Não penseis que vim trazer paz à terra. Eu não vim trazer paz, mas espada!

Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Mateus 10:34

Alguns estudiosos modernos, juntamente com líderes da igreja desde o século IV, usaram esta passagem como evidência para argumentar que Jesus não é totalmente pacífico.

Quando colocamos Mateus 10:34 em seu contexto mais amplo, torna-se claro que o ensinamento de Jesus não só não tolera a violência por parte de seus discípulos, como de fato ele exclui toda e qualquer violência.

Como Jesus está preparando seus discípulos para anunciar as Boas Novas da chegada do Reino de Deus em toda a região, ele avisa que Ele está enviando-os para fora “como ovelhas entre lobos” (Mt 10:16, cf. vv. 5 15). Ele diz a eles que vão ser “entregues ao conselho local”, “açoitados nas sinagogas,” e “serão levados perante governadores e reis” (vv. 17-18).

Além disso, Jesus adverte-os de seu ministério vai perturbar toda a ordem social.

E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. E odiados de todos sereis por causa do meu nome; Mateus 10:21,22

Mas em tudo isso os discípulos devem confiar em seu Pai celestial, mesmo quando enfrentamos a morte (vv. 26-31). Jesus, então, salienta a importância de discípulos proclamando destemidamente a mensagem que Ele lhes deu, dizendo-lhes que ele vai “reconhecer diante do Pai que está nos céus” todo aquele que “confessar diante dos outros” (v. 32). Por outro lado, Jesus vai “negar diante do Pai que está nos céus” quem “negar diante dos outros” (v. 33).

É neste ponto que Jesus diz aos seus discípulos: “Eu não vim trazer paz, mas espada” (v. 34).

Quando entendida no seu contexto mais amplo, é evidente que Jesus está usando a imagem da espada como uma metáfora hiperbólica para a divisão que a mensagem do reino traria, Jesus está simplesmente dizendo aos seus discípulos para não serem surpreendidos ou intimidados pelo fato de que a mensagem do reino vai causar agitação social e pode até dividir as famílias dos discípulos e resultar em seu martírio.

Esta é a “espada” que Jesus traz ao mundo. E é claro que, esta “espada” não envolve apenas a divisão, mas a violência realizada por “lobos” contra as “ovelhas”, que é precisamente por isso que Jesus instrui seus discípulos a serem destemidos em face da morte e tomar a sua cruz, como Ele mesmo estava prestes a fazer.

Agora que o entendimento de que Jesus veio de fato trazer “espada”, divisão e violência contra as ovelhas, já parou para refletir se você colocaria seu emprego em risco por amor a Cristo? Ou talvez sua reputação diante da sua família ou sociedade? Você colocaria em risco sua própria vida?

Mais do que isso você já pensou que talvez não se sinta ameaçado em nenhuma área de sua vida por não estar anunciando a Cristo?

2 Comments on “Não penseis que vim trazer paz à terra. Eu não vim trazer paz, mas espada!”

  1. Mateus Cap. 10.
    16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.
    17 Acautelai-vos, porém, dos homens, porque eles vos entregarão aos sinédrios e vos açoitarão nas suas sinagogas;
    18 e sereis até conduzidos à presença dos governadores e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios.
    19 Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como ou o que haveis de falar, porque, naquela mesma hora, vos será ministrado o que haveis de dizer.
    20 Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.
    21 E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai, o filho; e os filhos se levantarão contra os pais e os matarão.
    22 E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
    23 Quando, pois, vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do Homem.
    24 Não é o discípulo mais do que o mestre, nem é o servo mais do que o seu senhor.
    25 Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo ser como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?
    26 Portanto, não os temais, porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.
    27 O que vos digo em trevas, dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido, pregai-o sobre os telhados.
    28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
    29 Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
    30 E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
    31 Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.
    32 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
    33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus
    34 Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
    35 porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra.
    36 E, assim, os inimigos do homem serão os seus familiares.
    37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
    38 E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim.
    39 Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.
    40 Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *