O Glorioso Privilégio da Liberdade em Cristo

Não existe liberdade – pelo menos não no sentido de que podemos fazer o que quisermos sem restrições ou consequências. Essa tem sido a mentira de Satanás desde o Jardim do Éden: “Claro, Eva, você pode comer do fruto proibido. Então você pode fazer o que quiser, porque você será como Deus”. E Adão, de pé ao lado dela, não disse nada para contradizer a astuta serpente (Gênesis 3:6).

Não, a verdadeira liberdade é algo completamente diferente. Paulo explicou desta forma em Romanos 6:20 e 22:

Pois quando vocês eram escravos do pecado, vocês eram livres em relação à justiça … Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que vocês obtêm leva à santificação e seu fim, a vida eterna.

Antes da salvação, não tínhamos escolha. Tínhamos que servir à nossa natureza pecaminosa, que é suscetível a todas as mentiras e artimanhas de Satanás. Mas agora, por causa do sacrifício de Cristo, fomos libertos do domínio do pecado.

Roger R. Nicole, autor e teólogo, deu esta útil definição de liberdade:

A capacidade de cumprir o próprio destino, de funcionar de acordo com o objetivo final. 

Em outras palavras, a morte de Cristo na cruz nos libertou para nos tornarmos as pessoas que nosso Criador nos projetou para ser. Deus pretende que sejamos vasos de seu amor, alegria, paz, longanimidade, gentileza, paciência e bondade (Gálatas 5:22-23). Ele nos ordenou para sermos embaixadores de sua verdade, justiça, perdão e esperança.

Esse privilégio glorioso é nosso porque fomos redimidos e Cristo vive em nós. Paulo escreveu: “Fui crucificado com Cristo. Não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2:20).

Mas quantas vezes consideramos a grandeza do sacrifício de Cristo por nós – o que lhe custou obter esta magnífica liberdade a que temos acesso? Se a salvação realmente abriu nossos olhos e nos encheu de esperança, então devemos nos gloriar na capacidade que agora temos de “nos apresentar a Deus, como aqueles que foram trazidos da morte para a vida, e [nossos] membros a ele como instrumentos de justiça” (Romanos 6:13).

A liberdade de ser um instrumento de justiça significa que não preciso mais permitir que “o pecado reine” em minha vida; nem tenho que ceder aos “maus desejos” da minha natureza pecaminosa (Romanos 6:12, NVI). Em vez disso, pelo poder do Espírito Santo, posso escolher viver de uma maneira que agrade a Deus.

Aqui está uma lista de comportamentos de liberdade para uma nova vida que Paulo dá em Romanos 12:9-16:

  • Odeie o mal — incluindo programas de TV, filmes e livros que glorificam o mal.
  • Apegue-se ao bem e ande com pessoas que te incentivam a fazer o bem.
  • Dedique-se aos companheiros cristãos com amor sincero – independentemente de sua etnia ou nível socioeconômico.
  • Honre os outros – mesmo que isso signifique que eles recebam crédito pelo que você faz ou se beneficiem de privilégios que você não compartilha.
  • Resista ao desânimo e à desilusão que podem impedi-lo de servir a Deus ou aos outros. Seu objetivo é glorificá-lo.
  • Permaneça esperançoso — confiante na bondade e fidelidade de Deus.
  • Deixe de lado a reclamação em tempos difíceis. Ninguém gosta de um chorão. Alegre-se com as bênçãos que não podem ser tiradas de você.
  • Ore sobre tudo, pedindo a Deus que se revele a você em todas as circunstâncias.
  • Compartilhe os recursos e habilidades que Deus lhe deu com outras pessoas, considerando um privilégio fazê-lo.
  • Convide as pessoas para sua casa e trate-as como convidados de honra.
  • Comemore com quem comemora.
  • Sofra com os que sofrem.
  • Viva em harmonia com os outros, percebendo que é mais importante ser gentil do que estar certo.
  • Pratique a humildade – elimine “eu avisei” do seu vocabulário.

A ilusão de servir a nós mesmos é uma miragem fabricada por Satanás. Podemos escolher servir ao pecado e nos acorrentar a seus comportamentos viciantes e destrutivos. Ou podemos escolher servir à justiça — seguir a Jesus e tornar-nos mais semelhantes a ele em cada ato de obediência. É essa liberdade – a liberdade de escolha – que Cristo nos dá. É essa liberdade que quebrou as correntes do pecado que antes nos prendiam.

Essa liberdade também leva ao tipo de alegria contagiante e à santidade reconhecível de que Jesus estava falando quando disse: “Deixai brilhar a vossa luz diante dos outros, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:16). Pedro deve ter ouvido com atenção naquele dia porque ele escreveu mais tarde: “Mantende a vossa conduta honrada entre os gentios, para que, quando falarem contra vós como malfeitores, vejam as vossas boas obras e glorifiquem a Deus no dia da visitação” (1 Pedro 2 :12).

Paulo termina Romanos 6 com um lembrete de que, assim como existem apenas dois mestres, existem apenas dois destinos: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor” (v. 23). .

Por que escolheríamos a escravidão da escravidão que nos impulsiona para a morte eterna e rejeitaríamos a liberdade de seguir Jesus para a vida eterna? A maioria, se não todos, dos que lêem este post escolheram seguir a Jesus. Para nós, a pergunta verdadeiramente intrigante é esta: por que tantas vezes olhamos para trás, para o caminho que leva à morte, como se estivéssemos perdendo alguma coisa?

Não permita que Satanás o engane. Mantenha seus olhos em Jesus. Só ele é a fonte da verdadeira liberdade.

Você já se pegou olhando para trás, como se estivesse perdendo alguma coisa? Ou você fixou seus olhos em sua liberdade em Cristo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *