Lembre-se de seus pecados redentivamente

Embora eu já tenha sido blasfemador, perseguidor e violento, obtive misericórdia… 1 Timóteo 1:13 (NVI)

Lágrimas provavelmente rolaram pelo rosto de Paulo enquanto ele escrevia essas palavras. Lágrimas ao pensar no que havia feito. Mais lágrimas enquanto considerava do que Jesus o havia salvado.

Deixe a memória de seus pecados ser um meio de magnificar a misericórdia de Deus. Paulo diz: “Eu já fui um blasfemador”. Mas isso não é mais verdade para ele! Ele foi mostrado misericórdia. Paulo está nos dizendo: “Veja o que eu era. Se a misericórdia de Deus pode me salvar, então você pode confiar em Sua capacidade de mudar as vidas mais quebradas e as pessoas mais resistentes que você conhece.”

Então Paulo continua a dizer: “Foi-me concedida misericórdia para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus mostrasse sua paciência ilimitada como exemplo para aqueles que nele cressem e recebessem a vida eterna” (1 Tm 1: 16).

Paulo está usando seu testemunho para encorajar a igreja. Você está orando por um amigo ou ente querido que está longe de Jesus? Tem sido assim há anos? Paulo diz: “Lembre-se da paciência de Cristo. Continuei a afastá-lo, mas Ele nunca desistiu de mim.”

Você pode ter resistido a Cristo por anos. Não é tarde demais para você vir a Ele agora. Você pode crer Nele e receber a vida eterna hoje.

Afirme a graça de Deus com gratidão

A graça de nosso Senhor foi derramada sobre mim abundantemente, juntamente com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 1 Timóteo 1:14 (NVI)

Você ainda não é o que um dia será. Mas você também não é o que costumava ser. E a razão para isso é que Deus derramou graça, fé e amor em sua vida.

Graça derramada


Não pense na graça de Deus como uma experiência passada. Paulo escreve: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior” (1:15). Ele não diz: “Eu era o pior”. Ele diz: “Eu sou o pior”, no presente.

Se realmente entendemos a graça no tempo presente, isso significa que a mensagem da igreja será: “Cristo veio ao mundo para salvar pecadores como nós”. Não há um de nós que tenha vivido um único dia desta semana de uma maneira que merecesse o acesso ao céu. Nossa justiça não é encontrada em nosso desempenho. Encontra-se em Jesus Cristo. Agora mesmo, se você é um cristão, a graça de Deus está sendo derramada sobre você abundantemente em Cristo.

Fé derramada


De onde veio a fé de Paulo? Ele diz que agiu “na incredulidade” (1:13). Ele resistiu a Cristo. De onde veio sua fé, então? “Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2:8).

Amor derramado


Paulo era um homem irado que estava machucando os outros. Mas então o amor de Jesus foi derramado sobre ele: “Deus derramou seu amor em nossos corações pelo Espírito Santo, que ele nos deu” (Rm 5:5). Um coração incrédulo foi inundado com fé. Um coração irado foi inundado de amor. Esse é o poder transformador do evangelho.

Como você veio a confiar em Cristo? Como você veio a amar a Cristo? A graça de Deus foi derramada abundantemente sobre você, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus. Afirme essas coisas dando graças a Deus por Seus dons inexprimíveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *