Estudo de Jeremias 23:15 – Comentado e Explicado

Por isso, eis o oráculo do Senhor dos exércitos, contra os profetas: vou nutri-los com absinto, e dar-lhes de beber águas contaminadas. Porquanto, é pela atitude dos profetas de Jerusalém que a impiedade invadiu a terra.
Jeremias 23:15

Comentário de Albert Barnes

Profanidade – Profanação.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 23:15 . Portanto, assim diz o Senhor a respeito dos profetas : Os sacerdotes também e todos os guias eclesiásticos estão incluídos. Eis que os alimentarei com absinto – os afligirei com a maioria das calamidades amargas. Pois dos profetas de Jerusalém a profanação se manifestou – Ou hipocrisia, que parece ser o significado de ? , a palavra aqui usada. Certamente, esse era um vício ao qual eles geralmente eram viciados. Esses falsos profetas afetados eram considerados piedosos, enquanto se entregavam a vários atos de maldade; e como isso não podia ser totalmente oculto, o povo tomou exemplo deles e se entregou ao vício, enquanto vestiam a roupa da piedade. A nação judaica continuou muito nesse hábito até os tempos de Cristo, como é suficientemente evidente pelo que é dito dos fariseus no Novo Testamento.

Comentário de John Calvin

Este versículo é dirigido aos profetas do reino de Judá, conforme aprendemos com sua conclusão; e, assim, a exposição que apresentei é confirmada, mesmo assim, que Deus atenua a falta de outros profetas, ao falar dos profetas de Jerusalém, que se vangloriavam de maior santidade. Mas ele declara que eles teriam veneno para carne e fel para beber; como se ele tivesse dito: “Eu os perseguirei com todo tipo de punição”. Ele expressa evidentemente a mesma coisa a que me referi anteriormente, que a mesa deles se tornaria uma armadilha para eles. ( Salmos 69:22 .) Os ímpios, de fato, sempre pensam que podem, por suas artes, escapar; Deus, por outro lado, declara que, embora eles possam ter uma mesa preparada, eles ainda não encontrariam nada nela, a não ser veneno para carne e fel para bebida. Pois, quanto aos filhos de Deus e servos fiéis, os males são transformados em seu benefício; para os ímpios e seus ímpios desprezadores, todas as coisas devem necessariamente resultar em sua ruína, até carne e bebida, e seu curso de vida, e em uma palavra tudo.

A causa segue: Pois a impiedade (94) se espalhou por toda a terra pelos profetas de Jerusalém. Pelas palavras, ele declara que eles foram os autores de todos os males, para que, em comparação com eles, os profetas de Samaria pudessem ser considerados em uma maneira justa. Mas não há dúvida de que esta declaração foi considerada muito severa; contudo, vemos com que necessidade Jeremias foi forçado a falar assim; pois a lâmpada de Deus ainda estava em Jerusalém, conforme é dito em muitas passagens, nem a luz da sã doutrina foi totalmente apagada. Eles professaram que continuaram a obedecer à lei; e, ao mesmo tempo, eram muito piores que outros, pois não apenas a adoração a Deus no templo e na cidade estava corrompida, mas adultérios, fraudes, saques e todo tipo de maldade prevaleciam em toda parte. Ele adiciona –

Comentário de E.W. Bullinger

o SENHOR dos Exércitos = Jeová Zebaiote. Veja nota em Jeremias 6: 6 e 1 Samuel 1: 3 .

Referências Cruzadas

Salmos 69:21 – Puseram fel na minha comida e para matar-me a sede deram-me vinagre.

Jeremias 8:14 – “Por que estamos sentados aqui? Reúnam-se! Fujamos para as cidades fortificadas e pereçamos ali! Pois o Senhor, o nosso Deus, condenou-nos a perecer e nos deu água envenenada para beber, porque temos pecado contra ele.

Jeremias 9:15 – Por isso, assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Vejam! Farei este povo comer comida amarga e beber água envenenada.

Lamentações 3:5 – Ele me sitiou e me cercou de amargura e de pesar.

Lamentações 3:15 – Fez-me comer ervas amargas e fartou-me de fel.

Lamentações 3:19 – Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar.

Mateus 27:34 – e lhe deram para beber vinho misturado com fel; mas, depois de prová-lo, recusou-se a beber.

Apocalipse 8:11 – o nome da estrela é Absinto. Tornou-se amargo um terço das águas, e muitos morreram pela ação das águas que se tornaram amargas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *