Estudo de Salmos 78:17 – Comentado e Explicado

Entretanto, continuaram a pecar contra ele, e a se revoltar contra o Altíssimo no deserto.
Salmos 78:17

Comentário de Albert Barnes

E eles pecaram ainda mais contra ele – literalmente: “Eles aumentaram o pecado contra ele”. A idéia é que suas misericórdias e as provas de sua presença foram feitas apenas por ocasião de um pecado maior da parte deles. Isso pode ter sido de duas maneiras;

(1) seu pecado foi assim mais agravado, como sendo cometido contra uma luz maior; e

(2) eles evidenciavam cada vez mais sua depravação, na proporção em que ele lhes concedia misericórdia – algo incomum para as pessoas.

Provocando o Altíssimo – literalmente, “amargo”. Eles se rebelaram contra ele. Eles se recusaram a se submeter a ele. Eles esqueceram suas misericórdias. Compare Deuteronômio 9:22 .

No deserto – literalmente, “no lugar seco”; no deserto. No mesmo lugar em que eles eram manifestamente mais dependentes dele – onde não havia correntes naturais de água – onde suas necessidades eram supridas por um suprimento milagroso – mesmo ali o provocavam e se rebelavam contra ele. Se ele tivesse simplesmente parado aquele suprimento milagroso de água, eles deveriam ter perecido. Mas os pecadores esquecem o quão dependentes são de Deus quando pecam contra ele. Em que eles podem confiar, se ele se retira deles e os deixa sozinhos?

Comentário de Thomas Coke

Salmos 78:17 . E eles pecaram ainda mais No entanto, eles pecaram ainda mais.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 78: 17-20 . E eles pecaram ainda mais – hebraico, ??????? ??? ??????? , acrescentaram ainda a pecar contra ele. Todas essas obras milagrosas não alteraram sua natureza depravada; mas explodiu em novas e maiores provocações; no deserto – naquele mesmo lugar em que eles estavam sob obrigações tão fortes e singulares de obediência, tanto pelas grandes coisas que Deus havia feito por eles naquele momento como por sua dependência de seu favor e ajuda para sua segurança e subsistência; onde, de fato, sem sua providência singular, todos eles pereceram. Este foi certamente um grande agravamento de seus pecados e tolices. E eles tentaram a Deus – desejavam uma nova prova e prova de seu poder, como mostra o próximo versículo. Veja Números 11: 4 . Pedindo carne para sua luxúria – Não para sua subsistência necessária, pela qual eles tinham maná, mas por um apetite desordenado e luxuoso. Sim, eles falaram contra Deus, etc. – Finalmente eles declararam abertamente e manifestaram aquela desconfiança de seu poder que estava em seus corações, dizendo: Deus pode fornecer uma mesa? Ele é capaz de fornecer, não apenas apoio e sustento, mas variedade de alimentos nutritivos e agradáveis, aqui neste deserto árido? Eis que ele feriu a rocha, etc. – É verdade que ele trouxe água de uma rocha para nós em abundância; mas ele também pode dar pão? Não é tão leve como este maná, mas pão mais substancial, aqui onde não cresce milho? Ele pode fornecer carne para o seu povo? Ele pode fazer uma provisão ampla para toda essa multidão de carne que este lugar não pode pagar? Eles deveriam ter dito: Senhor, se puderes. Pois alguma coisa é muito difícil para a Onipotência? Quando uma vez excedidos os poderes comuns da natureza, e Deus desnudar seu braço e estender seu poder onipotente, devemos concluir que nada é impossível para ele.

Comentário de E.W. Bullinger

pecou. Hebraico. chata “. t

ele é o mais alto Hebraico. Elyon. App-4. Compare os Salmos 78:35 e os Salmos 77:10 .

Comentário de John Calvin

17. No entanto, eles continuaram a pecar contra ele. O profeta, tendo declarado brevemente como Deus, por uma sucessão contínua de benefícios, manifestou claramente a grandeza de seu amor pelos filhos de Abraão, acrescenta agora que, depois de terem sido submetidos a obrigações tão profundas e solenes a ele, eles, como era natural para eles e, de acordo com o seu costume, rebelaram-se perversamente contra ele. Em primeiro lugar, ele os acusa de tê-lo provocado gravemente, acrescentando pertinentemente iniqüidade a iniqüidade; e então ele aponta o tipo particular de provocação com a qual eles eram responsáveis. Pela palavra provocar, ele sugere, que não foram uma ofensa leve que eles haviam cometido, mas uma maldade tão hedionda e agravada que não seria suportada. Do lugar em que foi cometido, ele agrava a enormidade do pecado. Foi no próprio deserto, enquanto a lembrança de sua libertação ainda estava fresca em suas memórias, e onde eles tinham todos os dias, em sua visão, sinais da presença de Deus, e onde até a própria necessidade deveria tê-los restringido a produzir uma verdadeira e santa obediência – foi naquele lugar e nessas circunstâncias que eles não reprimiram sua insolência e apetite desenfreado. (325) Foi então, certamente, uma prova de uma paixão monstruosa por eles agirem de maneira tão desonesta e vergonhosa como eles fizeram, no exato momento em que sua falta de todas as coisas deveria ter sido o melhor remédio para mantê-las sob restrição. , e fazer isso mesmo na presença de Deus, que apresentou diante deles as manifestações de sua glória que as encheram de terror e que as atraiu de maneira tão gentil e ternura para si mesmo.

Comentário de John Wesley

E eles pecaram ainda mais contra ele, provocando o Altíssimo no deserto.

Região selvagem – Onde eles tinham obrigações singulares de obediência. Este foi um grande agravamento de seus pecados.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 9:8 – Até mesmo em Horebe vocês provocaram o Senhor à ira, e ele ficou furioso, a ponto de querer exterminá-los.

Deuteronômio 9:12 – e me disse: “Desça imediatamente, pois o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se. Eles se afastaram bem depressa do caminho que eu lhes ordenei e fizeram um ídolo de metal para si”.

Salmos 78:32 – A despeito disso tudo, continuaram pecando; não creram nos seus prodígios.

Salmos 95:8 – não endureçam o coração, como em Meribá, como aquele dia em Massá, no deserto,

Salmos 106:13 – Mas logo se esqueceram do que ele tinha feito e não esperaram para saber o seu plano.

Hebreus 3:16 – Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que Moisés tirou do Egito?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *