Você está perdendo a cabeça? Confie na oração

Você já passou por uma situação em que, depois de se meter em uma situação, percebeu que estava perdendo a cabeça? Para mim, este é qualquer projeto de carro, de todos os tempos! Eu me considero muito útil, mas quando se trata disso, sempre superestimo minhas habilidades. E quando isso acontece, o YouTube vem ao resgate.  

Seguir a Cristo não é correto e não é fácil. Mas há algo que estará sempre disponível para você se estiver “além da sua cabeça” e é vital em sua caminhada cristã com Jesus: Oração 

No capítulo quatro de Atos, vemos um momento em que os novos seguidores de Cristo estavam perdidos. A vida deles mudou de normal para magnífica e horrível em um curto espaço de tempo. Como isso aconteceu? Como eles responderam? 

Renascimento 

Imagine alguém morando no sul, em Berseba. Eles ouviram falar de um possível Messias – Jesus. Então ouviram que ele morreu nas mãos dos romanos.  

Em seguida, ouviram histórias milagrosas de que ele havia ressuscitado. Mesmo assim, eles permaneceram em casa. Mas logo chegou a hora da festa de Pentecostes. Então, eles, junto com milhares de outras pessoas, fizeram as malas para passar algumas semanas indo adorar no templo.  

Quando eles chegaram, porém, foi confirmada a notícia de que Jesus ressuscitou dos mortos! Além do mais, durante a sua estadia, o Espírito Santo veio! 

As coisas mudaram – o seguimento de Cristo estava crescendo rapidamente. Muitos permaneceram após o término da cerimônia normal para continuar a espalhar a notícia de como Deus havia cumprido suas antigas promessas. Os líderes pregaram mensagens e proclamaram a Verdade. Muitos estavam vindo para a fé e se juntando à comunidade cristã diariamente.  

E então, para acrescentar a isso, Pedro e João curaram um homem, em nome de Jesus, que era aleijado de nascença. Como resultado, Pedro foi capaz de proclamar o evangelho à multidão reunida. Ele usou a cura como plataforma para compartilhar Cristo. 

Quando não sabemos, Deus sabe 

O que vem depois?  Mal podemos nos conter ao ler esta história. Imagine como teria sido viver isso!  A igreja continuará a prosperar e a construir um grande número de seguidores em Jerusalém? Será este o futuro do movimento de Jesus, onde Jerusalém será o centro religioso, tal como o Judaísmo?   

Embora os crentes não soubessem o que viria a seguir, Deus sabia.  

Perseguição 

Aqui está o que aconteceu a seguir: Logo no início do capítulo 4, versículos 1-3, vemos que os líderes religiosos estavam chateados por estarem “pregando em Jesus a ressurreição dos mortos” ( v.2 ). Os líderes religiosos estavam começando a temer o movimento de Jesus porque a moeda com a qual negociavam era o “poder”. O movimento de Jesus estava ganhando força e os líderes religiosos começavam a sentir o seu poder ameaçado.  

Assim, prenderam Pedro e João e interrogaram-nos ( vv. 5-12 ). A pergunta feita a Pedro e João é muito direta: “Com que poder ou em que nome vocês fizeram isso?” ( versículo 7 ). E a resposta deles é clara: “é pelo nome de Jesus Cristo”. ( v.10 ). Eles continuam dizendo:  

“Não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos!” ( v.12 ) 

Esta foi a primeira ofensa de Pedro e João, então eles são avisados ​​( v.21 ). Contudo,  os leitores de Atos  verão que os líderes religiosos continuam esta perseguição. Quando se descobriu que as pessoas continuavam a falar sobre Jesus Cristo, os líderes desejaram matá-las.  

Os seguidores de Cristo oraram um salmo 

“E agora, Senhor, olhe para as ameaças deles e conceda aos seus servos que continuem a falar a sua palavra com toda ousadia.” ( Atos 4:29 ) 

Como eu disse antes, quando estou perdendo a cabeça trabalhando no conserto de um carro, procuro ajuda específica no YouTube. Da mesma forma, se você fosse um dos crentes em Atos durante esse período, certamente se sentiria perdido, estando tanto no início de um avivamento espiritual quanto no início de uma grande perseguição. Em resposta a esta situação esmagadora, os seguidores de Cristo voltaram-se para Deus em oração.  

Veja  Atos 4, versículos 23-31 . Observe o que os crentes, em seu tempo de necessidade e perseguição,  não  oraram. Primeiro, eles não oraram pelo julgamento daqueles que lhes causaram danos, nem oraram para evitar perseguição. Eu teria sido rápido em orar essas coisas!  

Em vez disso , eles  oraram usando um salmo. Observe especificamente o vv. 25-26, onde oraram o Salmo 2. Eles oraram de acordo com a Bíblia. Isto os levou a orar pedindo forças em meio à perseguição, para poder pregar a mensagem com mais ousadia. Não para se cobrir de medo, mas para proclamar melhor a mensagem sobre Jesus Cristo (v.28-30).

Observe a intenção da oração dos crentes. Pretendiam ser obedientes apesar das novas ameaças. Esta oração não era sobre a segurança deles ou sobre os seus desejos, mas a oração deles era para o trabalho contínuo de espalhar o evangelho.  

Eles pretendiam glorificar a Deus com suas vidas, custe o que custar. 

Deus sinaliza a recepção da oração no versículo 31 . Lá, somos informados de que o prédio onde eles estavam orando tremeu e “todos ficaram cheios do Espírito Santo e continuaram a falar a Palavra de Deus com ousadia”.  

E então, a seguir, ouvimos mais sobre como os crentes viviam em unidade de coração e alma, e como tinham todas as coisas em comum e compartilhavam uns com os outros.  

Como podemos orar como eles  

Em Atos, os crentes tinham uma mensagem a proclamar, o Espírito Santo deu-lhes grande ousadia e confiança para continuarem a compartilhar a mensagem sobre Jesus, mesmo depois de serem ameaçados. Eles sabiam que não há substituto para passar tempo em oração.  

Você já achou difícil orar a Deus? Você acredita que a oração faz diferença? Acredito que muitos de nós colocamos muita pressão sobre nós mesmos em nossos momentos de oração. Como podemos orar como os crentes em Atos? 

Aqui está a resposta: O  mesmo Espírito Santo  que lhes deu grande ousadia vive em mim, e vive em você se Jesus habitou em seu coração. A  mesma mensagem  é proclamada: Jesus é Senhor e Salvador. Portanto, podemos e devemos responder pelo  mesmo meio : oração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *