Estudo de Mateus 9:35 – Comentado e Explicado

Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade.
Mateus 9:35

Comentário de Albert Barnes

And Jesus went about all the cities and villages … – That is, in all parts of Galilee, for his labors were, as yet, confined to that part of Palestine. Compare the notes at Matthew 4:24-25 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 9: 35-36 . Jesus percorreu todas as cidades, ensinando em suas sinagogas – Veja em Mateus 4:23 . Quando ele viu a multidão, ele foi movido com compaixão – Tendo vindo do céu para a Terra para buscar e salvar pecadores perdidos, foi afetado por ver essas multidões desejosas de instrução, e ainda destituídas dela, e correndo o risco de perecer sem ela. abandonados ou enganados por seus guias espirituais, e vivendo na ignorância das coisas que mais lhes interessavam saber, e em um estado de culpa e depravação. Porque eles desmaiaram – A expressão original: e??e??µe??? , denota aqui um tipo de desmaio, ou fraqueza, causado pela fome e pelo cansaço. Talvez a expressão possa se referir em parte ao cansaço de suas frequentes viagens em seguir a Cristo de um lugar para outro; pois muitos deles vieram, não apenas das várias partes da Galiléia, mas também da Judéia e Idumea, além do Jordão; e as fronteiras de Tiro e Sidom. O desmaio da alma, no entanto, é indubitavelmente pretendido aqui, e não do corpo. E foram espalhados no exterior – Gr. e???µµe??? , uma expressão que, de acordo com Elsner, significa exposta ao perigo contínuo, como ovelhas sem pastor. E, no entanto, esse povo tinha muitos professores; eles tinham escribas em todas as cidades, e os sacerdotes, cujos lábios deveriam ter dispensado conhecimento e em cuja boca o povo deveria ter procurado a lei ( Malaquias 2: 7 ), eram encontrados em todas as partes da terra. Mas eles não tinham professores que cuidavam de suas almas; e nenhum que fosse capaz, se quisesse, de lhes dar as instruções necessárias. Eles não tinham pastores segundo o coração de Deus. “Os professores que acabamos de mencionar”, diz Macknight, “eram guias cegos, perversos e preguiçosos, que todos os dias descobriam sua ignorância e maldade cada vez mais. Eles negligenciaram completamente o ofício de ensinar ou encheram a mente das pessoas com altas noções de observâncias e tradições rituais, para a menosprezo total dos deveres morais, que de uma maneira eles pisotearam; de modo que, em vez de servir a Deus, eles serviram sua própria glória, seu ganho e seu ventre. Portanto, qualquer aparência de religião que eles tivessem era totalmente fingida e hipócrita; na medida em que preferiam magoá-lo a prestar um serviço real aos interesses da piedade e da virtude. Além disso, as pessoas comuns, distraídas com as facções discordantes dos fariseus e saduceus, não sabiam o que escolher ou recusar. O caso, portanto, pedia em voz alta a compaixão de Jesus, que de fato nunca os desejava em nenhum momento, pois ele sempre apreciava o mais terno carinho por seus compatriotas; mas fluiu particularmente nesta ocasião, quando ele considerou que estavam em grande angústia por falta de alimento espiritual. ” E, portanto, sendo profundamente tocado com o sentimento de sua condição miserável, ele resolveu fornecer algum remédio para isso; o que, como afirma o evangelista aqui, ele procedeu imediatamente, instruindo seus discípulos a interceder com Deus para enviar trabalhadores para sua colheita, e imediatamente depois nomeando e enviando esses trabalhadores.

Comentário de E.W. Bullinger

sinagogas. Veja App-120.

pregação = anunciando. Grego. kerusso. Veja App-121.

o evangelho do reino = as boas novas do reino. Veja App-140.

evangelho = boas novas, boas notícias.

of = concernente. Genitivo de Relação. App-17.

cada. Figura do discurso Synecdoche (do gênero), App-6. Coloque para todo tipo.

doença. Grego. malakia. Ocorre apenas em Mateus (aqui; Mateus 4:23 ; Mateus 10: 1 ).

Entre as pessoas. Todos os textos omitem essas palavras.

Comentário de John Calvin

Matthew 9:35 . And Jesus went about This statement is made by way of anticipating an objection, and is intended to inform us that the whole ministry of Christ is not minutely described: for he was constantly employed in the discharge of his office; that is, in proclaiming the doctrine of salvation, and in confirming it by the addition of miracles. The gospel of the kingdom, we have already said, is a designation given to it from its effect, (533) for in this way God gathered to himself a people sadly scattered, that he might reign in the midst of them; and, indeed, he erected his throne for the express purpose of bestowing on all his people perfect happiness. Yet let us remember that we must be subject to God, in order that we may be exalted by him to the heavenly glory.

Comentário de Adam Clarke

Jesus percorreu todas as cidades e aldeias – da Galiléia. Veja em Mateus 4:23 , Mateus 4:24 ; (Nota). Um verdadeiro ministro de Jesus Cristo, segundo seu exemplo, não é detido em um lugar por uma provisão confortável feita por alguns, nem é desencorajado de prosseguir seu trabalho pela calúnia e perseguição de outros. É apropriado observar que, onde quer que Cristo venha, as provas de sua presença aparecem evidentemente: ele não faz nada além de milagres salutares e benéficos, porque seu ministério é um ministério de salvação.

Entre as pessoas – ?? t? ?a? . Esta cláusula é omitida por cerca de cinquenta MSS., Vários deles da primeira antiguidade e autoridade; pelo complutense e por Bengel; por ambos os siríacos, os árabes, os persas; os etíopes, góticos, saxões e todos os italianos, exceto quatro. Griesbach deixou de fora do texto.

Comentário de Spurgeon

9:35. E Jesus percorreu todas as cidades e aldeias, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda doença e toda doença entre o povo.

Essa foi sua resposta às calúnias blasfemas dos fariseus. Uma resposta gloriosa foi. Vamos responder à calúnia com maior zelo em fazer o bem. Pequenos lugares não foram desprezados por nosso Senhor: ele percorreu as aldeias e as cidades. A piedade da aldeia é da maior importância e tem uma estreita relação com a vida da cidade. Jesus transformou as antigas instituições em boa conta: as “sinagogas” se tornaram seus seminários. O seu ministério era triplo: expor o velho, proclamar o novo, curar os doentes. Observe a repetição da palavra “todo” como mostrando a amplitude de seu poder de cura. Tudo isso estava em relação à sua realeza; pois era “o evangelho do reino” que ele proclamava. Nosso Senhor era o “Grande Itinerante”: Jesus pregou e curou. Ele estava em uma missão médica e em uma turnê evangelística. Pessoas felizes que têm Jesus entre eles! Oh, que agora possamos ver mais dele trabalhando entre nosso próprio povo!

Mateus 9:36 . Mas quando viu as multidões, sentiu compaixão delas, porque desmaiaram e se espalharam pelo exterior, como ovelhas sem pastor.

Uma grande multidão é uma exigência de compaixão, pois sugere muito pecado e necessidade. Nesse caso, o grande desejo era a instrução: “eles desmaiavam” por falta de conforto; eles “foram espalhados no exterior” por falta de orientação. Eles estavam ansiosos para aprender, mas não tinham professores adequados. “Ovelhas que não têm pastor” estão em péssima situação. Desalinhado, desdobrado, desprotegido, o que será deles? Nosso Senhor foi despertado com um sentimento que agitou sua alma íntima. “Ele ficou comovido de compaixão.” O que ele viu não afetou apenas seus olhos, mas seu coração. Ele foi dominado pela simpatia. Todo o seu corpo foi agitado com uma emoção que colocou todas as faculdades em movimentos vigorosos. Ele agora é afetado em relação ao nosso povo da mesma maneira. Ele é movido com compaixão, se não o somos.

Mateus 9: 37-38 . Então ele disse aos seus discípulos: A colheita é realmente abundante, mas os trabalhadores são poucos; Ore, pois, ao Senhor da colheita, para que envie trabalhadores para a sua colheita.

Seu coração pesado buscava consolo entre “seus discípulos”, e ele lhes falou. Ele lamentou a escassez de trabalhadores. Os pretendentes eram muitos, mas os verdadeiros “trabalhadores” na colheita eram poucos. As roldanas estavam estragando. As multidões estavam prontas para serem ensinadas, assim como o trigo maduro está pronto para a foice; mas havia poucos para instruí-los, e onde mais professores poderiam ser encontrados? Deus somente pode expulsar ou “enviar trabalhadores”. Ministros feitos pelo homem são inúteis. Ainda existem campos sobrecarregados de cavalheiros que não podem usar a foice. Ainda assim, os verdadeiros pastores são poucos e distantes entre si. Onde estão os ministérios instrutivos e conquistadores de almas? Onde estão aqueles que nascem para a salvação de seus ouvintes? Vamos suplicar ao Senhor da colheita que cuide de sua própria colheita e envie seus próprios homens. Muitos podem se emocionar com a pergunta: “A quem devo enviar? E quem irá por nós? para responder: “Aqui estou eu! Me envie.”

10: 1. E quando ele chamou seus doze discípulos, deu-lhes poder contra espíritos imundos, para expulsá-los e curar todo tipo de doença e todo tipo de doença.

Veja a maneira de fazer apóstolos. Eles foram os primeiros discípulos e depois professores de outras pessoas: eram especialmente dele, e depois foram dados para serem uma bênção para os homens. Eles foram “chamados a ele”; e assim o chamado mais alto chegou a eles. Na presença de seu Senhor, eles receberam seus equipamentos:

“Ele lhes deu poder.” Isso acontece conosco em nosso próprio escritório especial? Vamos a ele, para que sejamos vestidos com a sua autoridade e cingidos com a sua força. O poder deles era milagroso; mas era uma imitação do Senhor deles, e as palavras aplicadas a ele são praticamente as mesmas que vimos em uso sobre seus milagres de cura. Os doze foram feitos para representar seu Senhor. Nós também podemos estar habilitados a fazer o que Jesus fez entre os homens. Oh, para tal investidura!

Esta exposição consistia em leituras de Mateus 9: 35-38 ; Mateus 10: 1 ; Mateus 13: 3-8 ; Mateus, 18-23.

Referências Cruzadas

Mateus 4:23 – Jesus foi por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo.

Mateus 11:1 – Depois que terminou de instruir seus doze discípulos, Jesus saiu para ensinar e pregar nas cidades da Galiléia.

Mateus 11:5 – os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres;

Marcos 1:32 – Ao anoitecer, depois do pôr-do-sol, o povo levou a Jesus todos os doentes e os endemoninhados.

Marcos 6:6 – E ficou admirado com a incredulidade deles. Então Jesus passou a percorrer os povoados, ensinando.

Marcos 6:56 – E aonde quer que ele fosse, povoados, cidades ou campos, levavam os doentes para as praças. Suplicavam-lhe que pudessem pelo menos tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocavam eram curados.

Lucas 4:43 – Mas ele disse: “É necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus noutras cidades também, porque para isso fui enviado”.

Lucas 13:22 – Depois Jesus foi pelas cidades e povoados e ensinava, prosseguindo em direção a Jerusalém.

Atos dos Apóstolos 2:22 – “Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *