Estudo de Jonas 1:3 – Comentado e Explicado

Jonas pôs-se a caminho, mas na direção de Társis, para fugir do Senhor. Desceu a Jope, onde encontrou um navio que partia para Társis; pagou a passagem e embarcou nele para ir com os demais passageiros para Társis, longe da face do Senhor.
Jonas 1:3

Comentário de Albert Barnes

Mas (e) Jonas se levantou para fugir … da presença do Senhor – literalmente “de estar diante do Senhor”. Jonas sabia bem, que o homem não podia escapar da presença de Deus, a quem ele conhecia como o Ser Autoexistente, Aquele que é o único, o Criador do céu, terra e mar. Ele não “fugiu”, então “da Sua presença”, sabendo bem o que Davi disse Salmos 139: 7 , Salmo 139: 9-10 , “para onde irei do Teu Espírito, ou para onde fugirei da Tua presença? Se eu pegar as asas da manhã e habitar nas partes mais remotas do mar, a Tua mão me guiará e a tua mão direita me segurará. Jonas fugiu, não da presença de Deus, mas de pé diante dele, como Seu servo e ministro. Ele recusou o serviço de Deus, porque, como ele mesmo disse a Deus depois de Jonas 4: 2 , ele sabia em que aquilo terminaria e não gostava.

Então ele agiu, como as pessoas costumam fazer, que não gosta dos mandamentos de Deus. Ele começou a se afastar, tanto quanto possível, de estar sob a influência de Deus e do lugar em que “poderia” cumpri-los. Deus ordenou que ele fosse a Nínive, que ficava a nordeste de sua casa; e ele imediatamente fugiu para o oeste mais distante. A Sagrada Escritura coloca a rebelião diante de nós em sua completa nudez. “A palavra do Senhor veio a Jonas, vá a Nínive, e Jonas se levantou;” ele fez algo instantaneamente, como conseqüência do mandamento de Deus. Ele “ressuscitou”, não como outros profetas, para obedecer, mas para desobedecer; e isso, não lenta nem irresolutamente, mas “fugir” de “ficar” diante do Senhor “. Ele renunciou ao seu escritório. Assim, quando nosso Senhor veio em carne, aqueles que acharam o que Ele disse ser “palavras duras”, se afastaram dele, “e não andaram mais com ele” João 6:66 . Assim, o rico “jovem partiu triste Mateus 19:22 , pois possuía grandes posses”.

Eles talvez tenham medo de confiar em si mesmos na presença dele; ou eles tinham vergonha de ficar lá, e não fazer o que Ele disse. Assim, quando Deus secretamente os chama para a oração, mergulhe nos negócios; quando, na solidão, Ele diz às suas almas algo de que não gosta, eles escapam da Sua Voz em uma multidão. Se Ele os chama para fazer sacrifícios pelos pobres, eles se vestem de novo, ou com alguma suntuosidade ou indulgência própria; se ao celibato, eles se casam imediatamente; ou, ao contrário, se Ele os chama para não fazer nada, eles fazem isso de uma só vez, para acabar com sua luta e sua obediência; colocar a obediência fora de seu poder; entrar em um curso de desobediência. Jonas, então, nesta parte de sua história, é a imagem daqueles que, quando Deus os chama, desobedecem a Seu chamado, e como Ele lida com eles, quando não os abandona. Ele deixa que eles sigam o seu caminho por um tempo, os envolve com dificuldades, para que eles “fujam de Deus desagradado a Deus apaziguado”.

“Toda a sabedoria, toda a bem-aventurança e todo o homem estão nisto, para aprender o que Deus deseja que ele faça, em que estado da vida, chamado, deveres, profissão, emprego, Ele deseja que o sirva.” Deus enviou cada um de nós ao mundo, para cumprir seus próprios deveres definidos e, através de Sua graça, alcançar nossa própria perfeição neles e por cumpri-los. Ele não nos criou aleatoriamente, para atravessar o mundo, fazendo o que quer que seja a vontade própria ou o nosso próprio prazer, mas para cumprir Sua vontade. Essa vontade Dele, se obedecermos aos Seus chamados anteriores, e O buscarmos pela oração, em obediência, auto-subdivisão, humildade, consideração, Ele torna conhecidos cada um por Seus próprios desenhos secretos, e, na ausência deles, às vezes por Sua providência ou meios humanos. E então, “segui-Lo é um sinal de predestinação”. É nos colocar nessa ordem das coisas, naquele caminho para nossa mansão eterna, para a qual Deus nos criou e que Deus criou para nós.

Assim, Jesus diz João 10: 27-28: “Minhas ovelhas ouvem a minha voz e eu as conheço, e elas me seguem, e eu lhes dou a vida eterna, e nunca perecerão, e ninguém as arrancará da minha mão. . ” Dessa maneira, Deus ordenou para nós todas as graças de que precisamos; neles, estaremos livres de todas as tentações que possam ser difíceis demais para nós, nas quais nossa fraqueza especial estaria mais exposta. Essas maneiras, que as pessoas escolhem por mero gosto ou fantasia natural, são principalmente as que as expõem ao maior perigo de pecado e condenação. Pois eles os escolhem, apenas porque essas atividades lisonjeiam a maioria de suas próprias inclinações e dão margem a sua força natural e sua fraqueza moral. Assim, Jonas, não gostando de um dever que Deus lhe deu cumprir, se separou de Seu serviço, perdeu seu chamado passado, perdeu, na medida em que estava nele, seu lugar entre “a boa comunhão dos profetas” e, mas por A graça conquistadora de Deus teria terminado seus dias entre os desobedientes. Como nas Escrituras Sagradas, Davi se destaca sozinho dos santos, que haviam sido chamados depois, manchados de sangue; como o ladrão penitente fica sozinho convertido na morte; como Pedro permanece sozinho, lembrou depois de negar seu Senhor; então Jonas está de pé, o único profeta que, tendo obedecido e depois se rebelado, foi forçado pela providência e amor avassalador de Deus, a retornar e servi-Lo.

“Sendo profeta, Jonas não podia ignorar a mente de Deus, que, de acordo com Sua grande Sabedoria e Seus julgamentos insondáveis ??e Seus caminhos incontroláveis ??e incompreensíveis, Ele, através da ameaça, estava providenciando para os ninivitas que eles não deveriam sofrer. as coisas ameaçadas. Pensar que Jonas esperava se esconder no mar e iludir em fuga o grande Olho de Deus, era completamente absurdo e ignorante, em que não se deve acreditar, não digo de um profeta, mas de nenhuma outra pessoa sensata que possua alguma atitude moderada. conhecimento de Deus e Seu poder supremo. Jonah sabia tudo isso melhor do que ninguém, que, planejando sua fuga, mudou de lugar, mas não fugiu de Deus. Pois isso ninguém poderia fazer, escondendo-se no seio da terra ou nas profundezas do mar ou subindo (se possível) com asas no ar, ou entrando no inferno mais baixo, ou rodeado de nuvens espessas, ou tomando qualquer outro conselho para garantir seu vôo.

Isto, acima de todas as coisas e sozinho, não pode ser escapado nem resistido, Deus. Quando Ele deseja segurar e agarrar em Sua Mão, Ele vence o rápido, confunde o inteligente, derruba o forte, inclina a altiva, doma a frescura, subjuga o poder. Aquele que ameaçou a outros a poderosa Mão de Deus, não era ele próprio ignorante nem pensava que fugisse, Deus. Não vamos acreditar nisso. Mas desde que viu a queda de Israel e percebeu que a graça profética passaria para os gentios, ele se retirou do cargo de pregação e adiou o comando. ” “O profeta sabe, o Espírito Santo lhe ensinando, que o arrependimento dos gentios é a ruína dos judeus. Amante então de seu país, ele não inveja tanto a libertação de Nínive, como deseja que seu próprio país não pereça. – Vendo também que seus companheiros profetas são enviados às ovelhas perdidas da casa de Israel, para excitar o povo ao arrependimento, e que Balaão, o adivinho profetizou também a salvação de Israel, ele lamenta que somente ele seja escolhido para ser enviado. aos assírios, os inimigos de Israel, e à maior cidade dos inimigos, onde havia idolatria e ignorância de Deus. Mais ainda, ele temia que, por ocasião de sua pregação, se convertessem ao arrependimento, Israel deveria ser totalmente abandonado. Pois ele sabia pelo mesmo Espírito pelo qual a pregação aos gentios lhe era confiada, que a casa de Israel então pereceria; e ele temia que o que antes fosse, acontecesse em seu próprio tempo. ” “A fuga do profeta também pode ser referida à do homem em geral que, desprezando os mandamentos de Deus, partiu dEle e se entregou ao mundo, onde posteriormente, pelas tempestades de doenças e pelos destroços do mundo inteiro em fúria contra ele, ele foi compelido a sentir a presença de Deus e a retornar àquele a quem fugira. De onde entendemos que também aquelas coisas que os homens pensam para o bem, quando contra a vontade de Deus, são transformadas em destruição; e a ajuda não apenas não beneficia aqueles a quem é dada, mas também os que a dão são esmagados. Como lemos, o Egito foi conquistado pelos assírios, porque ajudou Israel contra a vontade de Deus. O navio é o imperador que recebeu o imperador; uma tempestade surge calma; nada está seguro quando Deus está contra nós. ”

Társis – , em homenagem a um dos filhos de Javan, Gênesis 10: 4 . era uma antiga cidade mercante da Espanha, outrora proverbial por sua riqueza ( Salmo 72:10 . Estrabão iii. 2. 14), que fornecia à Judéia prata Jeremias 10: 9 , Tiro com “todo tipo de riqueza”, também com ferro, estanho, chumbo. Ezequiel 27:12 , Ezequiel 27:25 . Era conhecido pelos gregos e romanos, como (com uma pronúncia mais dura) Tartessus; mas em nosso primeiro século, ele deixou de existir ou era conhecido sob outro nome. Os navios destinados a uma viagem, naquela época, por tanto tempo e construídos para transportar mercadorias, estavam naturalmente entre os maiores então construídos. “Navios de társis” correspondiam aos “índios do leste” dos quais alguns se lembram. O rompimento dos “navios de Társis pelo vento oriental” O Salmo 48: 7 é, devido ao seu tamanho e segurança geral, instanciado como um sinal especial da interposição de Deus.

E desceu a Joppa – Joppa, agora Jaffa (Haifa), era o único porto conhecido de Israel no Mediterrâneo. Lá os cedros foram trazidos do Líbano para o primeiro e o segundo templo 2 Crônicas 3:16 ; Esdras 2: 7 . Simão, o Macabeu ( Lucas 10:30 . Ele “desceu” do lugar que Deus honrou por Sua presença e proteção.

E ele pagou a tarifa – Jonas descreve circunstancialmente como ele deu todos os passos para o seu fim. Ele afundou, encontrou um navio fortemente construído indo para onde desejava, pagou a tarifa e embarcou. Ele parecia agora ter feito tudo. Ele se separou do país onde ficava seu escritório. Ele não tinha mais nenhum passo a dar. Ventos e ondas fariam o resto. Ele tinha que ficar quieto. Ele foi, apenas para ser trazido de volta novamente.

“O pecado leva nossa alma a muita falta de sentido. Pois, como os que são tomados pelo peso da cabeça e pela embriaguez são levados de maneira simples e aleatória, e, existindo uma cova ou precipício ou qualquer outra coisa abaixo deles, eles caem de surpresa; também os que caem no pecado, intoxicados pelo desejo do objeto, não sabem o que fazem, não vêem nada diante deles, presente ou futuro. Diga-me: Fugas ao Senhor? Espere um pouco, e aprenderá com o evento que não pode escapar das mãos de Seu servo, o mar. Pois assim que ele embarcou, ele também despertou suas ondas e as elevou ao alto; e, como serva fiel, encontrar sua escrava roubando parte da propriedade de seu senhor, não deixa de causar problemas sem fim àqueles que a acolhem, até que ela o recupere, assim também o mar, encontrando e reconhecendo sua companheira, assedia os marinheiros incessantemente, enfurecidos, rugindo, não os arrastando para um tribunal, mas ameaçando afundar o navio com todos os seus, a menos que eles restaurem a ela, seu companheiro de serviço.

“O pecador“ ressuscita ”, porque, ele ainda, labuta, ele deve. Se ele se afastar do caminho de Deus, porque é difícil, ele pode ainda não estar ocioso. Existe o caminho da ambição, da cobiça, do prazer, a ser pisado, que certamente são muito mais difíceis. ‹Nós nos cansamos ( Salmo 107: 23-27 .“ Aqueles que descem ao mar deste mundo e fazem negócios em águas poderosas – sua alma se derrete por causa de problemas; eles se agitam como um homem bêbado. , e toda a sua sabedoria é tragada. ”

Comentário de Thomas Coke

Jonas 1: 3 . Jonas levantou-se para fugir para Társis que, segundo Josefo, era Tarso, capital da Cilícia. Outros dizem Tartessus na Espanha. Da presença do Senhor, Houbigant lê: Pelo medo do Senhor. O que ele temia é mostrado no cap. Jonas 4: 2 . Ele esperava que, se estivesse a uma distância maior, Deus enviasse outro profeta para pregar arrependimento à cidade de Nínive. Grotius diz que a expressão significa “da terra de Israel”, a residência imediata de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Jonas 1: 3 . Mas Jonas levantou-se para fugir para Társis – Não é de admirar que Jonas seja avesso a empreender esta missão. Ele provavelmente o considerava perigoso, e poderia ficar tentado a pensar que seria inútil e não responderia a um fim valioso. A jornada era longa, e os perigos e dificuldades dela, ele supunha, seriam grandes. Os habitantes da cidade eram idólatras, e nada sabiam de Jeová, em cujo nome o aviso seria dado e a destruição denunciada. A cidade era orgulhosa e idólatra, e desprezava um israelita vindo de um país distante, pouco conhecido por muitos deles, ou pelo menos desprezado por eles. E ele tinha todos os motivos para supor que a entrega de uma mensagem tão desagradável atraísse para ele o ressentimento tanto dos governantes quanto da multidão. De fato, “quando refletimos como essa mensagem seria recebida nas ruas de Londres hoje, não devemos nos surpreender se ele estava extremamente relutante em realizar o serviço. Era necessária uma fé forte e um hábito de obediência sem reservas para superar a relutância que ele deve ter sentido: e talvez ele fosse um jovem, e ainda não estivesse empregado em empregos perigosos. ” Scott. E, além disso, o próprio Jonas atribui outro motivo, Jonas 4: 2 , a saber, que ele sabia que a misericórdia de Deus era grande e que era provável que Deus fosse levado a deixar de executar os julgamentos denunciados; e assim ele teria a vergonha de ser considerado um falso profeta. Esta e outras partes de sua conduta, no entanto, merecem censura. Mas, como observa o bispo Newcome, “os homens dotados de dons extraordinários do Espírito e fizeram os instrumentos de declarar a vontade de Deus para a humanidade, foram ocasionalmente sujeitos a grandes enfermidades humanas e até contraíram grande culpa”. De Társis, veja a nota em Isaías 2:16 . Da presença do Senhor – isto é, estar a uma distância da terra de Israel, a residência imediata de Deus, como Grotius e Locke interpretam a expressão. Houbigant, no entanto, lê, por medo do Senhor; e o que ele temia é mostrado em Jonas 4: 2 . Talvez Jonas esperasse que, se estivesse a uma distância maior, Deus enviasse outro profeta para pregar arrependimento aos ninivitas. E desceu a Joppa – um refúgio conhecido no Mediterrâneo. E ele encontrou um navio indo para Tarshish – Bound for, e pronto para navegar para o local que projetou. Assim, a Providência parecia favorecer seu plano e dar-lhe uma oportunidade de escapar. Observa, leitor, podemos estar fora do caminho do dever e, no entanto, podemos encontrar providências aparentemente favoráveis. Então ele pagou a tarifa e desceu a ela . Ele não perdeu tempo, pois estava com pressa de se afastar da presença do Senhor. Aqui vemos o que são os melhores homens quando Deus os deixa para si mesmos, e que necessidade temos, quando a palavra do Senhor vem a nós, de ter o Espírito do Senhor junto com a palavra, para trazer todo pensamento dentro de nós em obediência a ele. Vamos aprender daqui para cessar do homem, e não ter muita confiança em respeitar a nós mesmos ou aos outros no tempo da provação, mas quem pensa que está de pé, deve prestar atenção para que não caia.

Comentário de John Wesley

Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor, para Társis, e desceu a Jope; e achou um navio para Társis; pagou a tarifa e desceu a ele, para ir com eles a Társis, na presença do Senhor.

Da presença – Do lugar onde Deus geralmente se mostrava presente, revelando sua palavra e vontade a seus profetas. Talvez ele ache que Deus não o colocaria nesse trabalho, quando ele chegasse a um país estranho.

Comentário de Adam Clarke

Fugir para Társis – alguns dizem Tartessus, na Espanha, perto do estreito de Gibraltar, outros, Tarso, na Cilícia; e outros, Taprobana, ou a ilha do Ceilão, anteriormente chamada Taprobah; e Tabrobavagh em Sanscrit, até os dias atuais.

E desceu a Jope – este lugar é comemorado como aquele onde Andrômeda, filha de Cefeé, foi acorrentada a uma rocha e exposta a ser devorada por um monstro marinho, do qual ela foi libertada pelo valor de Perseu. É o porto mais próximo de Jerusalém naquele lado do Mediterrâneo.

E ele encontrou um navio – os fenícios mantinham um comércio considerável com Tartessus, Ezequiel 27:12 ; e foi provavelmente em um dos navios que Jonah embarcou.

Ele pagou a tarifa – pagou sua passagem. Isso mostra que havia tráfego entre os dois lugares e que cada passageiro pagava uma tarifa declarada.

Da presença do Senhor – Ele considerou que Deus residia particularmente na Judéia; e se ele saísse daquela terra, o Senhor provavelmente designaria outro profeta para transmitir a mensagem; pois Jonas parece ter considerado a empresa difícil e perigosa e, portanto, desejava evitá-la.

Comentário de E.W. Bullinger

levantou-se para fugir. Jonas sabia que a Assíria seria a espada do julgamento de Deus contra Israel. Se Nínive perecesse, Israel poderia ser salvo. A misericórdia de Deus poderia deter essa derrubada de Nínive. Foi por isso que Jonas se sacrificou para salvar sua nação? Isso explicaria seu vôo aqui e seu descontentamento, como claramente indicado em Jonas 4: 1-3 . Quando ele disse ( Jonas 1:12 ): “Aceite-me” , etc., ele havia contado o custo. Ele confessa aos homens (versículos: Jonas 1: 9 , Jonas 1:10 ), mas não a Deus. Ele deu sua vida para salvar seu povo. O tipo de Cristo pode ter começado aqui. Veja Gálatas 1: 3 , Gálatas 1:13 ; e compare Romanos 9: 1-3 .

Társis . Veja a nota em 1 Reis 10:22 .

da presença do Senhor. Referência ao Pentateuco ( Gênesis 4:16 ). App-92.

Joppa. Agora Jaffa. Compare Josué 19:46 , 2 Crônicas 2:16 . Atos 9:36 .

navio . Pleb. “aniyah = qualquer grande navio mercante. Não é a mesma palavra que em Jonas 1: 5 .

ele pagou a tarifa e contou o custo do seu voo. Veja notas sobre a estrutura, p. 1247

Comentário de John Wesley

Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor, para Társis, e desceu a Jope; e achou um navio para Társis; pagou a tarifa e desceu a ele, para ir com eles a Társis, na presença do Senhor.

Da presença – Do lugar onde Deus geralmente se mostrava presente, revelando sua palavra e vontade a seus profetas. Talvez ele ache que Deus não o colocaria nesse trabalho, quando ele chegasse a um país estranho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *