Estudo de Salmos 119:153 – Comentado e Explicado

Vede a minha aflição e libertai-me, porque não me esqueci de vossa lei.
Salmos 119:153

Comentário de Albert Barnes

Consider mine affliction … – This commences a new division of the psalm, indicated by the Hebrew letter Resh ( ? r ), corresponding to our “r.” The prayer here is, that God would look upon his trial; that he would regard it as it really was; that he would not turn away from it, or pass it by, as if it were a trifle – a thing not worthy to claim his attention. Veja as notas no Salmo 9:13 .

For I do not forget thy law – I endeavor to be obedient, submissive, patient. As a suffering child of thine, I come to thee, and beseech thee to interpose and save me.

Comentário de E.W. Bullinger

entregar. Vinte e cinco palavras hebraicas assim traduzidas. Aqui, halaz = resgate (com uma mão gentil); não é a mesma palavra que nos versículos: Salmos 119: 134 , Salmos 119: 154 , Salmos 119: 170 .

Comentário de Adam Clarke

Considere minha aflição – veja minha dependência ou humilhação: mas os olhos do Senhor afetam seu coração; e, portanto, ele nunca vê as angústias de seus seguidores sem considerar a situação deles e lhes oferecer ajuda.

Comentário de John Calvin

153. Eis minha aflição e me resgata. O salmista ensina por seu próprio exemplo que aqueles que são devotados ao serviço e ao temor de Deus não devem ser desencorajados, embora não sejam recompensados ??por isso neste mundo. Sua condição na terra é de guerra e, portanto, não devem se assombrar com a diversidade, mas sim descansar satisfeitos com a consideração consoladora de que o portão da oração está aberto para eles. No entanto, o Profeta não se orgulha dele, se esforça para cumprir a lei, como se ele tivesse que Deus pagar-lhe salários por seu serviço, mas apenas para mostrar que ele era um dos servos de Deus, assim como ele falou de sua esperança de que ele estava assim em outros lugares. Esta razão, pois não esqueci a tua lei, pela qual ele pede a Deus que considere sua aflição e o salve, é peculiarmente forçada no presente caso; pois é uma evidência de nenhuma coragem comum quando, em vez de sermos afastados do temor de Deus pela adversidade, lutamos contra as tentações e o procuramos mesmo quando ele parece propositalmente nos afastar dele.

Referências Cruzadas

Exodo 3:7 – Disse o Senhor: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo.

Neemias 9:32 – “Agora, portanto, nosso Deus, ó Deus grande, poderoso e temível, fiel à tua aliança e misericordioso, não fiques indiferente a toda a aflição que veio sobre nós, sobre os nossos reis e os nossos líderes, sobre os nossos sacerdotes e profetas, sobre os nossos antepassados e sobre todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até hoje.

Salmos 9:13 – Misericórdia, Senhor! Vê o sofrimento que me causam os que me odeiam. Salva-me das portas da morte,

Salmos 13:3 – Olha para mim e responde, Senhor meu Deus. Ilumina os meus olhos, do contrário dormirei o sono da morte;

Salmos 25:19 – Vê como aumentaram os meus inimigos e com que fúria me odeiam!

Salmos 119:16 – Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra.

Salmos 119:98 – Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo.

Salmos 119:109 – A minha vida está sempre em perigo, mas não me esqueço da tua lei.

Salmos 119:141 – Sou pequeno e desprezado, mas não esqueço os teus preceitos.

Salmos 119:159 – Vê como amo os teus preceitos! Dá-me vida, segundo o teu amor leal.

Salmos 119:176 – Andei vagando como ovelha perdida; vem em busca do teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos.

Lamentações 2:20 – “Olha, Senhor, e considera: A quem o Senhor tratou dessa maneira? Deverão as mulheres comer os próprios filhos, as crianças de quem elas cuidaram? Deverão os profetas e os sacerdotes ser assassinados no santuário do Senhor?

Lamentações 5:1 – Lembra-te, Senhor, do que tem acontecido conosco; olha e vê a nossa desgraça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *