Estudo de Lamentações 2:20 – Comentado e Explicado

Res. Olhai, Senhor, e considerai! A quem jamais tratastes assim? Como! Mães a devorar os seus frutos, suas criancinhas de colo! Foram massacrados sacerdotes e profetas no santuário do Senhor!
Lamentações 2:20

Comentário de Albert Barnes

O sentido é: “Vê, Senhor, e olha! a quem trataste assim? As mulheres comerão seus frutos – filhos que ainda devem carregar? sendo a criança envolta em um que ainda precisa ser amamentada e carregada em seus braços.

Comentário de Thomas Coke

Lamentações 2:20 . Considere a quem você fez isso se você fez o mesmo com alguém. Houbigant.

Comentário de Adam Clarke

Considere a quem você fez isso – Talvez o melhor sentido desse versículo difícil seja o seguinte: “Tu és nosso Pai, somos teus filhos; destruirás a tua própria descendência? Já se ouviu dizer que uma mãe devorou ??seu próprio filho, um criança indefesa de um palmo de comprimento? ” Que foi predito que deveria haver tanta angústia no cerco – que as mães deveriam ser obrigadas a comer seus próprios filhos, é bastante evidente em Levítico 26:29 ; Deuteronômio 28:53 , Deuteronômio 28:56 , Deuteronômio 28:57 ; mas a visão anterior do sujeito parece a mais natural e é mais bem sustentada pelo contexto. O padre e o profeta são mortos; os jovens e os velhos jazem no chão nas ruas; as virgens e os jovens caem pela espada. “Mataste-os no dia da tua ira; mataste, e não sentiste pena.” Ver Deuteronômio 4:10 .

Comentário de John Calvin

Aqui, também, Jeremias dita palavras, ou uma forma de oração aos judeus. E essa queixa foi motivo de piedade, porque Deus havia afligido, não estranhos, mas as pessoas que ele adotara. Na verdade, os intérpretes dão outra explicação: “Vê Jeová, a quem você fez isso?” isto é, alguém já foi tão severamente afligido? Mas eu não acho que a comparação seja feita aqui, o que eles procuram fazer, mas que o povo somente põe diante de Deus a aliança que ele havia feito com seus pais, como se dissessem: “Ó Senhor, você assim se enfureceu cruelmente contra estranhos, não teria havido nada tão maravilhoso; mas, como somos a sua herança e a abençoada descendência de Abraão, uma vez que você tem o prazer de nos escolher como seu povo peculiar, o que isso significa, que você nos trata com tanta severidade? ”

Agora, então, percebemos o verdadeiro significado do Profeta, quando, na pessoa do povo, ele fala assim: Vê e olha para Jeová, a quem você fez isso ; pois tu tens a ver com teus filhos; não que os judeus possam alegar alguma dignidade; mas a eleição gratuita de Deus deve ter sido abundantemente suficiente para atrair misericórdia. Os fiéis aqui simplesmente não pedem a Deus para ver, mas acrescentam outra palavra: Preste atenção . Pelas duas palavras, elas expressam mais completamente a indignidade do que aconteceu, como se dissessem, que era como um prodígio que o povo de Deus fosse tão severamente afligido, escolhido por ele: veja , então, a quem você tem feito isso

E esse modo de orar era muito comum, como achamos dito nos Salmos,

“Derrama a tua ira sobre as nações que não te conhecem, e sobre os reinos que não invocam o teu nome.” ( Salmos 79: 6. )

E uma passagem semelhante que já observamos em nosso Profeta. ( Jeremias 10:25 .) A soma do que é dito é que havia uma razão justa pela qual Deus deveria recorrer à misericórdia e ser reconciliado com seu povo, porque ele não tinha nada a ver com alienígenas, mas com sua própria família. , a quem ele teve o prazer de adotar. Mas o resto vou adiar até amanhã.

Comentário de E.W. Bullinger

considerar. Coloque dois pontos depois de “considerar” e um “?” Depois de “isto”.

Deve . . . ? Figura do discurso Erotose. App-6. Referência ao Pentateuco ( Levítico 26:29 . Deuteronômio 28:53 ). App-92.

período. Veja App-51.

Comentário de John Wesley

Eis, ó Senhor, e considera a quem fizeste isto. As mulheres comerão seus frutos e os filhos de um palmo por muito tempo? o sacerdote e o profeta serão mortos no santuário do Senhor?

Quem – não os pagãos, mas para o seu próprio povo.

Mulheres – Aceitarás que as mulheres satisfaçam sua fome com o fruto de seus próprios corpos?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *