa conspiração, mas aqui. É, no entanto, muito claro, tanto deste versículo quanto do que se segue, que os homens de Anatote (que era a cidade de Jeremias) ficaram ofendidos por profetizar e conspiraram para matá-lo.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor me deu conhecimento disso – Os homens de Anatote haviam conspirado contra sua vida, porque os reprovou por seus pecados e denunciou os julgamentos de Deus contra eles. Disso Deus lhe deu um aviso secreto, para que ele estivesse em guarda.

Comentário de John Calvin

Sabemos que todos eles eram muito maus; e apesar de terem se provado culpados, ainda não estavam dispostos a ceder, a reconhecer e confessar sua culpa; mas eles se enfureceram contra Deus e se levantaram contra os profetas. E, como ousaram não vomitar suas blasfêmias contra Deus, atacaram seus servos e desejaram parecer que a disputa deles estava com eles. E este não é o vício apenas de uma era, mas achamos que prevalece hoje; pois quando reprovamos corajosamente os vícios ocultos, imediatamente o profano clama e diz: “O que! estes divinos; mas quem lhes deu essas coisas? Eles têm este oráculo do céu? Como se, de fato, nem a palavra de Deus nem o seu Espírito pudessem mostrar seu poder, exceto quando as crianças se tornarem juízes! Mas os ímpios se levantam contra os servos de Deus para esse fim, para que possam impunemente fazer isso e aquilo, e tudo, exceto o que os possa levar a um tribunal terrestre, e serem provados por claras e muitas evidências.

Por essa razão, o Profeta diz que isso lhe deu a conhecer os vícios de sua própria nação; como se ele tivesse dito: “Vejo que você estará pronto para levantar uma objeção, pois não se orgulha de resistir a todas as reprovações e ameaças, como se contendesse apenas com homens; mas agora testifico de antemão que não trago nada de mim mesmo, nem divino de mim mesmo o que qualquer um de vocês pensa: mas saiba que Deus, que conhece o coração, me comprometeu meu cargo. Ele então me designou para ser o arauto de sua vingança, ele me designou como um arauto para denunciar a guerra contra você. Portanto, não venho nem ajo em meu próprio nome: não há, portanto, motivo para você se iludir, de acordo com sua maneira habitual, como se eu o tivesse reprovado presunçosamente, quando seus vícios ainda estão ocultos, sendo peculiar a Deus saber o que está escondido no coração dos homens. Os recessos do coração são realmente intrincados, e grandes trevas estão dentro; mas Deus vê mais ternamente que os homens. Cessa, então, de fazer essa objeção que tendes a levantar contra mim, de que sou presunçoso em trazer à luz o que se esconde nas trevas, pois Deus me designou para trazer esses mandamentos para você: como ele conhece o coração, e como nada lhe escapa e, à medida que ele penetra em nossos pensamentos e sentimentos, ele também desenhou com sua palavra que colocou na minha boca para tornar público o que você acha que está oculto. ”

Agora vemos o desígnio do Profeta: mas alguns têm uma visão diferente, que Deus havia dado a conhecer a seu servo Jeremias a conspiração ímpia da qual ele depois fala e, assim, conectam os dois versículos. Mas não duvido que o Profeta pretendesse aqui mostrar qual e quanto peso pertencia à sua doutrina, cujo crédito e autoridade os judeus pensavam em prejudicar alegando que ele, um homem mortal, assumiu demais e anunciou adivinhações incertas. . Por isso, para repelir tais calúnias, ele desejou testemunhar que as ameaçava de forma não negligenciável, nem falou o que supôs ou conjeturou quando expôs seus pecados, mas que apenas declarou fé. – completamente o que havia sido ordenado por Deus e revelado também pelo Espírito Santo. É isso que se entende. (48) Em seguida, segue –

Quando Jeová me fez saber, para que eu soubesse essas coisas; Então você me mostrou o que fizeram.

Ou seja, quando Jeová fez saber a ele o que havia relatado anteriormente, ele também lhe mostrou os feitos ou os propósitos dos homens de Anatote, dos quais ele mais tarde menciona mais particularmente. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

deu = deu. Jeremias é um tipo de Messias. Veja App-85.

saber = sabia.

Comentário de John Wesley

E o Senhor me deu conhecimento disso, e eu sei; então me mostrou seus feitos.

Tu me mostraste – Isto pode ser entendido com relação à conspiração mencionada nos versículos seguintes.

Referências Cruzadas

1 Samuel 23:11 – Será que os cidadãos de Queila me entregarão a ele? Saul virá de fato, conforme teu servo ouviu? Ó Senhor, Deus de Israel, responde”. E o Senhor disse: “Ele virá”.

2 Reis 6:9 – Mas o homem de Deus mandava uma mensagem ao rei de Israel: “Evite passar por tal lugar, pois os arameus estão descendo para lá”.

2 Reis 6:14 – ele enviou para lá uma grande tropa com cavalos e carros de guerra. Eles chegaram de noite e cercaram a cidade.

Jeremias 11:19 – Eu era como um cordeiro manso levado ao matadouro; não tinha percebido que tramavam contra mim, dizendo: “Destruamos a árvore e a sua seiva, vamos cortá-lo da terra dos viventes para que o seu nome não seja mais lembrado”.

Ezequiel 8:6 – E ele me disse: “Filho do homem, vê você o que estão fazendo? As grandes práticas repugnantes da nação de Israel, coisas que me levarão para longe do meu santuário? Mas você verá práticas ainda piores que estas”.

Mateus 21:3 – Se alguém lhes perguntar algo, digam-lhe que o Senhor precisa deles e logo os enviará de volta”.

Romanos 3:7 – Alguém pode alegar ainda: “Se a minha mentira ressalta a veracidade de Deus, aumentando assim a sua glória, por que sou condenado como pecador? “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *