A Justiça de Deus

Justiça é uma palavra que ouvimos todos os dias. Usamo-lo nas relações pessoais, nas convenções sociais, no que diz respeito à legislação, e aos vereditos proferidos em tribunal. Por mais comum que a palavra seja, ela tem perplexos filósofos que procuram uma definição adequada da mesma.

Justiça e o Mérito

Às vezes, vinculamos ou equiparamos a justiça ao que é merecido. Falamos de pessoas recebendo o que lhe é devido em termos de recompensas ou punições. Mas as recompensas nem sempre são baseadas no mérito.

Suponha que realizamos um concurso de beleza e declaramos que um prêmio será concedido à pessoa considerada mais bonita. Se a “beleza” ganha o prêmio, não é porque há algo meritório em ser bonito.

Em vez disso, a justiça é servida quando o concorrente mais bonito é justamente premiado com o prêmio. Se os juízes votarem em alguém que não considerem mais belos (por razões políticas ou por serem subornados), então o resultado do combate será injusto.

Por motivos como o acima exposto, Aristóteles definiu a justiça como “dar a uma pessoa o que lhe é devido”. O que é “devido” pode ser determinado por obrigação ética ou por algum acordo prévio.

Se uma pessoa é punida mais severamente do que o seu crime merece, a punição é injusta. Se uma pessoa recebe uma recompensa menor do que ela merece, então a recompensa não é justa.

Como a misericórdia se relaciona com a justiça?

Misericórdia e justiça são coisas obviamente diferentes, embora às vezes se confundam. A misericórdia ocorre quando os malfeitores recebem menos castigo do que merecem ou maiores recompensas do que eles deviam receber.

Deus tempera Sua justiça com misericórdia. Sua graça é essencialmente uma espécie de misericórdia. Deus é bondoso conosco quando Ele retém o castigo que merecemos e quando Ele recompensa nossa obediência apesar do fato de que devemos obediência a Ele, e por isso não merecemos nenhuma recompensa.

A misericórdia é sempre voluntária com Deus. Ele nunca é obrigado a ser misericordioso. Ele se reserva o direito de exercer Sua graça de acordo com o bom prazer de Sua vontade.

Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Romanos 9:15,16

As pessoas freqüentemente se queixam de que, como Deus não distribui Sua graça ou misericórdia igualmente em todas as pessoas, Ele não é, portanto, justo. Reclamamos que se Deus perdoa uma pessoa, Ele é, portanto, obrigado a perdoar a todos.

No entanto, vemos claramente nas Escrituras que Deus não trata a todos igualmente. Ele se revelou a Abraão de uma maneira que Ele não fez a outros pagãos no mundo antigo. Ele apareceu graciosamente a Paulo de uma maneira que Ele não apareceu a Judas Iscariotes.

Paulo recebeu a graça de Deus; Judas Iscariotes recebeu justiça. A misericórdia e a graça são formas de não-justiça, mas não são atos de injustiça. Se o castigo de Judas fosse mais severo do que ele merecia, então ele teria algo sobre o qual se queixar.

Paulo recebeu graça, mas isso não requer que Judas também receba graça. Se a graça é exigida de Deus, se Deus é obrigado a ser gracioso, então não estamos mais falando de graça, mas de justiça.

Biblicamente, a justiça é definida em termos do que é correto. Quando Deus é justo, Ele está fazendo o que é certo.

Abraão perguntou a Deus uma pergunta retórica que só pode ter uma resposta óbvia:

Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra? Gênesis 18:25

Da mesma forma, o apóstolo Paulo levantou uma pergunta retórica semelhante:

Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Romanos 9:14

Conclusão

A justiça é dar o que é devido, seja punição ou recompensa.
A justiça bíblica está ligada a fazer o que é certo.
A injustiça está fora da categoria da justiça e é uma violação da justiça.
A misericórdia também está fora da categoria de justiça, mas não é uma violação da justiça.

Fonte: As Verdades Essenciais da Fé Cristã devocional é extraída das Verdades Essenciais da Fé Cristã Copyright © 1992 por RC Sproul.