Estudo de Jonas 1:10 – Comentado e Explicado

Ficaram então aqueles homens possuídos de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste isto? Pois tinham compreendido, pela própria declaração de Jonas, que este fugia para escapar à ordem do Senhor.
Jonas 1:10

Comentário de Albert Barnes

Então os homens ficaram com muito medo – Antes, eles temiam a tempestade e a perda de suas vidas. Agora eles temiam a Deus. Eles temiam, não a criatura, mas o Criador. Eles sabiam que o que eles temiam era fazer Sua Santidade. Eles sentiram o quão impressionante era estar em Suas mãos. Esse medo é o começo da conversão, quando as pessoas deixam de se preocupar com as angústias que as cercam, a Deus que as enviou.

Por que você fez isso? São palavras de espanto e admiração. Por que você não obedeceu a um Deus tão grande e como pensou em escapar da mão do Criador? “Qual é o mistério do teu voo? Por que alguém que temia a Deus e teve revelações de Deus fugiu antes que fosse cumpri-las? Por que o adorador do único Deus verdadeiro se afastou do seu Deus? ” “Um servo foge de seu Senhor, um filho de seu pai, um homem de seu Deus!” A inconsistência dos crentes é a maravilha do jovem cristão, a repulsa dos que estão de fora, o endurecimento do incrédulo. Se as pessoas realmente acreditavam na eternidade, como poderiam ser imersas nas coisas do tempo? Se eles acreditavam no inferno, como poderiam se apressar lá? Se eles acreditavam que Deus morrera por eles, como eles poderiam solicitá-Lo? Fé sem amor, conhecimento sem obediência, dependência consciente e rebelião, a ser favorecida por Deus e ainda desprezar o Seu favor, são as maravilhas mais estranhas deste mundo misterioso.

Toda a natureza parece clamar a favor e contra o cristão infiel: “Por que você fez isso?” E que motivo! Um escarnecedor disse recentemente com sinceridade: “O ceticismo declarado não pode causar uma décima parte do prejuízo à fé prática, que o constante espetáculo da enorme massa de crenças irreais do mundo”. Não é nada estranho que o mundo ou o intelecto não santificado rejeitem o Evangelho. É claro, a menos que seja convertido. Mas, saber, acreditar e DESAPARECER! Desobedecer a Deus, em nome de Deus. Propor a metade do evangelho vivo, como a mulher que matara seu filho 1 Reis 3:26 , e pensar que os pobres remanescentes trêmulos seriam mais o evangelho vivo! Como se a vontade de Deus pudesse, como aquelas formas inferiores de Sua criação animal, ser dividida infinitamente e, mantendo os fragmentos que desejarmos, ainda seria um todo vivo, um vaso de Seu Espírito! Tais irrealidades e inconsistências seriam uma prova dolorosa de fé, se Jesus, que (cf. João 2:25 ), “sabia o que há no homem”, nos avisou que deveria ser assim. Os escândalos contra o Evangelho, tão contrários a toda opinião humana, são apenas mais um testemunho do conhecimento divino do Redentor.

Comentário de E.W. Bullinger

homens. Hebraico, plural de “enosh. App-14.

extremamente = medo. Figura do discurso Potyptoton (App-6) = temia um grande medo.

Por quê . . . ? Eles sabiam o fato de sua fuga, mas não o motivo, que não é revelado até Jonas 4: 1-3 . Esta não é, portanto, “uma adição posterior” , como alegado.

Referências Cruzadas

Josué 7:25 – Disse Josué: “Por que você nos causou esta desgraça? Hoje o Senhor lhe causará desgraça”. E todo o Israel o apedrejou, e depois apedrejou também os seus, e os queimou no fogo.

2 Samuel 24:3 – Joabe, porém, respondeu ao rei: “Que o Senhor teu Deus multiplique o povo por cem, e que os olhos do rei, meu senhor, o vejam! Mas, por que o rei, meu senhor, deseja fazer isso? “

Jó 27:22 – Atira-se contra ele sem piedade, enquanto ele foge às pressas do seu poder.

Daniel 5:6 – Seu rosto ficou pálido, e ele ficou tão assustado que os seus joelhos batiam e as suas pernas vacilaram.

Jonas 1:3 – Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.

João 19:8 – Ao ouvir isso, Pilatos ficou ainda mais amedrontado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *