Estudo de Jeremias 7:15 – Comentado e Explicado

e vos repelirei de minha presença, assim como repeli vossos irmãos, a raça inteira de Efraim.
Jeremias 7:15

Comentário de Albert Barnes

Toda a semente de Efraim – ou seja, a totalidade das nove tribos do norte. Sua expulsão foi uma prova clara de que a posse dos símbolos da presença de Deus não protege uma Igreja ou nação da rejeição, se não for digna de seus privilégios.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 7:15 . Até toda a semente de Efraim As dez tribos, que foram enviadas para o cativeiro no reinado de Ezequias, bisavô de Josias, sob o qual Jeremias profetizou.

Comentário de Adam Clarke

Toda a semente de Efraim – Levada aqui para todas as dez tribos, sendo a principal de Efraim.

Comentário de John Calvin

Ele conclui o verso anterior. O Profeta havia se explicado suficientemente; mas essa confirmação era necessária para um povo tão refratário. Ele então alega nada de novo, mas apenas mostra que não haveria defesa para seu próprio povo contra a vingança de Deus mais do que para os israelitas: e, portanto, agora ele os chama de irmãos, como já havia dito anteriormente que eram seu povo; pois o estado das dez tribos era o mesmo, até que Deus tivesse agradado remover a Arca da Aliança para o monte Sião, para que ele pudesse ter seu trono na tribo de Judá. Todos os filhos de Abraão eram realmente iguais; mas os israelitas eram superiores em número e em poder. E ele diz, toda a semente. Isso é adicionado significativamente; pois os judeus tinham com eles apenas a metade da tribo de Manassés. As dez tribos haviam perecido; em nada eles poderiam se exaltar; e eles eram a esse respeito inferiores, porque eram apenas uma tribo e meia, e as dez tribos eram maiores em número. (199)

Ele os chama de semente de Efraim, por causa de seu primeiro rei, e também porque essa tribo era mais ilustre que as outras nove tribos. E nos Profetas Efraim está em muitos lugares nomeados para Israel, ou seja, para o segundo reino, que ainda floresceu mais em riqueza e poder. Agora percebemos o significado do Profeta.

Mas podemos, portanto, aprender esta importante verdade: que Deus nunca se ligara a pessoas ou lugares, que não tinha liberdade para infligir punição à impiedade daqueles que desprezavam seus favores ou os profanavam por sua ingratidão e seus pecados. E isso deve ser observado com cuidado; pois vemos que é um mal que era inato em nós, que nos tornamos exaltados e orgulhosos sempre que Deus lida abundantemente conosco; pois abusamos tanto de seus favores, a ponto de pensar que mais liberdade nos é dada, porque Deus nos concedeu mais do que a outros. Mas não há nada mais infundado do que essa presunção; e ainda assim nos tornamos insolentes sempre que Deus nos honra com favores peculiares. Portanto, tenhamos em mente o que é ensinado aqui pelo Profeta: que Deus está sempre em liberdade de se vingar dos ímpios e ingratos.

Daí também parece quão tola é a vanglória dos papistas; pois sempre que trazem contra nós o nome do trono apostólico, pensam que a boca de Deus está fechada; eles pensam que toda autoridade deve ser tirada de sua palavra. Em resumo, eles se endurecem contra Deus, como se tivessem uma posse legítima, porque o evangelho já havia sido pregado em Roma e porque esse lugar era o primeiro assento da Igreja na Itália e na Europa. Mas Deus nunca favoreceu Roma com esse privilégio, nem disse que sua habitação deveria estar lá. Se o papa e seus seguidores tivessem o que os judeus possuíam (que realmente pertenciam ao monte Sion), que poderiam suportar sua fúria, digo que não, seu orgulho? Mas vemos o que Jeremias diz do monte Sião, do qual ainda havia sido dito:

“Este é o meu descanso para sempre; aqui vou morar,
porque eu o escolhi. “ ( Salmos 132: 14 )

Vá agora, ele diz, para Shiloh Now, já que Shiloh e Jerusalém, e tantas cidades célebres, onde o evangelho anteriormente floresceu, foram tiradas de nós, não há dúvidas, mas que uma terrível vingança e destruição aguardam por todos. aqueles que rejeitam a doutrina da salvação e desprezam o tesouro do evangelho. Desde então, Deus demonstrou tantas provas e exemplos que ele não está preso a nenhum lugar, quão estúpida é a loucura deles que procuram, pelo mero nome de um assento apostólico, subverter toda a verdade e todo temor de Deus, e tudo o que pertence a verdadeira religião. Vamos agora prosseguir –

Comentário de E.W. Bullinger

toda a semente de Efraim. Colocado pela figura do discurso Synecdoche (da parte), para as dez tribos que já estavam em cativeiro. O problema registrado em Jer 27 prova que essa predição foi falada.

Comentário de John Wesley

E expulsarei você da minha vista, como expulsei todos os seus irmãos, toda a semente de Efraim.

Even – As dez tribos.

Referências Cruzadas

2 Reis 17:18 – Então o Senhor indignou-se muito contra Israel e os expulsou da sua presença. Só a tribo de Judá escapou,

2 Reis 17:23 – até que o Senhor os afastou de sua presença, conforme havia advertido por meio de todos os seus servos, os profetas. Assim, o povo de Israel foi tirado de sua terra e levado ao exílio na Assíria, onde ainda hoje permanecem.

2 Reis 24:20 – Por causa da ira do Senhor tudo isso aconteceu a Jerusalém e a Judá; por fim ele os lançou para longe da sua presença. Ora, Zedequias rebelou-se contra o rei da Babilônia.

2 Crônicas 15:9 – Depois reuniu todo o povo de Judá e de Benjamim; convocou também os que pertenciam a Efraim, a Manassés e a Simeão que viviam entre eles, pois muitos de Israel tinham passado para o lado do rei Asa, ao verem que o Senhor, o seu Deus, estava com ele.

Salmos 78:67 – Também rejeitou as tendas de José, e não escolheu a tribo de Efraim;

Jeremias 3:8 – Viu também que dei à infiel Israel uma certidão de divórcio e a mandei embora, por causa de todos os seus adultérios. Entretanto, a sua irmã Judá, a traidora, e também se prostituiu, sem temor algum.

Jeremias 15:1 – Então o Senhor me disse: “Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu não lhes mostraria favor. Expulse-os da minha presença! Que saiam!

Jeremias 23:39 – Por isso me esquecerei de vocês e os lançarei fora da minha presença, juntamente com a cidade que dei a vocês e aos seus antepassados.

Jeremias 52:3 – A ira do Senhor tem sido provocada em Jerusalém e em Judá de tal forma que tenho que tirá-los da minha frente. Zedequias se rebelou contra o rei da Babilônia.

Oséias 1:4 – Então o Senhor disse a Oséias: “Dê a ele o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia de Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel.

Oséias 9:3 – Eles não permanecerão na terra do Senhor; Efraim voltará para o Egito, e na Assíria comerá comida impura.

Oséias 9:9 – Eles mergulharam na corrupção, como nos dias de Gibeá. Deus se lembrará de sua iniqüidade e os castigará por seus pecados.

Oséias 9:16 – Efraim está ferido, sua raiz está seca, eles não produzem frutos. Mesmo que criem filhos, eu matarei sua querida prole. “

Oséias 13:16 – O povo de Samaria carregará sua culpa, porque se rebelou contra o seu Deus. Eles serão mortos à espada; seus pequeninos serão pisados e despedaçados, suas mulheres grávidas terão rasgados os seus ventres. “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *