Estudo de Números 14:21 – Comentado e Explicado

Mas, pela minha vida e pela minha glória que enche toda a terra,
Números 14:21

Comentário de Albert Barnes

Render: Mas tão verdadeiramente como eu vivo, e como toda a terra se encherá da glória do Senhor; Números 14:22 todos aqueles homens, etc .; Números 14:23 não verá, etc.

Números 14:22

Essas dez vezes – Dez é o número que importa a integridade. Compare Gênesis 31: 7. A sensação é de que a medida de sua provocação estava agora cheia: o dia da graça havia finalmente terminado. No entanto, alguns enumeram 10 ocasiões diferentes nas quais o povo havia tentado a Deus desde o êxodo.

O Salmo 90 , intitulado “uma Oração de Moisés”, foi considerado mais apropriadamente como uma espécie de piada sobre aqueles que foram sentenciados tão terrivelmente por Deus a desperdiçar no deserto.

Comentário de Adam Clarke

Toda a terra será preenchida, etc. – ???? ?? kol haarets , all Esta terra, isto é, a terra de Canaã, que só foi cumprida segundo a letra quando a pregação de Cristo e seus apóstolos foi ouvida em todas as cidades e aldeias da Judéia . Não parece que todo o globo terrestre seja entendido por essa expressão em qualquer um dos lugares onde ocorre, conectado a essa promessa de difusão da luz divina. Veja Salmo 72:19 ; Isaías 40: 5 ; Habacuque 2:14 .

Comentário de John Wesley

Mas tão verdadeiramente como eu vivo, toda a terra se encherá da glória do SENHOR.

Com a glória do Senhor – Com o relato dos atos gloriosos e justos de Deus em punir esse povo rebelde.

Comentário de John Calvin

21. Mas tão verdadeiramente como eu vivo, toda a terra. É, de fato, claro que Deus aqui jura por Sua vida e glória: o significado é apenas ambíguo a esse respeito, que alguns o traduzem no pretérito, que a terra havia sido preenchida com Sua glória, que já havia sido exibida em tantos milagres. E isso parece concordar bem com o que se segue: “Aqueles que viram a minha glória – não verão a terra;” ainda assim, o tempo futuro se ajusta melhor ao contexto, a saber, que Deus deve chamar para testemunhar Sua glória, a qual Ele afirmará a seguir. Moisés temia que a destruição do povo se transformasse em opróbrio e continuamente contra Deus; Deus agora declara com juramento que reivindicaria Sua glória de tal maneira que aqueles que eram culpados de um crime tão grande não deveriam escapar do castigo. Ele proclama que aqueles que não deveriam ver a terra, que fecharam os olhos contra os milagres, dos quais haviam sido espectadores e testemunhas oculares, e em sua cegueira se esforçaram para não os pôr em nada. Pois, como não haviam sido ensinados a temer a Deus por tantos sinais, eram piores do que indignos de contemplar a terra, cuja posse lhes devia ser assegurada por esses mesmos sinais, se a verdade de Deus não tivesse sido totalmente rejeitado por sua ingratidão.

Deus reclama que Ele foi “tentado” por eles “dez vezes”; porque eles não haviam cessado constantemente de provocá-Lo por sua perversidade; pois não se trata de um número fixo ou definido, mas Deus indicaria apenas que eles o fizeram sem medida ou fim. Em outro lugar (60), mostramos o que é tentar Deus, a saber, sujeitar Seu poder ao domínio restrito de nossos próprios sentidos e prescrever a Ele o modo em que Ele deve agir, de acordo com nossos próprios desejos: de modo a adiar a Ele não mais do que a nossa razão carnal dita. A fonte e a causa dessa tentação de Deus estão subordinadas, isto é, quando os homens se recusam a ouvir Sua voz; já que nada além de obediência, que é a amante da humildade, pode restringir nossa insolência.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 32:40 – Ergo a minha mão para os céus e declaro: Juro pelo meu nome que,

Salmos 72:19 – Bendito seja o seu glorioso nome para sempre; encha-se toda a terra da sua glória. Amém e amém.

Isaías 49:18 – Erga os olhos e olhe ao redor; todos os seus filhos se ajuntam e vêm até você. Juro pela minha vida Que você vestirá a todos como ornamento; você os vestirá como uma noiva”, declara o Senhor.

Jeremias 22:24 – “Juro pelo meu nome”, diz o Senhor, “que ainda que você, Joaquim, filho de Jeoaquim, rei de Judá, fosse um anel de selar em minha mão direita, eu o arrancaria.

Ezequiel 5:11 – Por isso, juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que por ter contaminado meu santuário com suas imagens detestáveis e com suas práticas repugnantes, eu retirarei o meu favor. Não olharei com piedade para ti e não a pouparei.

Ezequiel 18:3 – “Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que vocês não citarão mais esse provérbio em Israel.

Ezequiel 33:11 – Diga-lhes: ‘Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que iriam morrer, ó nação de Israel? ’

Ezequiel 33:27 – “Diga isto a eles: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Juro pela minha vida, que os que restam nas ruínas cairão pela espada, e que entregarei os que estão no campo aos animais selvagens para serem devorados, e que os que se abrigam em fortalezas e em cavernas morrerão de peste.

Habacuque 2:14 – E a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar.

Sofonias 2:9 – Por isso, juro pela minha vida”, declara o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, “Moabe se tornará como Sodoma e os amonitas como Gomorra: um lugar tomado por ervas daninhas e poços de sal, uma desolação perpétua. O remanescente do meu povo os saqueará; os sobreviventes da minha nação herdarão a terra deles”.

Mateus 6:10 – Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *