Estudo de Números 14:39 – Comentado e Explicado

Moisés referiu tudo isso aos filhos de Israel, e o povo ficou profundamente desolado.
Números 14:39

Comentário de John Wesley

E Moisés disse estas palavras a todos os filhos de Israel: e o povo se lamentou grandemente.

E o povo lamentou muito – mas agora era tarde demais. Agora não havia lugar para arrependimento. Um luto como este existe no inferno; mas as lágrimas não extinguirão as chamas.

Comentário de John Calvin

39. E Moisés disse todas essas palavras. Foi, de fato, uma justa causa de luto, quando souberam que Deus, cujo sofrimento há tanto tempo abusara tanto, seria a partir de agora inexorável. Contudo, aqui colocamos diante de nossos olhos que “a tristeza do mundo que opera a morte”, como Paulo diz ( 2 Coríntios 7:10 ), quando os iníquos, enquanto choram e se queixam, deixam de não murmurar contra Deus; mais ainda, quando eles mordem com mais obstinação e, assim, como bestas selvagens e indomáveis, avançam para a destruição em desespero cego. O castigo temporal não podia, de fato, ser resgatado por nenhuma lágrima; mas, se houvesse a disposição de se arrepender, o único remédio seria voluntariamente se submeter e, calmamente, passar por qualquer castigo que Deus pudesse agradar. Antes de tudo, porém, eles se esforçam orgulhosamente para se livrar do castigo que lhes é concedido e, enquanto fingem penitência, chutam cada vez mais contra Deus. Não há dúvida, mas foi sob o pretexto de submissão que eles se prepararam no dia seguinte para avançar; mas por que isso aconteceu, exceto que eles poderiam anular o decreto inviolável de Deus! No entanto, eles procuraram, como se fossem contra os Seus. vontade, abrir caminho para si mesmos, embora Ele proibisse. “Eis que (eles disseram) estamos prontos;” Mas era tarde demais; pois a oportunidade havia fugido. Pois, como o Profeta nos exorta a “buscar o Senhor enquanto ele pode ser encontrado” ( Isaías 4: 6 ), também devemos segui-Lo quando Ele nos chama. Mas de que proveito foi essa vivacidade indevida do povo? Quando Deus deseja que eles se retirem para o deserto, eles afetam o desejo de obedecê-Lo, avançando mais; e ainda assim teria sua confissão de pecado aceita como uma satisfação suficiente.

Referências Cruzadas

Exodo 33:4 – Quando o povo ouviu essas palavras terríveis, começou a chorar, e ninguém usou enfeite algum.

Provérbios 19:3 – É a insensatez do homem que arruína a sua vida, mas o seu coração se ira contra o Senhor.

Isaías 26:16 – Senhor, no meio de aflição te buscaram; quando os disciplinaste sussurraram uma oração.

Mateus 8:12 – Mas os súditos do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.

Hebreus 12:17 – Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *