Me Ajuda na Minha Incredulidade

E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. Marcos 9:24

Um pai trouxe seu filho a Jesus para ser curado. Ele disse “se você pode fazer qualquer coisa, tenha piedade de nós e nos ajude”. – Se você puder? – disse Jesus. “Tudo é possível para quem crê” (Marcos 9: 22-23). O pai respondeu com as palavras de nosso verso para hoje.

O homem sentiu a repreensão implícita na linguagem do Salvador, os discípulos anteriormente não conseguiram livrar o menino da possessão, talvez por esse motivo sua fé tenha se abalado. E sentindo-se aflito por ele ser considerado destituído de fé, e sentindo profundamente pelo bem-estar de seu filho aflito, chorou.

Nada pode ser mais tocante ou natural do que isso. Um pai ansioso, angustiado pela condição de seu filho, presenciando a falha dos discípulos, agora vindo ao Salvador; E não tendo plena confiança de que ele tinha a qualificação apropriada para ser ajudado, ele chorou. Qualquer homem teria chorado em sua condição.

Há uma luta espiritual acontecendo dentro da alma de cada cristão. É a luta entre o eu pecador e o Espírito de Deus. O apóstolo Paulo, usando sua metáfora “carne” para o eu pecaminoso, descreveu a luta dessa maneira:

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17

O autor de Provérbios complementa:

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23

Dado que tudo o que fazemos flui da alma, segue-se que a luta espiritual se manifesta em todas as áreas da vida.

Uma vez que a luta atravessa todas as áreas da vida, não é surpreendente que ela aparece na nossa vida de fé também. Todo cristão foi salvo pela fé. A fé nos é dada pela graça de Deus. É um dom de Deus.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8

Embora tenhamos essa graça de Deus, há também um componente humano. Devemos exercer a fé que nos foi dada. Temos de colocá-lo em prática (Marcos 11:22). O eu pecaminoso, entretanto, luta contra colocar a fé em prática.

Pela graça recebida pelo Espírito de Deus, cremos na palavra de Deus e no evangelho de Jesus Cristo. Acreditamos em tudo o que a palavra diz e tudo o que ela implica. Acreditamos que “podemos fazer tudo isso por meio daquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). Cremos que Deus “é capaz de fazer imensamente mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos” (Efésios 3:20). Acreditamos que “em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam” (Romanos 8:28). E nós acreditamos em muitas outras coisas da Palavra também.

O eu pecador, porém, não crê. O eu pecador luta contra a fé. Nós precisamos de ajuda. Como o pai de nosso verso para hoje, precisamos que Jesus nos ajude. Precisamos que Ele envie o Espírito para nos encher completamente para que possamos vencer a incredulidade de nossos pecados.

Senhor, cremos; Ajuda-nos a superar a nossa incredulidade!