Estudo de Salmos 119:28 – Comentado e Explicado

Chora de tristeza a minha alma; reconfortai-me segundo vossa promessa.
Salmos 119:28

Comentário de Albert Barnes

Minha alma derrete – Margem, “cai”. A palavra hebraica aqui empregada – ??? dâlaph – significa soltar, pingar, destilar, falar de uma casa, como quando a chuva cai através do telhado, Eclesiastes 10:18 ; então, derramar lágrimas, chorar, Jó 16:20 – e este parece ser o significado aqui. A idéia de derreter não está correta na palavra, e o termo chorar expressaria melhor o significado. Sua alma parecia derramar lágrimas. Transbordou de lágrimas. No entanto, existe uma idéia de choro abundante ou constante. Não é um jorro de emoção, como quando dizemos que alguém está “banhado em lágrimas”; é a idéia de um fluxo constante ou gotas de lágrimas – lentas, silenciosas, mas constantes – como se a alma estivesse pingando ou se dissolvendo. Assim, a ideia é mais impressionante e bonita do que a de derreter. É uma tristeza silenciosa, mas contínua, que lentamente desgasta a alma. Existem dois tipos de tristeza:

(a) o representado por torrentes de lágrimas, como torrentes ferozes que varrem tudo, e logo passam;

(b) o outro é o suave abandono – o desgaste constante – o lento desgaste causado pela dor interior, que secretamente mas certamente desgasta a alma.

O último é mais comum e mais difícil de suportar do que o outro. A Septuaginta e a Vulgata Latina traduzem isso: “Minha alma dorme”.

Para peso – Esta palavra significa tristeza, tristeza, irritação. Provérbios 14:13 ; Provérbios 17:21 . É aqui tristeza silenciosa; tristeza oculta. Quantos, portanto, pinho em segredo, até que a vida se desgasta lentamente, e eles afundam na sepultura.

Fortalece-me – dá-me força para enfrentar esse desgaste constante – esse lento trabalho de tristeza. Precisamos de força para suportar grande e repentina tristeza; não precisamos menos do que suportar aquilo que constantemente veste sobre nós; o que deixa nosso sono desconfortável; que ataca nossos nervos e lentamente devora nossa vida.

De acordo com a tua palavra – Veja Salmos 119: 9 , Salmo 119: 25 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 119: 28 . Minha alma derrete, etc. – Ou, minha alma cai por peso; levanta-me tu, & c. Alguns pensam que David profere essa triste queixa em remorso pela culpa de seu suposto engano, e as conseqüências desse engano, em Nob: Mas o Dr. Delaney o justifica inteiramente de qualquer acusação desse tipo. Veja Vida de Davi, b. 1 Crônicas 11.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 119: 28 . Minha alma derrete – Como cera diante do fogo, através da tristeza divina pelo pecado; ou afunda sob o peso da minha aflição. Fortalece-me – para que eu possa suportar meus fardos pacientemente e alegremente, e vencer todas as tentações, e não trazer novos problemas e angústias a mim mesmo ao recair no pecado.

Comentário de E.W. Bullinger

derrete = chora. Ocorre apenas aqui. Jó 16:20 . Eclesiastes 10:18 .

palavra. Como nos Salmos 119: 9 . Alguns códices lêem plural; mas outros códices, com Septuaginta e Vulgata, leem “por (ou em) tuas palavras” (plural)

Comentário de Adam Clarke

Minha alma derrete ??? dalaph significa destilar, cair como lágrimas dos olhos. À medida que minhas angústias fazem as lágrimas se desvanecerem dos meus olhos, a carga esmagadora de minhas aflições faz com que minha vida reflua e vaze.

Comentário de John Calvin

28. Minha alma se afasta de pesar Como pouco antes ele disse que sua alma se agarrava ao pó, agora agora, quase da mesma maneira, ele reclama que se derreteu de pesar. Alguns pensam que ele alude às lágrimas, como se dissesse que sua alma se dissolveu em lágrimas. Mas o significado mais simples é que sua força foi derramada como água. O verbo está no tempo futuro, mas denota uma ação contínua. O profeta assegura a si mesmo um remédio para isso, sua extrema tristeza, desde que Deus estenda a mão para ele. Anteriormente, quando quase sem vida, ele nutria a expectativa de um reavivamento através da graça de Deus; agora também, pelos mesmos meios, ele acalenta a esperança de ser restaurado a um vigor renovado e completo, apesar de estar quase consumido. Ele repete a expressão, de acordo com a tua palavra, porque, além da sua palavra, o poder de Deus nos proporcionaria pouco conforto. Mas quando ele vem em nosso auxílio, mesmo que nossa coragem e força falhem, sua promessa é abundantemente eficaz para nos fortalecer.

Comentário de John Wesley

A minha alma derrete pelo peso; fortalece-me segundo a tua palavra.

Derrete – Como cera diante do fogo.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 33:25 – Sejam de ferro e bronze as trancas das suas portas, e dure a sua força como os seus dias.

Josué 2:11 – Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.

Josué 2:24 – E disseram a Josué: “Sem dúvida o Senhor entregou a terra toda em nossas mãos; todos estão apavorados por nossa causa”.

Salmos 22:14 – Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo.

Salmos 27:14 – Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.

Salmos 29:11 – O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor dá a seu povo a bênção da paz.

Salmos 107:26 – Subiam aos céus e desciam aos abismos; diante de tal perigo, perderam a coragem.

Isaías 40:29 – Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.

Isaías 40:31 – mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

Zacarias 10:12 – Eu os fortalecerei no Senhor, em meu nome marcharão”, diz o Senhor.

Efésios 3:16 – Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *