Estudo de Jó 9:31 – Comentado e Explicado

Sabemos, porém, que Deus não ouve a pecadores, mas atende a quem lhe presta culto e faz a sua vontade.
Jó 9:31

Comentário de Albert Barnes

No entanto, você me mergulhará na vala – Deus me trataria como se ele me jogasse na sarjeta, e como se eu estivesse totalmente contaminado e poluído. O significado é que Deus não admitiria as provas que eu deveria apresentar de minha inocência, mas me sobrecarregaria com as demonstrações de minha culpa. Não duvido que Jó tenha insistido nisso com algum grau de impaciência e com alguns sentimentos impróprios. Ele sentiu, evidentemente, que Deus era tão grande e poderoso, que era inútil lutar com ele. Mas é verdade em um sentido mais alto e mais importante do que ele parece ter entendido. Depois de todos os esforços que podemos fazer para justificar, justificar ou purificar a nós mesmos, está no poder de Deus nos sobrecarregar com a consciência da culpa. Ele tem acesso ao coração. Ele pode nos mostrar nossos pecados passados. Ele pode se lembrar do que esquecemos e nos dominar com a lembrança de nossa profunda depravação. É em vão, portanto, que qualquer homem tente se justificar diante de Deus. Depois do argumento mais trabalhoso para provar sua própria inocência, depois de toda a confiança que ele pode repousar em sua própria moral e em sua própria justiça, Deus ainda pode, com infinita facilidade, subjugá-lo com a consciência da culpa. Quantas pessoas que antes confiavam em sua própria moralidade para a salvação foram abatidas com uma consciência de culpa em um reavivamento da religião! Quantos que confiam pela metade à sua própria justiça foram esmagados por profunda e terrível convicção, quando foram levados a deitar no leito da morte! Portanto, ninguém confie em sua própria justiça, quando Deus o acusa de ser um pecador. Ninguém confie em sua própria moralidade para a salvação – pois em breve tudo será visto como insuficiente, e a alma deve aparecer coberta com a consciência da culpa na terrível barra de Deus.

E minhas próprias roupas me abominarão – Margem, Faça-me ser abominável. Ou seja, eles devem ser sujos e ofensivos – como alguém que foi enrolado na lama. Deus tem poder para me fazer parecer suja e repugnante, apesar de todos os meus esforços para me purificar.

Comentário de E.W. Bullinger

abominar. Figura do discurso Prosopopéia.

Comentário de Adam Clarke

E minhas próprias roupas me abominam – Tal é a tua infinita pureza, quando colocada em oposição à pureza do homem, que ela não terá comparação. Procurado e provado pelos olhos de Deus, eu deveria ser encontrado como leproso, para que minhas próprias roupas tivessem medo de me tocar, por medo de ser infectado pela minha corrupção. Esta é uma figura forte e ousada; e é derivado do estado corrompido de seu corpo, que suas roupas temiam tocar, por causa da natureza contagiosa de sua desordem.

Comentário de John Wesley

Contudo, tu me mergulharás na vala, e minhas próprias roupas me abominarão.

No entanto – Deus provaria que ele era uma criatura muito culpada, apesar de toda a sua pureza diante dos homens.

Abomino – ficarei tão imundo que minhas próprias roupas, se tivessem algum sentido nelas, detestariam me tocar.

Referências Cruzadas

Jó 9:20 – Mesmo sendo eu inocente, minha boca me condenaria; se eu fosse íntegro, ela me declararia culpado.

Jó 15:6 – É a sua própria boca que o condena, e não a minha; os seus próprios lábios depõem contra você.

Isaías 59:6 – Suas teias não servem de roupa; eles não conseguem cobrir-se com o que fazem. Suas obras são más, e atos de violência estão em suas mãos.

Isaías 64:6 – Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.

Filipenses 3:8 – Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *