Estudo de Malaquias 3:8 – Comentado e Explicado

Pode o homem enganar o seu Deus? Por que procurais enganar-me? E ainda perguntais: Em que vos temos enganado? No pagamento dos dízimos e nas ofertas.
Malaquias 3:8

Comentário de Albert Barnes

Um homem deve roubar ou trapacear – defraudar Deus? Deus responde pergunta por pergunta, mas, com isso, leva-o para a alma do pecador e apela à sua consciência. A consciência está fortalecida e responde novamente: “Em quê?” Deus especifica apenas duas coisas, óbvias, patentes, que, sendo coisas materiais, elas não podiam negar. “Nos dízimos e ofertas.” As ofertas incluíam várias classes de dívidas a Deus:

a) os primeiros frutos;

(b) o meio-siclo anual Êxodo 30: 13-15 ;

(c) as ofertas feitas para o tabernáculo Êxodo 25: 2-3 ; Êxodo 35: 5 , Êxodo 35:21 , Êxodo 35:24 ; Êxodo 36: 3 , Êxodo 36: 6 e o segundo templo Esdras 8:25 em sua primeira ereção; é usado para ofertas comuns;

(d) dos dízimos de seus próprios dízimos, que os levitas pagaram aos sacerdotes Números 18:26 , Números 18: 28-29 ;

(e) das porções do sacrifício que foram acumuladas pelos sacerdotes Levítico 7:14 .

Comentário de Thomas Coke

Malaquias 3: 8 . Um homem roubará a Deus “Finja o que quiser à reverência e temor de Deus, se você tirar o que é consagrado, de acordo com a lei de Moisés, ao serviço de Deus e seu templo, você não faz melhor do que roubar a Deus ele mesmo.”

Comentário de Joseph Benson

Malaquias 3: 8-9 . Um homem roubará a Deus – Grotius lê: “Alguém se atreveria a roubar seus juízes como você me roubou?” a palavra traduzida por Deus às vezes significa juízes ou magistrados. Alguns outros apresentam a cláusula: É certo que Deus seja roubado (ou fraudado) pelo homem? Aqui Deus lhes dá uma resposta para sua pergunta no versículo anterior: Para onde retornaremos; ou se arrepender e alterar? Mas você me roubou – Apesar de ser tão injusto e presunçoso defraudar Deus, que os homens em geral têm medo de fazê-lo, mas você o fez. Você pergunta, onde você me roubou? Eu respondo: Nos dízimos e nas ofertas – Com isso parece significar as primícias de suas terras e gado, e outras ofertas que foram atribuídas aos sacerdotes, Deuteronômio 18: 4 , das quais receitas deviam prover os sacrifícios diários , e também mantém os levitas, que assistiram ao serviço no templo. Vocês são amaldiçoados com uma maldição – São grandemente amaldiçoados, ou você está sob uma maldição pesada e provavelmente ainda o fará, pois a maldição continuará sobre você enquanto você continuar neste seu caminho pecaminoso. Pois vós me roubastes, mesmo toda esta nação – Este não foi o crime de apenas alguns, mas em geral me enganaste, e o mal cairá sobre você por isso. Em uma nota em Romanos 2:22 , onde o apóstolo classifica o sacrilégio com a idolatria, Grotius observa: “Não há muitos distantes falsos de deuses colere e verum spoliare”. Há muito pouca diferença entre adorar falsos deuses e roubar o Deus verdadeiro.

Comentário de Adam Clarke

Um homem roubará a Deus? Aqui está um ponto em que você é culpado; retereis o dízimo e as ofertas do templo de Deus, para que a adoração divina seja negligenciada.

Comentário de E.W. Bullinger

homem Hebraico “adão. App-14.

rob = fraudar. Uma palavra rara. Ocorre apenas aqui, em Malaquias 3: 8 , Malaquias 3: 9 ; Provérbios 22:23 .

Deus Hebraico. Elohim . App-4.

roubaram = estão enganando.

dízimos. Referência ao Pentateuco ( Levítico 27: 30-33 . Números 18: 21-32 . Deuteronômio 12:17 , etc .; Malaquias 14: 22-29 ). App-92.

ofertas = ofertas elevadas. Literalmente, no dízimo e na oferta alçada. Hebraico. trumah. App-43. Não é a mesma palavra que nos versículos: Malaquias 3: 3 , Malaquias 3: 4 , Malaquias 3:10 , Malaquias 1:11 , Malaquias 1:13 ; Malaquias 2:12 , Malaquias 2:13 .

Referências Cruzadas

Levítico 5:15 – “Quando alguém cometer uma ofensa, pecando sem intenção em qualquer coisa consagrada ao Senhor, trará ao Senhor um carneiro do rebanho, sem defeito, avaliado em prata com base no peso padrão do santuário, como oferta pela culpa.

Levítico 27:2 – “Diga o seguinte aos israelitas: Se alguém fizer um voto especial, dedicando pessoas ao Senhor, faça-o conforme o devido valor;

Números 18:21 – “Dou aos levitas todos os dízimos em Israel como retribuição pelo trabalho que fazem ao servirem na Tenda do Encontro.

Josué 7:11 – Israel pecou. Violaram a aliança que eu lhes ordenei. Eles se apossaram de coisas consagradas, roubaram-nas, esconderam-nas, e as colocaram junto de seus bens.

Neemias 13:4 – Antes disso o sacerdote Eliasibe tinha sido encarregado dos depósitos do templo de nosso Deus. Ele era parente próximo de Tobias,

Salmos 29:2 – Atribuam ao Senhor a glória que o seu nome merece; adorem o Senhor no esplendor do seu santuário.

Provérbios 3:9 – Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações;

Malaquias 1:8 – “Na hora de trazerem animais cegos para sacrificar, vocês não vêem mal algum. Na hora de trazerem animais aleijados e doentes como oferta, também não vêem mal algum. Tentem oferecê-los de presente ao governador! Será que ele se agradará de vocês? Será que os atenderá? “, pergunta o Senhor dos Exércitos.

Malaquias 1:13 – E ainda dizem: ‘Que canseira! ’ e riem dela com desprezo”, diz o Senhor dos Exércitos. “Quando vocês trazem animais roubados, aleijados e doentes e os oferecem em sacrifício, deveria eu aceitá-los de suas mãos? “, pergunta o Senhor.

Mateus 22:21 – “De César”, responderam eles. E ele lhes disse: “Então, dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.

Marcos 12:17 – Então Jesus lhes disse: “Dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. E ficaram admirados com ele.

Lucas 20:25 – “De César”, responderam eles. Ele lhes disse: “Portanto, dêem a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

Romanos 2:22 – Você, que diz que não se deve adulterar, adultera? Você, que detesta ídolos, rouba-lhes os templos?

Romanos 13:7 – Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *