Estudo de Jeremias 26:9 – Comentado e Explicado

Por que proferes, em nome do Senhor, este oráculo: a este templo: o mesmo acontecerá que a Silo e se transformará em deserto sem habitantes esta cidade? Ajuntou-se então a multidão no templo em torno de Jeremias.
Jeremias 26:9

Comentário de Albert Barnes

A acusação contra Jeremias foi profetizar falsamente, cuja pena foi a morte Deuteronômio 18:20 . Eles assumiram que era absolutamente impossível que Jerusalém pudesse se tornar como Siló.

Contra Jeremias – até Jeremias. Eles constituíam regularmente uma congregação para participar de seu julgamento.

Comentário de John Calvin

Aqui se acrescenta a causa da condenação de Jeremias, que ele ousara ameaçar com tanta severidade a cidade santa e o templo. Eles não perguntaram se Deus havia ordenado que isso fosse feito, se ele tinha algum motivo justo para fazê-lo; mas eles aceitaram esse princípio como garantido, que o mal foi feito a Deus quando algo foi alegado contra a dignidade do templo, e também que a cidade era sagrada e, portanto, nada poderia ser dito contra isso sem derrogar muitas e peculiares promessas de Deus , desde que ele havia testemunhado que seria sempre seguro, porque ele habitava no meio dela. Portanto, vemos com que razão e sob que pretensão os sacerdotes e os profetas condenaram Jeremias.

E, dizendo, em nome de Jeová, sem dúvida o acusaram de trapaça ou de falso pretendente, porque ele havia dito que isso havia sido ordenado por Deus, pois consideravam tal coisa impossível e absurda. Deus prometeu que Jerusalém seria sua habitação perpétua; as palavras de Jeremias foram: “Farei desta cidade como Siló.” Deus parecia aparentemente inconsistente consigo mesmo: “Este é o meu descanso para sempre”, “este será um deserto”. Vemos, portanto, que os sacerdotes e os profetas não estavam sem algum pretexto ilusório para condenar Jeremias. Portanto, há algum peso no que eles disseram: “Não tornas Deus contrário a si mesmo? porque o que tu denuncias em seu nome entra em conflito aberta e diretamente com suas promessas; mas Deus é sempre consistente consigo mesmo; tu és, portanto, um trapaceiro e um mentiroso, e, portanto, um dos falsos profetas, a quem Deus não sofre em sua Igreja. ” E, no entanto, o que eles vangloriavam era totalmente frívolo; pois Deus não havia prometido que o templo deveria ser perpétuo, a fim de dar licença ao povo para se entregar a todo tipo de maldade. Não era então o propósito de Deus ligar-se a homens ímpios, para que eles expusessem seu nome a uma reprovação aberta. É, portanto, evidente que os profetas e sacerdotes apenas desmembraram, quando deram como certo o que deveria ser entendido condicionalmente, isto é, se o adoraram com sinceridade, como ele havia ordenado. Pois não era correto separar duas coisas que Deus havia conectado; ele exigia piedade e obediência do povo, e também prometeu que seria o guardião da cidade e que o templo estaria seguro sob sua proteção. Mas os judeus, não tendo fé nem arrependimento, vangloriam-se do que foi dito sobre o templo; não, eles se gabavam, como vimos em outros lugares, e falavam coisas falsas; e, portanto, o Profeta zombou deles repetindo três vezes,

“O templo de Jeová, o templo de Jeová, o templo de Jeová” ( Jeremias 7: 4 )

como se ele tivesse dito: – “Esta é a sua conversa boba, você sempre clama orgulhosamente: ‘O Templo de Deus;’ mas tudo isso não servirá para nada. ”

Segue-se, então, que o povo estava reunido. Aqui Jeremias passa para outra parte da narrativa, pois ele lembrou aos príncipes e aos conselheiros do rei que eles não eram, sem razão, despertados para irem ao templo. (163)

Se a disputa tivesse sido entre poucos, ou Jeremias teria sido morto, ou de alguma forma interceptado, ou poderia ter sido que os príncipes teriam contornado o rei e seus conselheiros, e assim o homem santo teria sido esmagado em particular. Mas aqui ele introduziu estas palavras, que todo o povo estava reunido contra ele. Por isso, o relatório chegou à corte do rei; e assim os príncipes e conselheiros foram ordenados a vir. Em resumo, Jeremias mostra a razão pela qual os príncipes vieram ao templo; foi porque a cidade estava em todos os lugares em uma comoção, quando o relatório se espalhou que algo novo e intolerável havia sido anunciado. O rei, portanto, não podia negligenciar essa comoção; pois é perigoso permitir que um tumulto popular prevaleça. E, portanto, Jeremias acrescenta:

10. Enquanto todo o povo estava reunido contra Jeremias na casa de Jeová, os príncipes de Judá ouviram essas coisas e subiram da casa do rei à casa de Jeová, etc.

Este parece ser o começo de outra seção. O repetido frequentemente deve ser assim traduzido, enquanto ou quando, e então; e, de fato, em nossa linguagem, às vezes pode ser omitido. Se aqui fosse renderizado e, nos dois casos, o significado fosse o mesmo, apenas a conexão pareceria mais evidente quando renderizada como acima; o relatório do povo reunido contra Jeremias chegou aos príncipes – Ed

Comentário de E.W. Bullinger

todos. Colocado pela figura do discurso Synecdoche (do gênero), para a maioria das pessoas.

Referências Cruzadas

2 Crônicas 25:16 – Enquanto ele ainda falava, o rei o interrompeu: “Por acaso nós o nomeamos conselheiro do rei? Pare! Por que você quer ser morto? ” O profeta parou, mas disse: “Sei que Deus decidiu destruí-lo, porque você fez tudo isso e não deu atenção ao meu conselho”.

Isaías 29:21 – os quais com uma palavra tornam réu o inocente, no tribunal trapaceiam contra o defensor e com testemunho falso impedem que se faça justiça ao inocente.

Isaías 30:9 – Esse povo é rebelde; são filhos mentirosos, filhos que não querem saber da instrução do Senhor.

Amós 5:10 – vocês odeiam aquele que defende a justiça no tribunal e detestam aquele que conta a verdade.

Amós 7:10 – Então o sacerdote de Betel, Amazias, enviou esta mensagem a Jeroboão, rei de Israel: “Amós está tramando uma conspiração contra ti no centro de Israel. A nação não suportará as suas palavras.

Miquéias 2:6 – “Não preguem”, dizem os seus profetas. “Não preguem acerca dessas coisas; a desgraça não nos alcançará”. Ó descendência de Jacó,

Mateus 21:23 – Jesus entrou no templo e, enquanto ensinava, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos do povo e perguntaram: “Com que autoridade estás fazendo estas coisas? E quem te deu tal autoridade? “

Mateus 27:20 – Mas os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos convenceram a multidão a que pedisse Barrabás e mandasse executar a Jesus.

Marcos 15:11 – Mas os chefes dos sacerdotes incitaram a multidão a pedir que Pilatos, ao contrário, soltasse Barrabás.

João 8:20 – Ele proferiu essas palavras enquanto ensinava no templo, perto do lugar onde se colocavam as ofertas. No entanto, ninguém o prendeu, porque a sua hora ainda não havia chegado.

João 8:59 – Então eles apanharam pedras para apedrejá-lo, mas Jesus escondeu-se e saiu do templo.

Atos dos Apóstolos 4:17 – Todavia, para impedir que isso se espalhe ainda mais entre o povo, precisamos adverti-los de que não falem mais com ninguém sobre esse nome”.

Atos dos Apóstolos 5:28 – que lhes disse: “Demos ordens expressas a vocês para que não ensinassem neste nome. Todavia, vocês encheram Jerusalém com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue desse homem”.

Atos dos Apóstolos 6:14 – Pois o ouvimos dizer que esse Jesus, o Nazareno, destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos legou”.

Atos dos Apóstolos 13:50 – Mas os judeus incitaram as mulheres piedosas de elevada posição e os principais da cidade. E, provocando perseguição contra Paulo e Barnabé, os expulsaram do seu território.

Atos dos Apóstolos 16:19 – Percebendo que a sua esperança de lucro tinha se acabado, os donos da escrava agarraram Paulo e Silas e os arrastaram para a praça principal, diante das autoridades.

Atos dos Apóstolos 17:5 – Mas os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na cidade. Invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, a fim de trazê-los para o meio da multidão.

Atos dos Apóstolos 19:24 – Um ourives chamado Demétrio, que fazia miniaturas de prata do templo de Ártemis e que dava muito lucro aos artífices,

Atos dos Apóstolos 21:30 – Toda a cidade ficou alvoroçada, e juntou-se uma multidão. Agarrando Paulo, arrastaram-no para fora do templo, e imediatamente as portas foram fechadas.

Atos dos Apóstolos 22:22 – A multidão ouvia Paulo até que ele disse isso. Então todos levantaram a voz e gritaram: “Tira esse homem da face da terra! Ele não merece viver! “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *