O Fiasco da Família de José – Confiando em Deus em um Processo Doloroso

A identidade é uma coisa complicada. Nossa autoconsciência é profundamente moldada por quem é nossa família, de onde procedemos, pelo trabalho que fazemos, entre outros fatores.

Então, quando uma pessoa é criada em uma família disfuncional, é removida de sua própria cultura e acaba se encontrando meio que em um trabalho sem saída, ou seja, seu padrão é sua própria auto-identidade.

Esse trauma pode ter um impacto duradouro sobre os efeitos dessa pessoa e das gerações futuras.

José poderia ter pensado em tudo o que passou – um abuso familiar, desvantagens sociais e situações sem esperança – e renunciar a uma vida obscura e tediosa.

Aparentemente ele não fez. Ele provavelmente não podia se permitir, foi conduzido por uma alta vocação e uma firme convicção de que Deus era digno de sua obediência e lealdade, independente de contratempos aparentes.

Se alguém já teve o direito de ter amargura, José certamente era essa pessoa. A maioria de seus irmãos o queria morto, especialmente depois de lhes contar os sonhos de glória que Deus lhe dera.

Eles se estabeleceram para enviá-lo para uma terra distante, em cadeias, venderam-no a alguns comerciantes que o levaram para o Egito. Qualquer coisa, desde que não tivessem que lidar com ele. E essa atitude venenosa em relação a ele resultou em longos e dolorosos anos como um forasteiro passando por dificuldades impensáveis.

Algumas pessoas guardam essas mágoas no peito para o resto de suas vidas. São pessoas que foram traídas ou desprezadas no passado, e as vezes nunca superam isso. O zelo deles por vingança, ou mesmo por justiça simples, os consome.

Muitos podem dizer que acreditam na soberania de Deus, mas culpam as pessoas que as ferem como se Deus os tivesse abandonado em suas circunstâncias, e sua falta de misericórdia não faz nada para ajudá-los a curar suas feridas. Na verdade, só os aprofunda.

A história de José poderia ter acabado assim. Ele poderia ter vivido o resto de seus dias com amargura ou depois que obteve sucesso com um sentimento de superioridade.

Quando seus irmãos encontraram um caminho para o Egito em busca de alimentos anos depois que o traíram, José poderia ter procurado vingança o que conseguiria de forma muito fácil.

Mas não é assim que é a história do povo de Deus. Deus estava pintando uma imagem de graça e paciência. É difícil imaginar Deus querendo favorecer apenas José, quando encontramos mais tarde o relato de que todo um povo foi abençoado.

Não, José não foi vingativo. Ele foi colocado em uma série de testes, mas ele estava sempre inclinado em fazer a coisa certa. Ele entendia o caráter e o poder de Deus. As pessoas podem mudar. Deus pode dar-lhes um novo coração.

Sua glória tem a extraordinária capacidade de crescer no solo de trágicos e devastadores eventos.

Essa é uma verdade que precisa se estabelecer profundamente em nossos corações. Muitos de nós nunca passaram por eventos tão traumáticos como os de José, mas as decepções e atrasos fazem parte de toda a vida humana.

José pode muito bem ter feito as perguntas difíceis do sofrimento: Como é que alguém altamente favorecido por seu pai e seu Deus acabam como um escravo falsamente aprisionado? Onde está o favor de Deus nisso? Por que uma vida destinada à grandeza inclui anos de futilidade aparente? Por que Deus levou tanto tempo para o inocentar?

No meio da história, isso não fazia sentido.

Poderíamos fazer as mesmas perguntas. Como os filhos de Deus, membros de um sacerdócio real que estão sentados com Cristo em lugares celestiais, tornam-se vitimados por pessoas sem escrúpulos? Por que Deus leva tanto tempo para deixar seu plano se desdobrar em nossas vidas? Por que ele nos deixa ficar em nossas provações?

Somos prometidos com fé de montanha e respostas para todas as nossas orações em nome de Jesus. Contudo, sofremos, com frequência nas mãos dos ímpios e até mesmo dos irmãos.

Muitas vezes, os maus parecem prosperar e os justos parecem perder a prosperidade. Os mansos não parecem estar herdando muito. Algo está errado com essa imagem.

Mas não é assim que Deus vê as coisas. Ele usa nossas piores dificuldades para realizar seus propósitos, tanto para o nosso bem quanto para o bem de seu reino.

Ele de alguma forma fatora a confusão humana em suas melhores equações. E enquanto Ele já vê o resultado da nossa história, só vemos as implicações óbvias para o momento. E às vezes, como fizeram com José, essas implicações parecem devastadoras, e de certa forma realmente são.

A beleza do plano de Deus é muitas vezes aparente apenas em retrospectiva, mas está sempre lá.

Isso era verdade para José – ele disse assim em sua declaração histórica que, enquanto seus irmãos tinham propósitos malvados, “Deus o tornou em bem” (Gênesis 50:20) – e é verdade para todos os que são chamados de acordo com os propósitos de Deus.

Ele está sempre trabalhando em nossas vidas e suas obras são sempre boas.

O exemplo de José é encorajador. Uma vida mais frutífera para o Reino de Deus raramente foi vivida. Sua vida era de notável integridade, honra, fidelidade, mordomia e humildade. E olhar para o fruto de tal vida: através de José, Deus preservou a raça através da qual ele enviaria seu filho para salvar a humanidade de sua rebelião.

O que começou na tumultuada vida dos doze filhos de Jacó levou a uma nação escolhida, uma história cheia de milagres, um sacerdócio real, uma herança eterna, e a bênção e favor de Deus sobre todos os que o amam.

Esse tipo de bênção — na vida de José e na nossa — sempre vale a pena a dor do processo.