Maneiras de praticar a gratidão em épocas difíceis

Agradeça em todas as circunstâncias

Sabemos que devemos praticar ações de graças. Afinal, o apóstolo Paulo escreveu: “Em  todas as  circunstâncias dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para vocês” ( 1 Tessalonicenses 5:18 ênfase adicionada). 

Paulo não disse: “Dê graças somente quando você ganhar na loteria”. Ou “Não se preocupe com gratidão quando choveu por três dias seguidos e o porão inundou”.

Paulo disse: “Dêem graças em  todas as  circunstâncias”.

Isso pode parecer tão factível quanto limpar o porão inundado com um guardanapo. Mas a instrução de Paulo se torna um pouco mais fácil quando se concentra em uma palavra diferente na instrução de Paulo:

“Agradeça em  todas as circunstâncias.”

Podemos não ser capazes de expressar gratidão por tudo em nossas vidas, mas no meio das estações difíceis, podemos encontrar outras coisas pelas quais agradecer.

Quando as estações difíceis chegam, nossas mentes tendem a ficar presas em uma estrada lamacenta, ensaiando tudo de errado com nossas vidas. Aqui estão alguns avisos para ajudar sua mente a mudar de rumo:

Pense grande: em vez de se concentrar em todas as dificuldades da sua vida, tente pensar grande. Lembre-se que Deus é muito maior que todos os seus problemas. Se puder, saia em uma noite clara e olhe para as estrelas.

Dai graças ao Senhor dos senhores,… àquele que fez as grandes luzes, porque a sua benignidade dura para sempre”. ( Salmo 136: 3,7 )

Pense pequeno: Quando estou lutando para encontrar algo para agradecer, começo a parecer pequeno. Mesmo quando minhas costas estão doendo e o ralo do banheiro está correndo na velocidade da geleira, ainda posso agradecer a Deus pelo meu café com leite, mesmo em meio a tempos sombrios, Deus ainda me dá bênçãos. 

Pense Eterno: Uma máquina de lavar louça com vazamento e uma pia entupida não são divertidas. Mas ainda podemos agradecer a Deus por Suas dádivas eternas para nós. Amigos podem se mudar e empregos podem desaparecer, mas ninguém pode tirar a salvação de Deus de você. Você sempre terá Sua paz, Sua graça e Seu amor. Para todos os crentes em Cristo, fica eternamente melhor.

Conversa

Quando passamos por estações cansativas e não conseguimos encontrar algo para agradecer a Deus, talvez precisemos conversar sobre as coisas para redescobrir a gratidão.

Fale com um amigo: Quando me sinto preso na negatividade, ligo para um amigo. Alguém que vai ouvir. Alguém que não julgará quando eu expressar meus pensamentos ansiosos de forma vulnerável. Pontos de bônus se esse amigo também puder me fazer rir!

Às vezes, simplesmente expor minhas frustrações me ajudará a mudar de marcha e ver a situação sob uma nova luz. Então posso descobrir um lado positivo da dificuldade ou pelo menos encontrar uma maneira de rir no meio dela. Graças a Deus por ouvir, amigos.

“Agradeço a meu Deus cada vez que me lembro de você.” ( Filipenses 1:3 )

“Agradeçam ao Senhor dos senhores… àquele que estendeu a terra sobre as águas.” ( Salmo 136: 3,6 )

Vá servir:

Quando experimento os terremotos da vida, posso facilmente ficar absorto em mim mesmo. Concentro-me nos meus problemas, nas minhas dificuldades. Mas se consigo me arrastar para ajudar outra pessoa, encontro uma nova perspectiva. Eu vejo a vida do ponto de vista de outra pessoa – alguém que pode ter problemas ainda maiores do que os meus. Não quero ver a outra pessoa como um “projeto”, mas posso agradecer a Deus por poder servir a outra pessoa.

“Tudo isso é para o seu benefício, para que a graça que está alcançando cada vez mais pessoas faça com que a ação de graças transborde para a glória de Deus.” ( 2 Coríntios 4:15 )

Vá para as Escrituras: Por último, mas não menos importante, quando você se esforçar para encontrar palavras de graças, pegue emprestado algumas das Escrituras. Ore algumas das canções de Davi onde ele começa listando todos os seus problemas, mas termina em louvor a Deus ( Salmo 7 , Salmo 13 , Salmo 28 ). Faça uma busca de palavras de “obrigado” em uma concordância ou Bíblia online e encontre algumas palavras encorajadoras. Aqui estão alguns para você começar: 1 Crônicas 16:8-12 , Salmo 107:1-9 , Salmo 145:1-13 . Ore as Escrituras quando você não conseguir encontrar suas próprias palavras de gratidão.

“Eu oferecerei uma oferta de agradecimento a você e invocarei o nome do Senhor”. ( Salmo 116:17 )

“Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.” ( Salmo 107:1 )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *