O desânimo pode levar você a 3 tentações

Como redator freelancer, recebo inúmeras rejeições de editores que não estão interessados ​​nos artigos que escrevi para sua publicação. Há momentos em que fico muito desanimado e me pergunto: “O que está acontecendo? Por que meus artigos não estão sendo aceitos? Eu não entendo, Deus!

Você se identifica com meu desânimo? Talvez o seu seja resultado de algo ainda mais doloroso: infertilidade, desemprego, estado de solteiro, doença prolongada, dificuldades financeiras. Talvez você também se pergunte:  

“O que está acontecendo? Por que não posso ________ (preencher o espaço em branco)? Eu não entendo, Deus!  

Você não está sozinho 

Em primeiro lugar, quero que saiba que não é o único a sentir-se assim. O desânimo é uma parte natural do ser humano. Podemos ver momentos de desânimo em toda a Bíblia:

Raquel:  A amada esposa de Jacó não podia conceber um filho, o que nos tempos antigos era equivalente a uma sentença de morte para uma mulher. O desânimo de Raquel por ser estéril a levou a clamar amargamente a Jacó: “Dê-me filhos, senão eu morro!” ( Gênesis 30:1 ).  

Rei Davi : A certa altura, os homens de Davi ficaram tão furiosos porque suas esposas e filhos foram levados cativos que quiseram apedrejar Davi. Como resultado, Davi ficou “muito angustiado” ( 1 Samuel 30:6 ).  

 : Nenhum homem jamais experimentou uma perda tão cataclísmica como Jó. No espaço de um dia, ele perdeu todos os seus dez filhos, 11.000 animais,  “agrande número de servos”, e mais tarde a sua própria saúde (Jó 1-2). Seu amigo Elifaz acertou em cheio quando disse a Jó: “A angústia chega até você e você fica desanimado; isso te atinge e você fica consternado” ( Jó 4:5 ).

O desânimo surge de várias formas – em resposta a algo que esperávamos, em resposta ao nosso próprio fracasso ou ao fracasso de outra pessoa, em resposta às provações da vida. Embora o desânimo não seja necessariamente um pecado, ele pode nos levar a culpar a Deus ou a nos distanciar dele. Aqui estão três coisas que você pode ficar tentado a fazer quando se sentir desanimado:  

Você pode ficar tentado a…  

1.)… Pense que a realização do seu desejo será suficiente 

Nossos corações estãoburaco. E tendemos a tentar preencher esses buracos com coisas ou pessoas que achamos que nos satisfarão. Eu sei, porque às vezes me pego pensando: se eu pudesse publicar, ficaria feliz.

Para você, pode ser: Se eu pudesse encontrar um marido/ter um filho/ficar boa, etc., ficaria satisfeita. Seria o suficiente. 

E, no entanto, quando (e se) esse anseio  for  satisfeito, descobrimos, infelizmente, que outro “buraco” aparece – outro anseio o preenche rapidamente – e a insatisfação (e o desânimo) nos consome mais uma vez.

2.)…Duvidar das promessas de Deus 

Somos pessoas míopes, infelizmente, focando no que está acontecendo atualmente em nossas vidas (ou no que  não está  acontecendo, conforme o caso). Quando não vemos nossos anseios ou desejos (ou mesmo nossas orações) sendo atendidos imediatamente, tendemos a duvidar de Deus e das promessas que ele nos dá na Bíblia. Duvidamos de sua bondade para conosco, de seu amor por nós.  

Você pode ficar tentado a pensar (como eu às vezes) que as promessas de Deus são promessas vazias, pelo menos no que diz respeito à  sua  situação particular. 

3.)…Duvidar do Plano de Deus 

Às vezes é mais fácil ver o plano de Deus para outras pessoas. Pelo menos é para mim. Quando se trata da minha própria vida, às vezes sou tentado a pensar que Deus se esqueceu de mim e que a vida de outras pessoas é mais importante que a minha. 

Esta é uma visão muito míope e não poderia estar mais longe da verdade. 

Quando me sinto desanimado, a melhor coisa que posso fazer é buscar a Deus, que é o “Deus de toda consolação” (1 Coríntios 1:3). Aprendi que há três coisas que eu (e você) podemos fazer para nos sentirmos mais encorajados, mesmo em meio ao desânimo. 

Pudermos… 

1.)…Saiba que Deus é suficiente 

Somente Deus satisfaz nossos desejos mais profundos. Devemos saber e  acreditar  que ele é suficiente. Se depositarmos todas as nossas esperanças e desejos na coisa ou pessoa que ansiamos, ficaremos  desanimados   – aquilo que pensamos que nos fará felizes e realizados – especialmente quando isso for adiado ou mesmo negado (como no caso de um filho biológico ou de um cônjuge). .

Deus é maior e mais gratificante do que pessoas, posses ou paixões, queridos. 

2.) …Confiar nas promessas de Deus para nossas próprias vidas 

“Não temas, pois estou contigo;   
não tenha medo, pois eu sou o seu Deus;   
Eu te fortalecerei, eu te ajudarei,  
eu te sustentarei com a minha destra justa” ( Isaías 41:10 ).  

As promessas de Deus são certas e verdadeiras. Ele deseja confortar e encorajar seus filhos. Assim como ele encorajou Israel, ele nos encoraja com sua palavra.  

Deuteronômio 31:6 promete que Deus nunca nos abandona, que ele caminha conosco durante nossos momentos de desânimo. Ele também nos concede conforto e misericórdia quando chegamos ao trono da graça em momentos de necessidade ( Hebreus 4:14-16).

3.) …Confiar na vontade de Deus para nossas próprias vidas 

Deus é soberano. Preciso ter em mente que é ele quem está no controle e não eu – até mesmo dos meus artigos. Eles serão publicados se – e somente se – lhe trouxerem glória, edificarem o corpo de Cristo e proporcionarem um bem maior para seus filhos.  

Portanto, minha oração deve se tornar a oração de Jesus quando ele estava no Getsêmani: “Não seja feita a minha vontade, mas a tua” ( Lucas 22:42 ). Se eu mantiver a vontade de Deus em mente, terei menos probabilidade de ficar desanimado.

Nosso desânimo tem um propósito maior 

Pode parecer estranho, mas mesmo no nosso desânimo, participamos do sofrimento de Cristo , já que ele mesmo estava desanimado. Em todas as coisas que sofremos – sejam elas quais forem – tornamo-nos participantes daquilo que Cristo experimentou. Nisto passamos a entendê-lo e apreciá-lo como nosso grande sumo sacerdote, aquele que é capaz de simpatizar conosco, mesmo em nossos momentos de desânimo ( Hebreus 4:14-16 ). 

Você não fará isso hoje e leve seu desânimo ao Senhor?  

Seja o que for que o esteja deixando desanimado, entregue-o ao seu amoroso Pai. Ele te ama muito e sabe o que é melhor para você. Seja encorajado por isso, querido. Ser encorajado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *