Estudo de Oséias 1:4 – Comentado e Explicado

O Senhor disse a Oséias: Chama-o Jezrael, porque dentro em breve punirei a casa de Jeú pelos massacres de Jezrael, e porei fim à dinastia da casa de Israel.
Oséias 1:4

Comentário de Albert Barnes

Chame o nome de Jezreel – isto é, em seu primeiro sentido aqui, “Deus se espalhará”. A vida do profeta, e sua união com alguém tão indigno dele, eram uma profecia contínua da misericórdia de Deus. Os nomes das crianças foram uma advertência ao longo da vida de Seus julgamentos intermediários. Visto que Israel se recusou a ouvir as palavras de Deus, Ele fez com que os filhos do profeta, pelo mero fato de sua presença entre eles, da saída e da entrada, e dos nomes que Ele lhes deu, fossem pregadores do povo. Ele descreveu neles e em seus nomes o que deveria ser, a fim de que, sempre que os vissem ou ouvissem, Suas advertências pudessem ser impostas a eles, e aqueles que prestassem atenção fossem salvos. Se, com a desgraça de sua mãe, esses filhos herdassem e copiassem os pecados de sua mãe, seus nomes se tornariam ainda mais expressivos, de que, sendo assim, seriam dispersos por Deus, não seriam de propriedade de Deus como Seu povo, ou seja lamentado por ele.

Eu vingarei o sangue de Jezreel sobre a casa de Jeú. Contudo, Jeú derramou esse sangue, o sangue da casa de Acabe, de Jorão e Jezabel e dos setenta filhos de Acabe, por ordem de Deus e em cumprimento de Sua vontade. Como foi então o pecado? Porque, se fizermos o que é a vontade de Deus para qualquer um de nossos fins, para qualquer coisa exceto Deus, de fato faremos nossa própria vontade, não de Deus. Não era lícito a Jeú depor e matar o rei, seu mestre, exceto sob o comando de Deus, que, como o Rei Supremo, estabelece e derruba os governantes terrestres como deseja. Para qualquer outro fim, e feito de outra maneira que não seja por ordem expressa de Deus, tal ato é pecado. Jeú foi recompensado pela medida em que cumpriu os mandamentos de Deus, pois Acabe, que “se vendeu para fazer a iniquidade”, ainda tinha uma recompensa temporal por se humilhar publicamente, quando repreendido por Deus por seu pecado e, portanto, honrando a Deus, em meio a uma pessoas apóstatas. Mas Jeú, apegando-se, contra a vontade de Deus, ao pecado de Jeroboão, que serviu a seus próprios fins políticos, mostrou que, no massacre de seu mestre, ele não agiu, como pretendia, por zelo 2 Reis 10:16 para a vontade de Deus, mas serviu apenas a sua própria vontade e sua própria ambição.

Por sua desobediência ao único mandamento de Deus, ele mostrou que teria igualmente desobedecido ao outro, se isso fosse contrário à sua própria vontade de interesse. Ele não tinha princípio de obediência. E assim o sangue, que foi derramado de acordo com o justo julgamento de Deus, se tornou pecado para quem o derramou a fim de cumprir, não a vontade de Deus, mas a sua. Assim Deus disse a Baasa: “Exaltei-te do pó, e fiz o príncipe sobre o meu povo Israel” 1 Reis 16: 2 , que ele se tornou matando seu mestre, o filho de Jeroboão, e toda a casa de Jeroboão. No entanto, porque ele seguiu os pecados de Jeroboão, “a palavra do Senhor veio contra Baasa, por todo o mal que ele fez aos olhos do Senhor, por ser como a casa de Jeroboão, e porque ele o matou” 1 Reis 16: 7 . Os dois cursos de ação eram inconsistentes; destruir o filho e a casa de Jeroboão e fazer as coisas pelas quais Deus o condenou a ser destruído. Mais ainda. Não somente essa execução dos julgamentos de Deus era uma ofensa contra Deus Todo-Poderoso, mas também foi o pecado, pelo qual ele se condenou e fez com que seus outros pecados fossem pecados contra a luz. Ao executar o julgamento de Deus contra outro, ele pronunciou Seu julgamento contra si mesmo, na medida em que aquele que “julgou”, no lugar de Deus, “fez as mesmas coisas” Romanos 2: 1 . Tão terrível é ser o instrumento de Deus para punir ou reprovar os outros, se, por Sua graça, não mantivermos nossos próprios corações e mãos puros do pecado.

E fará cessar o reino da casa de Israel – Não o reino da casa de Jeú, mas todo o Israel. Deus prometeu que a família de Jeú deveria sentar-se no trono da quarta geração. Jeroboão II, o terceiro deles, estava agora reinando sobre Israel, na plenitude de sua força. Ele “restaurou a costa de Israel desde a entrada de Hamate” 2 Reis 14:25 , isto é, da extremidade norte, perto do monte Hermon, onde a Palestina se une à Síria, e que Salomão apenas em toda a sua glória havia conquistado por Israel , “Até o mar da planície” 2 Crônicas 8: 3-4 , o Mar Morto, recuperando tudo o que Hazael havia conquistado 2 Reis 10: 32-33 e até subjugando Moabe também (veja a nota em Amós 6:14 ) , “Segundo a palavra do Senhor por Jonas, filho de Amittan.” Ele havia se recuperado em Israel, Damasco, que havia sido perdida para Judá, desde o final do reinado de Salomão 1 Reis 11:24 . Ele era um príncipe guerreiro, como o primeiro Jeroboão, que havia formado a força e o pecado das dez tribos. No entanto, sua casa e seu reino caíram com ele. Toda a história desse reino depois é pouco mais do que a do assassinato de uma família por outra, como é mencionado nos capítulos posteriores de Oséias; e Israel, ou seja, as dez tribos, foram finalmente levados cativos, cinquenta anos após a morte de Zacarias, filho de Jeroboão. De tão pouca conta é qualquer prosperidade ou força aparente.

Comentário de Thomas Coke

Oséias 1: 4 . Chame o nome de Jezreel Pois o nome honorável de Israel é bom demais para esse povo. Chame-os, pois , Jezreel, povo dedicado à dispersão, e como eu espalharei aos quatro ventos do céu, como o semeador espalha sua semente.

Por um pouco mais de tempo E ainda assim, por um longo tempo, através da tolerância graciosa de Deus. Por pior que esse povo fosse, eles não deveriam perecer sem repetidos desejos.

Comentário de Joseph Benson

Oséias 1: 4 . E o Senhor disse: Chame seu nome Jezreel – Este nome, composto dos substantivos ??? semente, e ?? , Deus, significa a semente de Deus. Os nomes, deve-se observar, impostos aos filhos da mulher pela direção de Deus, declaram suficientemente que partes específicas da nação judaica foram representadas por elas. As pessoas significadas por este, o próprio filho do profeta, diz o bispo Horsley, “eram todos aqueles verdadeiros servos de Deus, espalhados entre todas as doze tribos de Israel, que, nos tempos da maior depravação da nação, adoravam a Deus eterno na esperança do Redentor por vir. Estas eram uma semente santa, os genuínos filhos de Deus, gerados por ele para uma esperança viva, e a semente inicial daquela igreja que finalmente abraçará todas as famílias da terra. Estes são Jezreel, tipificados pelo próprio filho do profeta, e herdeiro legítimo, como filhos de Deus e herdeiros das promessas. Por um pouco mais de tempo – E ainda assim, esse pequeno foi um longo tempo, através da tolerância graciosa de Deus. Por pior que esse povo fosse, eles não deveriam perecer sem aviso prévio. f??e? ? ?e?? p??s?µa??e?? , Deus gosta de premonar, ou prevenir, diz o historiador pagão Heródoto. Vou vingar o sangue – hebraico, sangue de Jezreel: isto é, diz o bispo Horsley, “o sangue da semente sagrada, os fiéis servos de Deus, derramados pelos príncipes idólatras da família de Jeú em perseguição e o sangue dos filhos derramam em seus horríveis ritos os altares de seus ídolos. ” Deve-se observar ainda mais aqui, que esse nome místico do filho do profeta, Jezreel, era o nome de uma cidade na tribo de Issacar, e de um vale ou planície em que a cidade ficava: a cidade famosa por sua vinha , que custou a vida ao seu legítimo proprietário Naboth; e, pelo justo julgamento de Deus, ocasionou a queda da casa real de Acabe: a planície, uma das melhores partes de toda a terra de Canaã. Como foi aqui que Jeú derramou o sangue da família de Acabe com mão impiedosa, muitos expositores modernos, “esquecendo o filho do profeta, não pensaram em nada nesta passagem senão no lugar, na cidade ou na planície”. E pelo sangue de Jezreel, que Deus aqui ameaça vingar a casa de Jeú, eles entenderam o sangue da posteridade de Acabe; porque, porém, ao derramar esse sangue, Jeú executou o julgamento que Deus havia denunciado por Elias contra a casa de Acabe, pelo cruel assassinato de Nabote; todavia, ao fazer isso, ele agiu a partir de um princípio de ambição e crueldade, sem considerar a glória de Deus, cuja adoração ele abandonou, mantendo no país a idolatria que Jeroboão havia estabelecido pela primeira vez. Sobre essa exposição, o bispo Horsley comenta o seguinte: “É verdade que, quando os propósitos de Deus são realizados pela mão do homem, o mesmo ato pode ser justo e bom quando procede de Deus, e faz parte do esquema de providência, e criminal no mais alto grau, como é realizado pelo homem, que é o agente imediato. O homem pode agir por motivos pecaminosos, sem qualquer consideração ou conhecimento do fim a que Deus dirige a ação. Em muitos casos, o homem pode ser incitado, por inimizade a Deus e à verdadeira religião, ao próprio ato em que ele realiza o segredo de Deus, ou mesmo o propósito revelado. O homem, portanto, pode, com justiça, sofrer ira e punição por aqueles atos nos quais, com muita má intenção, é o instrumento da boa providência de Deus. Mas essas distinções não se aplicarão ao caso de Jeú, de maneira a resolver as dificuldades decorrentes dessa interpretação do texto. Jeú foi especialmente contratado por um profeta para ferir a casa de Acabe, seu mestre, para vingar o sangue dos profetas e o sangue de todos os servos de Jeová, nas mãos de Jezabel, 2 Reis 9: 7 . E, no entanto, a corrupção geral da natureza humana e as imperfeições registradas do caráter de Jeú podem dar lugar a suspeitar que, na excisão da família de Acabe e de toda a facção dos adoradores de Baal, ele possa ser instigado por motivos de ambição privada, e por uma disposição cruel e sanguínea, o fato parece da história ter sido de outro modo; que ele agiu, através de todo o negócio, com uma consideração consciente dos mandamentos de Deus e um zelo por seu serviço, de modo que, quando a obra foi concluída, ele recebeu a aprovação expressa de Deus; e a continuidade do cetro de Israel em sua família, até a quarta geração, foi prometida como recompensa desse serviço bom e aceito: ver 2 Reis 10:30 . E não se pode conceber que a mesma ação, que foi ordenada, aprovada e recompensada em Jeú, que a executou, fosse punida como um crime na posteridade de Jeú, que não teve participação na transação. Por essas razões, estou convencido de que Jezreel deve ser considerado nesta passagem em seu significado místico; e deve ser entendido das pessoas tipificadas pelo filho do profeta – a semente sagrada – os verdadeiros servos e adoradores de Deus. Está ameaçado que o sangue deles seja visitado na casa de Jeú, pela qual foi derramado. Os príncipes descendentes de Jeú eram todos idólatras; e os idólatras sempre foram perseguidores da verdadeira religião. Em todas as eras e em todos os países, eles perseguiram o Jezreel até a morte, sempre que tiveram o poder de fazê-lo. O sangue de Jezreel, portanto, que devia ser visitado na casa de Jeú, era o sangue dos servos de Deus, derramado em perseguição, e de crianças derramadas nos altares de seus ídolos, pelos príncipes idólatras da linhagem de Jeú. E assim a expressão foi entendida por São Jerônimo e por Lutero. ” Essa ameaça, denunciada contra a casa de Jeú, foi executada nos dias de seu bisneto, filho de Jeroboão II., Durante cujo reinado Oséias recebeu essa profecia do Senhor. Pois Zacarias, como encontramos 2 Reis 15:10 , foi morto por uma conspiração de Salum, que se tornou rei em seu lugar; e, sem dúvida, muitos de seus parentes, que eram da casa de Jeú, foram mortos com ele. E fará cessar o reino da casa de Israel – na família de Jeú. Ou melhor, esta é uma profecia da destruição de todo o reino de Israel, que estava em uma condição decadente desde a morte de Jeroboão, e cuja história, da usurpação de Shallum, é pouco mais que um relato de conspirações, assassinatos e usurpações, até que tudo foi subvertido pelos assírios; e o povo foi levado cativo para a Assíria e disperso pelas várias províncias daquele império.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR lhe disse: Chame seu nome Jezreel; por mais algum tempo, vingarei o sangue de Jizreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel.

O sangue – Os massacres feitos pela mão de Jeú ou por sua ordem, em Jezreel.

A casa de Jeú – que agora possuía o trono, através dos reinos de Jeoacaz, Jeoás e Jeroboão; mas o usurpador, e seus sucessores aderindo à idolatria de Jeroboão, filho de Nebate, e acrescentando outros pecados, agora haviam provocado Deus a declarar uma súbita extirpação da família: tudo isso aconteceu quando Salum conspirou contra Zacarias. 2 Reis 15: 8-10 .

O reino – Após um e quarenta anos cambaleando, caiu em ruína total e continuou até hoje.

Comentário de Adam Clarke

Chame o nome de Jezreel – isto é, Deus dispersará. Isso parece íntimo de que uma dispersão ou semeadura de Israel deve ocorrer; o que aconteceu com Shalmaneser, rei da Assíria, 2 Reis 17: 5 , 2 Reis 17: 6 . Mas a palavra se refere também ao nome de uma cidade, onde Jeú matou Jezabel e todos os filhos de Acabe. 2 Reis 9:10 , 2 Reis 9:36 ; 2 Reis 10: 6 .

Esse era um daqueles nomes proféticos com os quais tantas vezes encontramos nas Escrituras; por exemplo, Jafé Abraão, Israel, Judá, Josué, Zorobabel, Salomão, Sheer-Jashub, etc.

O sangue de Jezreel – não a vingança de Jeú na família de Acabe, mas seus atos de crueldade enquanto ele residia em Jezreel, uma cidade na tribo de Issacar, Josué 19:18 , onde os reis de Israel tinham um palácio, 1 Reis 21: 1 .

Fará com que cesse o reino – seja relacionado ao corte do reino de Israel pelos assírios, veja 1 Reis 21: 6 , ou ao cessar do reino de Israel da casa de Jeú, 2 Reis 10:30 , e que foi cumprido, 2 Reis 15:10 . – Newcome.

Comentário de E.W. Bullinger

Jezreel. , 2 Kings 9:33 ; 2 Kings 10:11 , 2 Kings 10:14 ), and Israel shall be scattered, and sown among the nations; but, when God”s counsels are ripe, Israel shall be resown in their own land (See Hosea 2:22 , Hosea 2:23 ). Observe a figura do discurso Paronomasia (App-6) entre Israel ( Oséias 1: 1 ) e Jezreel (hebraico. Yisra “el e Yizr! Enel). O nome é profético para o julgamento vindouro (veja Oséias 1: 5 ) e a misericórdia futura Jezreel é um homônimo, com dois significados: (1) DEUS se espalhe ( Jeremias 31:10 ) e (2) DEUS semeie ( Zacarias 10: 9 ), que unem os dois anúncios proféticos. , tinha sido contaminada com sangue ( 2 Reis 9:16 , 2 Reis 9:25 , 2 Reis 9:33 ; 2 Reis 10:11 , 2 Reis 10:14 ), e Israel será espalhado e semeado entre as nações; mas, quando os conselhos de Deus estiverem maduros, Israel será ressuscitado em sua própria terra (Veja Oséias 2:22 , Oséias 2:23 ).

um pouco de tempo. Veja o cumprimento em Oséias 10:14 .

vingará = deve ter visitado.

sangue = culpa no sangue.

Jezreel. Aqui, é usado no vale onde o sangue foi derramado.

a casa de Jeú. Jeú havia realizado o julgamento de Deus na casa de Acabe, porque ela concordava com sua própria vontade; mas ele foi culpado de assassinato, porque não foi executado puramente de acordo com a vontade de Deus. Ele teria desobedecido se não tivesse servido seu próprio interesse. Isso é visto pelo fato de que ele praticou as idolatria de Jeroboão, pelas quais Acabe havia sido julgado.

causa para cessar, & c. Isso foi cumprido em 611 aC (App-50.) Ver 2 Reis 18:11 .

Comentário de John Calvin

Segue-se agora, a esposa concebeu – a imaginária, a esposa como representada e exibida. Ela concebeu , ele diz, e deu à luz um filho; depois lhe disse Jeová: Chame-lhe Jezreel . Muitos rendem ?????? , Izroal , dispersão e seguem o parafraseador caldeu. Eles também pensam que esse termo ambíguo contém alguma alusão; pois como ??? , zaro é semente, eles supõem que o Profeta indiretamente olha para a vaidade vaidosa do povo; pois se chamavam a semente escolhida, porque haviam sido plantadas pelo Senhor; daí o nome Jezreel. Mas o Profeta aqui, de acordo com esses intérpretes, expõe essa loucura ao desprezo; como se dissesse: “Vós sois Israel; mas, em outro sentido, estais dispersos; porque, como a semente é lançada em várias direções, o Senhor os dispersará, destruindo e lançando-os fora. Vocês pensam que foram plantados nesta terra e têm uma posição da qual nunca podem ser sacudidos ou arrancados; mas o Senhor, com sua própria mão, se apegará a você para expulsá-lo das regiões mais remotas do mundo. ” Esse sentido é o que muitos intérpretes dão; nem nego, mas que o Profeta alude às palavras semeadura e semente; com isso não discordo: apenas parece-me que o Profeta parece mais distante, e sugere que eles foram totalmente degenerados, não os filhos verdadeiros nem genuínos de Abraão.

Existe, como vemos, muita afinidade entre os nomes Jezreel e Israel . Quão honroso é o nome, Israel, é evidente por sua etimologia; e também sabemos que foi dado de cima para o santo pai Jacó. Deus, então, o doador deste nome, adquirido por sua própria autoridade, que aqueles chamados israelitas deveriam ser superiores aos outros: e então devemos lembrar a razão pela qual Jacó foi chamado Israel; pois ele teve uma disputa com Deus e venceu a luta ( Gênesis 32:28 .) Portanto, a posteridade de Abraão glorificou que eles eram israelitas. E o profeta Isaías também olha para essa arrogância, quando ele diz:

Vinde, chamados pelo nome de Israel.
( Isaías 48: 1 😉

como se ele dissesse: “Vocês são israelitas, mas apenas quanto ao título, pois a realidade não existe em você”.

Vamos agora voltar para nossa Oséias. Ligue , ele diz seu nome Jezreel ; (5) como se ele dissesse: “Eles se chamam israelitas; mas mostrarei, com uma pequena mudança na palavra, que eles são degenerados e espúrios, pois são jezreelitas e não israelitas. ” E parece que Jezreel era a metrópole do reino no tempo de Acabe, e onde também esse grande massacre foi feito por Jeú, que está relacionado em 2 Reis 10: 0. Agora percebemos o significado do Profeta: todo o reino havia degenerado desde o seu primeiro começo e não podia mais ser considerado como incluindo a raça de Abraão; pois o povo, por sua própria perfídia, caíra dessa honra e perdera seu primeiro nome. Deus então, por desprezo, os chama jezreelitas, e não israelitas.

Segue-se uma razão posterior que limita esse ponto de vista: Por um pouco mais de tempo, visitarei as matanças de Jezreel na casa de Jeú . Aqui os intérpretes trabalham um pouco, porque parece estranho que Deus visite a matança feita por Jeú, que ele ainda havia aprovado; não, Jeú não fez nada sem pensar, mas sabia que lhe era ordenado que executasse essa vingança. Ele era, portanto, ministro legítimo de Deus; e por que o que Deus ordenou lhe foi imputado agora como crime? Esse raciocínio levou alguns intérpretes a tomar “sangue” aqui por atos perversos em geral: ‘Vingarei os pecados de Jezreel sobre a casa de Jeú’. Alguns dizem: “Vingarei o massacre de Nabote:” mas isso é totalmente absurdo, nem pode ser adequado ao lugar, pois “na casa de Jeú” é claramente expresso; e Deus não visitou o matadouro na casa de Jeú, mas na casa de Acabe. Mas aqueles que estão assim envergonhados não consideram o que o Profeta tem em vista. Para Deus, quando ele desejou que Jeú, com sua espada desembainhada, destruísse toda a casa de Acabe, tinha como objetivo esse objetivo – que Jeú restaurasse a adoração pura e purificasse a terra de todas as contaminações. Jeú então foi despertado pelo Espírito de Deus, para que ele restabelecesse a adoração pura de Deus. Quando defensor da religião, como ele agiu? Ele ficou contente com sua presa. Depois de ter conquistado o reino por si mesmo, ele confirmou a idolatria e toda abominação. Ele não gastou seu trabalho para Deus. Por isso, o massacre em relação a Jeú foi assalto; em relação a Deus, foi uma vingança justa. essa visão deve nos satisfazer quanto à explicação dessa passagem; e não trago nada além do que a Sagrada Escritura contém. Pois depois que Jeú pareceu queimar de zelo por Deus, ele logo provou que não havia nada sincero em seu coração; pois ele abraçou todas as superstições que anteriormente prevaleciam no reino de Israel. Em resumo, a reforma sob Jeú foi assim sob Henry King da Inglaterra; que, quando viu que não poderia sacudir o jugo do anticristo romano a não ser por algum disfarce, fingiu grande zelo por um tempo: depois, enfureceu-se cruelmente contra todos os piedosos e duplicou ( duplicavit – duplicou) a tirania do Romano Pontífice: e assim era Jeú.

Quando consideramos devidamente o que foi feito por Henrique, foi de fato um valor heróico libertar seu reino da mais dura das tiranias: mas, no entanto, com relação a ele, ele era certamente pior do que todos os outros vassalos do anticristo romano; pois aqueles que continuam sob esse cativeiro retêm pelo menos algum tipo de religião; mas ele foi impedido por nenhuma vergonha dos homens, e provou ser totalmente vazio de todo temor a Deus. Ele era um monstro ( homo belluinus – um homem bestial) e esse era Jeú.

Agora, quando o Profeta diz, vingarei os massacres de Jezreel sobre a casa de Jeú, não é de admirar. Como assim? Pois foi para ele a maior honra que Deus o ungiu rei, que ele, que era de uma família baixa, foi escolhido rei pelo Senhor. Ele deveria então ter esticado todos os nervos para restaurar a adoração pura de Deus e destruir todas as superstições. Isso ele não fez; pelo contrário, ele os confirmou. Ele era então um ladrão e, como ele próprio, nenhum ministro de Deus.

O significado do todo, então, é o seguinte: “Vocês não são israelitas (há aqui apenas uma ambiguidade quanto à pronúncia de uma letra), mas jezreelitas;” o que significa: “Vocês não são descendentes de Jacó, mas jizreelitas;” isto é, “Vocês são um povo degenerado e não diferem nada do rei Acabe. Ele foi amaldiçoado e, sob ele, o reino foi amaldiçoado. Você mudou? Existe alguma reforma? Desde então, vocês são obstinados em sua iniquidade, embora orgulhosamente reivindiquem o nome de Jacó, ainda são indignos de tal honra. Por isso, chamo-vos jezreelitas.

E a razão é adicionada: Por mais um tempo, visitarei as matanças na casa de Jeú . Deus agora mostra que o povo estava destituído de toda a glória. Mas eles pensaram que a memória de todos os pecados havia sido enterrada desde o tempo em que a casa de Acabe foi cortada. “Por quê? Vou vingar essas matanças ”, diz o Senhor. É habitual, sabemos, com hipócritas, depois de punir um pecado, pensar que todas as coisas são legais para eles e desejar ser assim descarregados diante de Deus. Um ladrão punirá um assassinato, mas ele próprio cometerá muitos assassinatos. Ele pensa que se redimiu, porque pagou a Deus o preço em punir um homem; mas ele deixa ir outros, que foram seus cúmplices, e ele mesmo hesita em não cometer muitos assassinatos injustos. Visto que, então, os hipócritas zombam de Deus, o Profeta agora justamente retira tal insensatez e diz : Vou vingar essas matanças. “Vocês acham que é uma ação digna de louvor em Jeú destruir e extorquir a casa de Acabe? De fato, ordenei que isso acontecesse, mas ele voltou a vingança imposta a ele para outro fim. Como assim? Porque ele se tornou um ladrão; pois ele não puniu os pecados de Acabe, porque fez o mesmo até o fim da vida, e continuou a fazer o mesmo em sua posteridade, pois Jeroboão era o quarto dele no reino. “Desde então, Jeú não mudou a condição do país, e você já foi obstinado em sua maldade, vingarei essas matanças.”

Esta é uma passagem notável; pois mostra que não basta, não é, que não há momento algum que um homem se comporte de maneira honrosa diante dos homens, exceto que ele possui também um coração reto e sincero. Aquele que castiga os maus atos nos outros, deve abster-se deles e medir a mesma justiça para si mesmo que faz com os outros; pois aquele que toma para si a liberdade de pecar, e ainda pune os outros, provoca contra si a ira de Deus.

Percebemos agora o verdadeiro sentido desta sentença: vingarei os massacres de Jezreel ; assim, ele vingaria os massacres feitos no vale de Jezreel, na casa de Jeú. É acrescentado e abolirei o reino da casa de Israel . Ele chama a casa de Israel do que havia se separado da família de Davi, como se dissesse: “Esta é uma casa separada”. Deus de fato uniu todo o povo, e eles se tornaram um corpo. Foi rasgado em pedaços sob Jeroboão. Esse foi o terrível julgamento de Deus; pois era o mesmo que se as pessoas, como um corpo rasgado, tivessem sido cortadas em duas partes. Mas Deus, no entanto, até então preservara essas duas partes, como se elas fossem apenas um corpo e se tornassem o Redentor de ambas as pessoas, se não houvesse uma deserção básica. E os israelitas se tornaram, por assim dizer, pungidos, de modo que agora não fazem parte do seu povo escolhido, nosso Profeta, a título de desprezo e censura, os chama corretamente de casa de Israel. Agora segue –

Comentário de John Wesley

E o SENHOR lhe disse: Chame seu nome Jezreel; por mais algum tempo, vingarei o sangue de Jizreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel.

O sangue – Os massacres feitos pela mão de Jeú ou por sua ordem, em Jezreel.

A casa de Jeú – que agora possuía o trono, através dos reinos de Jeoacaz, Jeoás e Jeroboão; mas o usurpador, e seus sucessores aderindo à idolatria de Jeroboão, filho de Nebate, e acrescentando outros pecados, agora haviam provocado Deus a declarar uma súbita extirpação da família: tudo isso aconteceu quando Salum conspirou contra Zacarias. 2 Reis 15: 8-10 .

O reino – Após um e quarenta anos cambaleando, caiu em ruína total e continuou até hoje.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *