Harry Potter, é aconselhável um cristão assistir ou ler?

Livros do Harry Potter (e os filmes) são muito populares, ainda que já tenha passado o pico de audiência, milhares de pessoas procuram assistir a saga completa ou ainda ler todos os livros.

Realizamos um estudo com base do ponto da visão do mundo representado pela saga, e a participação dos “mocinhos” em práticas ocultas especificamente proibidas na Bíblia. Veja o levantamento realizado sobre as práticas que a Bíblia ordena não participarmos:

Práticas ocultas proibidas na Bíblia (# qtde de versículos)

feitiçaria (5)
adivinhação (13)
mediunidade (7)
espíritos de ilusionismo (5)
necromancia (2)
bruxaria (2)
adivinhação (7)
magia (2)
encantamentos (2)
espiritismo (1)
sinais utilizando os poderes do mal (4)
Astrologia (1)
falsas visões (3)
magias (2)
livros de ocultismo (1)

No Antigo Testamento o castigo , dado por Deus , para aqueles que participam de práticas ocultas, tanto aquele que pratica como aquele que contrata a pessoa que pratica , a pena é a morte ( Êxodo 22:18,1 Miquéias 5:12,1 Levítico 20:6,3 Levítico 20:27,3 1 Crônicas 10:13 -14,3 ), indicando a gravidade dessas infrações.

Estas proibições estendem-se tanto do Antigo como no Novo Testamentos. Práticas ocultas por crentes são condenadas por Jesus nos livros de Mateus e Marcos, Paulo nos livros de Galatas, 1 e 2 Tessalonicenses e Lucas (várias vezes no livro de Atos). Algumas das pessoas que praticavam feitiçaria , quando se tornaram seguidores de Jesus Cristo queimaram seus livros.

Infelizmente nos dias atuais muitos cristãos estão promovendo esses livros para os outros crentes, para seus filhos e alguns ainda tentam encontrar analogias “cristãs” nela. O problema é que os “bons” caras de Harry Potter estão contando com a magia e a feitiçaria , em vez de Deus. A Bíblia declara enfaticamente que fazer o mal para conseguir o bem não é aceitável.

Tenho ouvido de muitos cristãos que a série Harry Potter é fantasia, e por isso não há problema em assistir ou ler, já que não é bruxaria “real”. O problema que nós, cristãos, ao sermos coniventes com esse tipo de conteúdo geramos filhos, crianças e cristãos cada vez mais parecidos com o mundo, onde a feitiçaria, bruxaria não tem tanto problema assim. Fomos doutrinados pelos anos de introdução lenta através da cultura e vídeos em acreditar que é bom ver este material , desde que nós realmente não participemos pessoalmente.

Outros escritores cristãos , como CS Lewis em As Crônicas de Nárnia , usaram fantasia e magia. A diferença entre As Crônicas de Nárnia e Harry Potter é a fonte de energia . Em As Crônicas de Nárnia , a fonte do poder é Aslan – a representação de Jesus Cristo. Em Harry Potter, a fonte do poder é desconhecida, mas disponível para quem quiser usá-la.

8 Comments on “Harry Potter, é aconselhável um cristão assistir ou ler?”

  1. não sei se é errado ou não assistir Harry Potter e jogar os jogos, mas se sei de uma coisa é que, se eu não usar Harry Potter na minha vida e ficar vendo qual é a minha casa em Hogwarts ou vendo meu patrono ou minha varinha e me tornando um “bruxo” da série, não seria errado ver e assistir. Mas, tem um jogo chamado hogwarts legacy, que este eu sei que não é cristão pois ensina qualquer um a ser um bruxo da série. (tudo o que eu falei não sei se está certo pois só Deus irá dizer isso) .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *