Estudo de Mateus 9:1 – Comentado e Explicado

Jesus tomou de novo a barca, passou o lago e veio para a sua cidade.
Mateus 9:1

Comentário de Albert Barnes

E ele entrou em um navio … – Jesus acedeu ao pedido do povo de Gadara Mateus 8:34 , recriou o lago de Gennesareth e voltou para sua própria cidade. Por “sua própria cidade” entende-se Cafarnaum Marcos 2: 1 , a cidade que naquele tempo era sua casa ou onde ele morava. Veja as notas em Mateus 4:13 . Esse mesmo relato, com algumas circunstâncias adicionais, está contido em Marcos 2: 3-12 e Lucas 5: 18-26 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 9: 1 . Ele entrou em sua própria cidade – ou seja, Cafarnaum. E eles trouxeram a ele um homem doente de paralisia – A história deste milagre está relacionada Marcos 2: 1-13 e Lucas 5: 18-26 , com mais circunstâncias do que as mencionadas aqui por Mateus, passagens que o leitor é, portanto, desejado consultar, para uma maior elucidação do que aqui é registrado. E Jesus, vendo a fé deles – a do paralítico e os que o levaram, a saber, a persuasão interior do poder divino e a confiança na bondade; disse aos doentes da paralisia: Filho

Um título de ternura e condescendência, seja de bom ânimo; teus pecados sejam perdoados – Por isso Jesus sugeriu, tanto ao paralítico quanto àqueles que o trouxeram, primeiro, que o pecado é a fonte de todos os nossos males; 2dly, que, sendo perdoado o pecado, as perturbações corporais não podem nos causar nenhum dano real ou duradouro; Tristemente, que o fim primário de sua vinda ao mundo era salvar seu povo de seus pecados; Quarto, que a remissão de pecados é a conseqüência incessante da fé em Cristo. Talvez, no entanto, Cristo possa falar assim, em parte com o objetivo de dar aos escribas e fariseus a ocasião de algum discurso.

Comentário de E.W. Bullinger

um navio o barco. O já mencionado no Mat 8.

Seu próprio. Veja nota em “particular” ( 2 Pedro 1:20 ).

cidade. Cafarnaum. Veja nota em Mateus 4:13 e App-169.

Comentário de John Calvin

Mateus 9: 1 . E entrou em sua própria cidade. Esta passagem mostra que Cafarnaum era geralmente o local de nascimento de Cristo, porque suas visitas a ele eram frequentes: pois não há espaço para duvidar, que é a mesma história que é relatada pelos três evangelistas, embora alguns circunstâncias podem ser mais exatamente relacionadas por um deles do que por outro. Lucas diz que os escribas vieram de várias partes da Judéia, que eram espectadores quando Cristo curou o paralítico; e ao mesmo tempo afirma indiretamente, que houve outros que também receberam cura pela graça de Cristo. Pois, antes de chegar ao paralítico, ele fala no número plural e diz que o poder de Deus foi exibido para curar suas doenças; o poder do Senhor estava presente para curá-los. A glória deste milagre foi muito notável. Um homem destituído do uso de todos os seus membros, deitado na cama e abaixado por cordões, de repente se eleva em saúde, vigor e agilidade. Outra razão especial pela qual os evangelistas se demoram mais nesse milagre do que em outros é que os escribas se ofenderam com Cristo por reivindicar poder e autoridade para perdoar pecados; enquanto Cristo pretendia confirmar e selar essa autoridade por um sinal visível.

Comentário de Adam Clarke

Ele entrou em sua própria cidade – Viz. Cafarnaum, onde ele parece ter morado em comum na casa de Pedro. Veja Mateus 4:13 e Mateus 8:14 . Este versículo pertence apropriadamente ao capítulo anterior.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 9: 1-7 . E ele entrou em um navio E, retornando em um navio, atravessou o lago e chegou à sua própria cidade [de Cafarnaum, onde havia morado depois de deixar Nazaré]. Mateus 9: 2, onde lhe trouxeram um paralítico deitado uma cama; e Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Tenha confiança, meu filho! seus pecados são perdoados. Heylin. Veja esse milagre mais circunstancialmente descrito em Marcos 2 e Lucas 5. No milagre de São Lucas, existe uma circunstância muito material, a saber, que alguns fariseus e doutores da lei que saíram de todas as cidades da Galiléia e da Judéia, e de Jerusalém, estavam sentados ao lado dele, enquanto ele ensinava, – e o poder do Senhor estava presente para curá-los, ou seja, aqueles seus auditores, de suas doenças espirituais; e então segue imediatamente, e eis que homens foram trazidos para uma cama ou sofá, um doente de paralisia; e como não havia outro acesso a Cristo, em razão da multidão que o envolvia, eles deixaram o paralítico atravessar os azulejos em seu sofá, no meio de Jesus (veja a nota em Marcos 2: 4 ), que , pleno como ele era do poder divino sanativo e, consequentemente, considerando o objeto que lhe era apresentado, não apenas em relação à sua doença corporal, mas mais especialmente em relação à sua enfermidade espiritual, pelo poder predominante do pecado, que incapacitava sua mente para disposições sagradas, como a paralisia fazia seu corpo pelas funções naturais; Eu digo que, considerando isso, Cristo aplicou, em primeiro lugar, o que era mais importante, e o libertou da culpa e do poder do pecado, dizendo: “Tenha confiança, meu filho! Seus pecados são perdoados”; ou, como pode ser traduzido, seus pecados são descartados. Médicos, antigos e modernos, nos dizem que às vezes as paralisias são ocasionadas pela intemperança; portanto, se esse paralítico trouxe sua doença sobre si mesmo, a propriedade dos termos em que a cura foi pronunciada aparecerá ainda mais completamente – seus pecados são perdoados: é preciso observar que, quando Jesus perdoa, ele perdoa imediatamente todos os pecados. pecado, o menor e o maior. Não é necessário dizer ao leitor que filho é um título de condescendência e ternura, pois pai era um título de respeito correspondente.

Os escribas que estavam presentes, decepcionados com sua curiosidade (pois esperavam ver uma cura corporal externa), ficaram surpresos ao ouvir nosso Senhor se expressar em termos tão incomuns, se ofenderam e em seus corações o condenaram por blasfêmia, por assumir para si mesmo uma autoridade para perdoar o pecado; Mateus 9: 3 . Cristo, a quem os segredos de todos os corações estão abertos, conhecia seus pensamentos: como ele é a Palavra Todo-Poderosa, que faz todas as coisas falando-as, assim, com ele dizer e fazer é a mesma coisa; o que ele claramente significa aqui por sua maneira de se expressar: o que é mais fácil de dizer, etc. Mateus 9: 5, ou seja: “Qual é o mais fácil de ser realizado, perdoá-lo por seus pecados ou libertá-lo de sua doença?” Nosso Senhor, como observamos anteriormente, vendo através do objeto doente apresentado a ele, e considerando também os distúrbios espirituais e corporais que o oprimiam, primeiro aplicou um remédio onde a falta era maior e perdoou seus pecados, e ao mesmo tempo o tempo o livrou do poder deles; mas essa era uma operação invisível e, embora de natureza muito superior a qualquer cura corporal, não era objeto de sentido e, consequentemente, não era discernível pelos espectadores, alguns dos quais estavam tão longe de acreditar no poder de Cristo para perdoar pecados, que eles o escandalizaram por assumir isso. Ele, portanto, instruiu a eles e a nós em uma questão de tão grande importância, fundamentada da seguinte maneira: “O que é mais fácil, pense:” libertar a mente da culpa e do poder do pecado (pois a palavra original é aplicável a ambos), ou um corpo contra uma doença? Curar o corpo é certamente o trabalho mais fácil; pois requer outro tipo de poder para atingir a culpa da mente, para operar sobre ela, para retificar suas inclinações cruéis, para formar outra forma, e reparar as desordens induzidas pelo pecado. Isso eu efetuei no paralítico aqui presente. Perdoei – ou, como o original pode ser traduzido, rejeitei seus pecados. Curei sua alma destemida: mas como essa operação divina é interna e, consequentemente, não discernível para vocês que são espectadores, acrescentarei um segundo milagre, que apesar de em todos os aspectos de natureza inferior, ainda tem a vantagem de ser visível e, portanto, é uma prova adequada do que afirmo. poder de curar almas pelas curas que trabalho sobre os corpos: e para que todos conheçam a autoridade que tenho para perdoar e descartar pecados, e curar as depravações da mente, eu te digo: Ó paralítico, levante-se, pegue seu sofá e volte para seu próprio lar. ” Os doentes persistiram e a multidão ficou maravilhada e glorificou a Deus. Podemos estender o mesmo modo de raciocinar a todas as curas milagrosas registradas no Evangelho e inferir de todos e de todos eles o poder divino de nosso Salvador de renovar e reformar as almas dos homens. Veja Heylin e as inferências extraídas deste capítulo.

Comentário de Spurgeon

Mateus 9: 1-2 . E ele entrou em um navio, e passou, e entrou em sua própria cidade. E eis que lhe trouxeram um homem doente de paralisia, deitado em uma cama; e Jesus, vendo a fé deles,

A fé dos portadores, e a fé do próprio homem paralítico,

Mateus 9: 2 . Disse aos enfermos da paralisia; Filho, tenha bom ânimo; teus pecados sejam perdoados.

Observou-se, por um escritor medieval, que não encontramos Cristo chamando nenhum dos apóstolos, nem mesmo o chefe deles, pelo nome que ele deu a esse homem paralítico, “Filho”. Este é o título que ele dá a um pecador doente de pecado, deitado em uma cama diante dele, esperando para ser curado. Oh, a ternura de Cristo ao pecado e à miséria! Ele coloca um tipo de filiação sobre esse homem que ele não possuía antes.

Mateus 9: 3 . E eis que alguns dos escribas disseram dentro de si: Este homem blasfema.

“Ele arroga para si a prerrogativa de Deus. Quem pode perdoar pecados senão somente Deus? ”

Mateus 9: 4-8 . E Jesus, sabendo os pensamentos deles, disse: Por que pensais o mal em vossos corações? Pois se é mais fácil dizer, Teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levante-se e ande? Mas para que saibais que o Filho do homem tem poder na terra para perdoar pecados, (diz ele aos enfermos da paralisia): Levanta-te, levanta-te na tua cama e vai para tua casa. E ele se levantou e partiu para sua casa. Mas quando as multidões viram, maravilharam-se e glorificaram a Deus, que dera tanto poder aos homens.

Eles viram corretamente neste milagre, realizado por Cristo, o poder dado ao homem, pois, como você observa, Cristo disse: “O Filho do homem tem poder na terra para perdoar pecados;” e essas pessoas magnificaram a Deus, para que um homem tivesse tal poder concedido a ele. Há uma elevação para toda a masculinidade na aliança de Cristo com ela; através dele, o Senhor deu grande poder aos homens.

Mateus 9: 9 . E quando Jesus passou dali,

O rei agora vai mostrar seu poder sobre a vontade humana.

Mateus 9: 9 . Ele viu um homem, chamado Mateus, sentado no recibo do costume; e disse-lhe: Segue-me. E ele se levantou e o seguiu.

Tudo se curva diante dele. Ele não é rei dos reis e senhor dos senhores? Já compreendemos a verdadeira medida de sua natureza divina e humana? Mesmo quando ele estava na terra, e conhecido como o Filho do homem, o que brilha em sua glória divina brilhou nesses atos verdadeiramente reais dele! Contudo, o arco condescendente era nosso rei! Onde fica o tribunal dele? Quem são seus atendentes? Ouço, –

Mateus 9:10 . E aconteceu que, enquanto Jesus se sentava à carne em casa, eis que muitos publicanos e pecadores vieram e se sentaram com ele e seus discípulos.

Senhor do mar, conquistador de demônios, curador de enfermos, perdoador de pecados, e agora ele tem para sua empresa publicanos e pecadores! Quando os fariseus viram, não viram condescendência, mas viram maldade nela.

Mateus 9:11 . E, vendo os fariseus, disseram aos seus discípulos: Por que come o seu Mestre com publicanos e pecadores?

Ah! por que de fato? Você e eu sabemos; esse é um segredo que nos fez amá-lo melhor do que quase tudo ao lado.

Mateus 9:12 . Mas quando Jesus ouviu isso, disse-lhes: Os que são inteiros não precisam de médico, mas os que estão doentes.

Ele veio aqui de propósito para curar nossas doenças. Oh, você que se sente esta noite doente de pecado, e doente de pecado, venha e sente-se com ele! Ele acrescentou: “Aquele que vier a mim, de maneira alguma o expulsarei”, e não o expulsará, apesar de sua pecaminosidade, se você vier a ele pela fé.

Mateus 9:13 . Mas ide e aprende o que isso significa: terei misericórdia e não sacrificarei; porque não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento.

Nunca devemos esquecer que Jesus é o Salvador do pecador. Ele não vem para salvar os santos; ele vem para salvar pecadores, e os santos que são salvos são impedidos de se tornarem pecadores por seu amor todo-poderoso.

Que Deus abençoe esta leitura das Escrituras para nós! Amém.

Esta exposição consistia em leituras de Mateus 8: 23-34 ; Mateus 9: 1-13 .

Comentário de Spurgeon

Mateus 9: 1-2 . E ele entrou em um navio, e passou, e entrou em sua própria cidade. E eis que lhe trouxeram um homem doente de paralisia, deitado em uma cama; e Jesus, vendo a fé deles, disse aos enfermos de paralisia; Filho, tenha bom ânimo; teus pecados sejam perdoados.

Nosso Senhor lidou primeiro com o mal maior, pois o pecado é pior do que uma doença tão terrível como a paralisia. O perdão do pecado é uma misericórdia ainda maior do que a cura da doença.

Mateus 9: 3-7 . E eis que alguns dos escribas disseram dentro de si: Este homem blasfema. E Jesus, sabendo os pensamentos deles, disse: Por que pensais o mal em vossos corações? Pois se é mais fácil dizer, Teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levante-se e ande? Mas para que saibais que o Filho do homem tem poder na terra para perdoar pecados, (diz ele aos enfermos da paralisia): Levanta-te, levanta-te na tua cama e vai para tua casa. E ele se levantou e partiu para sua casa.

Jesus primeiro provou sua divindade lendo os pensamentos secretos dos escribas, e depois deu mais uma evidência disso, realizando esse milagre notável.

Mateus 9: 8-9 . Mas quando as multidões viram, maravilharam-se e glorificaram a Deus, que dera tanto poder aos homens. E, saindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus, sentado no cumprimento do costume; e disse-lhe: Segue-me. E ele se levantou e o seguiu.

Este foi outro milagre notável, e expôs igualmente o poder da graça divina.

Mateus 9: 10-11 . E aconteceu que, enquanto Jesus se sentava à carne em casa, eis que muitos publicanos e pecadores vieram e se sentaram com ele e seu discípulo. E, vendo os fariseus, disseram aos seus discípulos: Por que come o seu Mestre com publicanos e pecadores?

Ele estava mais à vontade com publicanos e pecadores do que com escribas e fariseus, e era mais provável que o recebessem como seu Senhor e Salvador.

Mateus 9: 12-13 . Mas quando Jesus ouviu isso, disse-lhes: Os que são inteiros não precisam de médico, mas os que estão doentes. Mas ide e aprende o que isso significa: terei misericórdia e não sacrificarei; porque não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento.

Se ele tivesse chamado os justos, onde os teria encontrado? Não era provável que seu chamado fosse atendido pelos justos, mas os pecadores ouviram com alegria e, portanto, foram feitos justos por ele.

Mateus 9:14 . Então vieram a ele os discípulos de João, dizendo: Por que nós e os fariseus jejuamos frequentemente, mas teus discípulos não jejuam?

Não devemos supor que, como uma coisa é apropriada para nós mesmos, ela deve ser obrigatória para todos os outros. Pode ser adequado e correto que os discípulos de João jejuem com frequência, suas circunstâncias o exijam; mas pode ser bastante errado os discípulos de Cristo jejuarem, como podem estar em circunstâncias muito diferentes.

Mateus 9:15 . E Jesus disse-lhes: Os filhos da noiva podem lamentar enquanto o noivo estiver com eles?

Os discípulos de Cristo poderiam jejuar enquanto Cristo os alimentava com alimentos celestiais? Embora sua presença fosse para eles como o céu começado lá embaixo, teria sido inconsistente que estivessem de luto e jejum.

Mateus 9:15 . Mas virão os dias em que o noivo lhes será tirado, e então eles jejuarão.

E ninguém diria que eles eram casacas se, quando suas circunstâncias haviam mudado tanto, agissem em harmonia com as circunstâncias alteradas. Os discípulos não podiam lamentar enquanto Cristo estava com eles; você pode, crente, rápido enquanto Cristo está com você? Não pode ser; mas quando ele se afastar de você, você sofrerá com rapidez suficiente. Portanto, não devemos julgar os outros por nós mesmos, nem nos julgar ao mesmo tempo pelo que éramos em outro momento.

Mateus 9:16 . Ninguém põe um pedaço de roupa nova em uma roupa velha, porque o que é colocado para enchê-la tira da roupa;

Quando encolhe, –

Mateus 9:16 . E o aluguel é piorado.

Deve haver aptidão para as coisas; não imponha jejum a um coração alegre, nem o canto de hinos alegres a um espírito triste.

Mateus 9:17 . Os homens também não põem vinho novo em garrafas velhas; de outro modo as garrafas quebram, o vinho escorre e as garrafas perecem; mas põem vinho novo em garrafas novas, e ambas são preservadas.

Não espere de um jovem iniciante o que lhe seria inadequado, mesmo que isso deva ser muito agradável e aparentemente para um cristão idoso; e não espere ver em um cristão idoso todo o vigor e atenção do espírito que você procura nas almas ardentes, com todo o fervor do primeiro amor a Cristo. Vamos nos importar com as relações das coisas.

Comentário de Spurgeon

Mateus 9: 1 . E ele entrou em um navio, e passou, e entrou em sua própria cidade.

Nosso Senhor havia dado a esses gergesenos a oportunidade de se tornarem seus discípulos, o reino de Deus havia chegado muito perto deles, mas como eles se consideravam indignos disso, e imploraram que ele se afastasse de suas costas, ele não se forçou a eles. . Preste atenção, queridos amigos, se você apenas ouvir o evangelho uma vez, para não rejeitá-lo, pois talvez nunca tenha a oportunidade de ouvi-lo novamente.

Mateus 9: 2 . E eis que lhe trouxeram um homem doente de paralisia, deitado em uma cama; e Jesus, vendo a fé deles, disse aos enfermos de paralisia; Filho, tenha bom ânimo; teus pecados sejam perdoados.

Ele viu a fé do único homem que lhe foi trazido, e também a fé dos quatro portadores que o haviam decepcionado através do telhado.

Mateus 9: 3-4 . E eis que alguns dos escribas disseram dentro de si: Este homem blasfema. E Jesus, sabendo os pensamentos deles, disse: Por que pensais o mal em vossos corações?

Seu conhecimento dos pensamentos de seus corações deveria tê-los convencido de que ele era divino e que, portanto, tinha o direito de perdoar pecados. No entanto, eles não estavam em condições de aprender nada, pois pensavam que já sabiam tudo.

Mateus 9: 5 . Pois se é mais fácil dizer, Teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levante-se e ande?

Cada uma dessas ações precisava de poder divino; mas a divindade estando presente, não havia diferença quanto à manifestação desse poder entre o perdão dos pecados e a cura das doenças.

Mateus 9: 6-7 . Mas para que saibais que o Filho do homem tem poder na terra para perdoar pecados, (diz ele aos enfermos da paralisia): Levanta-te, levanta-te na tua cama e vai para tua casa. E ele se levantou e partiu para sua casa.

Carregando o colchão sobre o qual ele estava deitado. Ele manteria aquela cama guardada, acho você, para um memorial? Ou se ele usasse isso no futuro para dormir, não acordaria de noite na cama e louvaria ao Senhor pelo que havia feito por ele? Penso que devemos valorizar em nossa memória as obras de Cristo em nosso favor, se é que conhecemos sua grande salvação. Não me pergunto se existe um colchão em algum lugar de sua casa, uma cama ou um livro, ou algo com o qual esteja conectada a lembrança de alguma ação de amor infinito e graça onipotente.

Mateus 9: 8 . Mas quando as multidões viram, maravilharam-se e glorificaram a Deus, que dera tanto poder aos homens.

Eles não pensaram o suficiente e foram realmente ao fundo da questão, mas concluíram que era uma coisa maravilhosa que qualquer homem – que qualquer homem, como eles colocam, – deveria ter esse poder.

Mateus 9: 9 . E, saindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus, sentado no recibo do costume:

Observe como Mateus se descreve: “Quando Jesus passou dali, viu um homem chamado Mateus, sentado no recibo do costume”.

Mateus 9: 9 . E ele lhe disse: Segue-me. E ele se levantou e o seguiu.

Veja como tudo é obediente a Cristo. A paralisia deixa o homem paralítico e a dureza do coração parte do cobrador de impostos.

Mateus 9:10 . E aconteceu que, enquanto Jesus se sentava à carne em casa, eis que muitos publicanos e pecadores vieram e se sentaram com ele e seus discípulos.

Observe a modéstia desses primeiros gravadores; Mateus não diz que era sua própria casa onde esse encontro acontecia, nem que ele era o doador da festa. Marcos e Lucas fornecem essas informações.

Mateus 9: 11-13 . E, vendo os fariseus, disseram aos seus discípulos: Por que come o seu Mestre com publicanos e pecadores? Mas quando Jesus ouviu isso, disse-lhes: Os que são inteiros não precisam de médico, mas os que estão doentes. Mas ide e aprende o que isso significa; terei misericórdia, e não sacrifício.

Deus prefere fazer o bem a todos os rituais e ordenanças exteriores, mesmo os melhores: “Terei misericórdia, e não sacrifício”.

Mateus 9: 13-22 . Pois não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento. Então vieram a ele os discípulos de João, dizendo: Por que nós e os fariseus jejuamos frequentemente, mas teus discípulos não jejuam? E Jesus disse-lhes: Os filhos da noiva podem lamentar enquanto o noivo estiver com eles? mas virão os dias em que o noivo lhes será tirado, e então eles jejuarão. Ninguém põe um pedaço de roupa nova em uma roupa velha, porque o que é colocado para enchê-la tira da roupa, e o aluguel é pior. Os homens também não põem vinho novo em garrafas velhas; de outro modo as garrafas quebram, o vinho escorre e as garrafas perecem; mas põem vinho novo em garrafas novas, e ambas são preservadas. Enquanto ele lhes dizia estas coisas, eis que chegou um certo governante, eo adorou, dizendo: Minha filha está morta agora; mas vem e impõe a mão sobre ela, e ela viverá. E Jesus se levantou e o seguiu, assim como seus discípulos. E eis que uma mulher que estava doente com uma questão de sangue doze anos, veio atrás dele e tocou a bainha de suas vestes. Jesus, porém, virou-o e, quando a viu, disse: Filha, seja um bom consolo; a tua fé te salvou. E a mulher foi feita inteira a partir daquela hora.

Veja como ele espalha misericórdia por toda parte. Ele é carregado ao máximo com a eletricidade divina da saúde, e quem entra em seu caminho recebe uma bênção. Oh, pela presença daquele Cristo pleno e transbordante no meio de toda assembléia de adoração, pois ainda existem muitas pessoas doentes que precisam de um Salvador tanto quanto essas pessoas nos dias de Jesus!

Mateus 9:23 . E quando Jesus entrou na casa do governante, e viu os menestréis e o povo fazendo barulho,

Eles estavam reunidos para o funeral dessa jovem.

Mateus 9:24 . Ele lhes disse: Dá lugar: porque a criada não está morta, mas dorme. E eles riram dele com desprezo.

Eles não entenderam sua expressão; contudo, aparentemente, o sono difere da morte a esse respeito, porque o dorminhoco acorda novamente e volta à consciência. O Senhor Jesus Cristo não quis dizer que a donzela não estava morta; mas ele quis dizer que, como ela logo voltaria à vida, era como se fosse a imagem da morte. Para ela, a morte não era um beco sem saída, uma caverna escura sem uma abertura no outro extremo; era mais um túnel através do qual ela estava voltando novamente à vida.

Mateus 9: 25-26 . Mas quando o povo saiu, ele entrou e a pegou pela mão, e a criada se levantou. E a fama disto foi para o exterior em toda aquela terra.

E bem, pode; essa era a maravilha das maravilhas de que ele deveria ressuscitar os mortos.

Mateus 9:27 . E quando Jesus partiu dali, dois cegos o seguiram, chorando e dizendo: Tu, filho de Davi, tende piedade de nós.

Veja, meus irmãos, como o milagre se segue ao milagre, como o caminho de Cristo é, por assim dizer, pavimentado de misericórdia sobre misericórdia.

Mateus 9:28 . E, entrando em casa, chegaram-lhe os cegos; e Jesus lhes disse: Creia que eu sou capaz de fazer isso?

É uma grande coisa ter fé sobre o ponto específico que mais nos preocupa: “Acredita que eu sou capaz de fazer isso?” Alguns podem acreditar em tudo, exceto na única coisa pela qual a fé é mais necessária,

Mateus 9:28 . Disseram-lhe: Sim, Senhor.

Você pode, querido amigo, dizer: “Sim, Senhor”, sobre você?

Mateus 9: 29-31 . Então tocou os olhos deles, dizendo: De acordo com a sua fé, seja para você. E seus olhos foram abertos; e Jesus ordenou-lhes, dizendo: Vejam que ninguém sabe disso. Mas eles, quando partiram, espalharam sua fama por todo o país.

Isso foi muito errado da parte deles, pois eles deveriam ter obedecido às ordens de Cristo. Eles estavam fazendo muitas travessuras, embora, sem dúvida, pensassem que estavam fazendo o bem. O Salvador, antes de tudo, era modesto e não desejava que suas curas fossem relatadas. Em seguida, ele queria ter a oportunidade de fazer mais bem, e o relato dessa cura o levou a imensas multidões que o sobrecarregavam, e também excitou a animosidade dos fariseus, que o perseguiriam mais. Além disso, nosso Senhor não queria que os fariseus pensassem que ele curava as pessoas para que elas simplesmente o anunciassem. Penso que muitas vezes erramos ao imaginar que dar a conhecer tudo o que acontece, e mesmo tudo o mais, é o melhor caminho a seguir. Existe um modo de andar em sabedoria para com os que estão fora, e Cristo sabia disso; e esses cegos cujos olhos ele abriu não deveriam ter desobedecido a ele.

Mateus 9:32 . Quando saíram, eis que lhe trouxeram um homem mudo, possuído por um demônio.

“Como eles saíram.” Observe que sucessão de misericórdias Cristo dispersou; era uma espécie de tempestade de bênçãos, repique após repique, seguindo quase sem intervalo.

Mateus 9: 33-34 . E quando o diabo foi expulso, o mudo falou; e as multidões se maravilharam, dizendo: Isso nunca foi visto em Israel. Mas os fariseus disseram: Ele expulsa demônios através do príncipe dos demônios.

Como Cristo responde a essa provocação perversa?

Mateus 9:35 . E Jesus percorreu todas as cidades e aldeias, ensinando suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando toda doença e toda doença entre o povo.

Essa é a melhor resposta a dar aos caçadores, faça mais do que nunca. Não há como parar de latir de cães; então siga seu caminho, enquanto a lua brilha, deixe os cães latirem como quiserem. Oh, a glória do Mestre! Como uma nuvem que distribui chuvas de bênção para onde quer que ela se mova, ele continuou a fazer sua obra de vida.

Mateus 9: 36-38 . Mas quando viu as multidões, sentiu compaixão delas, porque desmaiaram e se espalharam pelo exterior, como ovelhas sem pastor. Então ele disse aos seus discípulos: A colheita é realmente abundante, mas os trabalhadores são poucos; Ore, pois, ao Senhor da colheita, para que envie trabalhadores para a sua colheita.

Ou “ele lançará trabalhadores em sua colheita”. Quem faz mais é sempre quem quer ver mais feito. Esse Cristo abençoado, com as mãos tão cheias de santa obra, é aquele que se ajoelha e clama ao grande Senhor da colheita para expulsar trabalhadores em sua colheita. Imitemo-lo tanto no trabalho como na oração.

Comentário de John Wesley

Sua própria cidade – Cafarnaum, Mateus 4:13 . Marcos 5:18 ; Lucas 8:37 .

Referências Cruzadas

Mateus 4:13 – Saindo de Nazaré, foi viver em Cafarnaum, que ficava junto ao mar, na região de Zebulom e Naftali,

Mateus 7:6 – “Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão”.

Mateus 8:18 – Quando Jesus viu a multidão ao seu redor, deu ordens para que atravessassem para o outro lado do mar.

Mateus 8:23 – Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.

Marcos 5:21 – Tendo Jesus voltado de barco para a outra margem, uma grande multidão se reuniu ao seu redor, enquanto ele estava à beira do mar.

Lucas 8:37 – Então, todo o povo da região dos gerasenos suplicou a Jesus que se retirasse, porque estavam dominados pelo medo. Ele entrou no barco e regressou.

Apocalipse 22:11 – Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *