Estudo de Jeremias 31:29 – Comentado e Explicado

Então, não se dirá mais: Os pais comeram uvas verdes, e prejudicados ficaram os dentes dos filhos,
Jeremias 31:29

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 31: 29-30 . Naqueles dias, etc. – Veja a nota em Êxodo 20: 5 .

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 31: 29-30 . Não dirão mais: Os pais comeram uma uva azeda, etc. – “Deus havia declarado muitas vezes que visitaria os pecados dos pais sobre os filhos e ameaçara particularmente executar julgamento sobre a geração atual pelas idolatias e outros pecados de seus antepassados. Veja nota em Êxodo 20: 5 e cap. Jeremias 15: 4 . Isso deu ocasião ao provérbio mencionado neste versículo, que os que estavam em cativeiro aplicaram ao seu próprio caso, como se as misérias que eles suportaram fossem principalmente devidas aos pecados de seus pais: ver Lamentações 5: 7 ; Ezequiel 18: 2 ; mas quando esse julgamento deveria ser removido, não haveria outra ocasião para usar esse provérbio, como Ezequiel fala. ” Mas cada um morrerá por sua própria iniqüidade, etc. – cessando esses julgamentos nacionais, cada um sofrerá apenas por suas próprias falhas. “Essa promessa”, diz Lowth, “será notavelmente verificada quando Deus cessará de visitar a nação judaica que a imprecação que se impuseram pela crucificação de Cristo, seu sangue esteja sobre nós e sobre nossos filhos”. A opinião do bispo Warburton, de que o castigo dos filhos pela iniqüidade de seus pais era suprir a falta de sanção de um estado futuro, que ele supôs ter sido muito obscuro, se é que foi revelado sob a dispensação mosaica. “Pois”, diz ele, “enquanto um estado futuro era mantido escondido dos judeus, havia uma necessidade absoluta de tal lei de restringir os espíritos mais ousados, trabalhando em seus instintos. Mas quando uma doutrina foi trazida à luz que os sustentava e continuava após a morte, os objetos da justiça divina, ela não tinha mais utilidade e, portanto, deveria ser razoavelmente abolida, com o restante das leis judaicas peculiares à Dispensação de mosaico. Mas pode ser perguntado aqui: As crianças ainda não sofrem pelos pecados de seus pais no único sentido em que alguma vez sofreram, a saber, em todas as calamidades nacionais, e nessa pobreza e censura, e nas aflições corporais que os vícios de seus pais implica neles?

Comentário de Adam Clarke

Os pais comeram uma uva azeda – uma expressão proverbial para: “Os filhos sofrem pelas ofensas de seus pais”. Isso é explicado no próximo versículo: “Todo mundo morrerá por sua própria iniqüidade”. Nenhuma criança deve sofrer punição divina pelo pecado de seu pai; somente na medida em que ele age da mesma maneira, pode-se dizer que ele carrega os pecados de seus pais.

Comentário de John Calvin

Ezequiel mostra que era uma queixa comumente prevalecente entre o povo, que eles sofriam pelos pecados de seus pais, como Horace também diz, um pagão e um desprezador de Deus: “Ó romano, você sofre imerecidamente pelas falhas de seus pais. . ” (51) Essa era a arrogância dos judeus, a ponto de lutar com Deus, como se os punisse enquanto eles eram inocentes; e eles expressaram isso usando um provérbio: “Se nossos pais comeram uvas azedas, por que nossos dentes estão afiados?” Sabemos que os dentes ficam afiados quando são consumidos frutos verdes; mas a palavra significa apropriadamente uvas azedas, que os gregos chamam de omphakes. Então o Profeta diz que esse provérbio não seria mais usado, pois, depois de serem domados por males, eles saberiam longamente que Deus não os havia tratado tão severamente sem uma causa justa.

Agora percebemos o significado do Profeta. E ele diz: Naqueles dias, isto é, depois que Deus puniu o povo, e também os abraçou por sua misericórdia; pois ambas as coisas eram necessárias, isto é, que sua perversidade e orgulho fossem subjugados e que deixassem de se expor a Deus, e também que o favor gratuito de Deus lhes fosse manifestado. Naquele momento, ele diz, eles não devem usar esse provérbio ímpio. Os pais comeram uma uva azeda e os dentes das crianças foram embotados: (52) mas, pelo contrário, ele acrescenta, todos morrerão por conta própria iniqüidade; e quem comer uma uva azeda, seus dentes serão embotados; isto é, naquele tempo o justo julgamento de Deus será exaltado, de modo que não haverá lugar para esses clamores insolentes e blasfemos; a misericórdia de Deus também será manifestada, pois os homens, dignos da morte, serão libertados, mas não de outra maneira senão através da bondade gratuita de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

colocado na borda. Um provérbio, mencionado aqui pela primeira vez. Aqui reafirmado e corrigido em Jeremias 31:30 .

Referências Cruzadas

Jeremias 31:30 – Ao contrário, cada um morrerá por causa do seu próprio pecado. Os dentes de todo aquele que comer uvas verdes se mancharam.

Lamentações 5:7 – Nossos pais pecaram e já não existem mais, e nós levamos o castigo pelos seus pecados.

Ezequiel 18:2 – “Que é que vocês querem dizer quando citam este provérbio sobre Israel: ” ‘Os pais comem uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotam’?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *