O maior espetáculo do mundo

No mundo amante do espetáculo, com todos os seus fabricantes de espetáculos e indústrias de produção de espetáculos, veio o maior Espetáculo já concebido na mente de Deus e realizado na história mundial – a cruz de Cristo. É o ponto crucial da história onde todos os tempos colidem, onde todos os espetáculos humanos encontram um espetáculo divino, cósmico e insuperável.

O objetivo da crucificação era nada menos que a “eliminação das vítimas da consideração como membros da raça humana”, um “extermínio ritualizado” de infratores impróprios para viver.  Foi uma encenação, diz um teólogo – “as zombarias e zombarias que acompanharam a crucificação não eram apenas permitidas, mas também faziam parte do espetáculo e foram programadas para isso”. 

Como nos diz o Evangelho de Lucas: “as multidões. . . havia se reunido para este espetáculo” (23:48). As Escrituras prenunciavam que Cristo veria as massas “olhando e se regozijando sobre mim” (Salmos 22:17). Esta representação teatral do sadismo dentro do coração humano atraiu uma grande multidão. E eles viram um show! Um homem zombado, desprezado, espancado, ensanguentado e levantado em uma árvore. Mas eles também viram a criação estremecer. A terra estremeceu. A cortina do templo se dividiu de cima para baixo. O sol do meio-dia foi eclipsado por três horas. Os túmulos foram abertos. Os cadáveres de muitos cristãos ressuscitaram.

A morte de Jesus Cristo não foi apenas mais um espetáculo de crucificação; foi o auge de todos os espetáculos de crucificação. Para os romanos, “cada cruz era um trono zombeteiro para os rebeldes”, mas a cruz de Cristo “foi uma coroação e entronização paródica”.  A cruz de Cristo foi o maior espetáculo da história cósmica pelo que ironicamente subverteu. Ali, na colina do Calvário, Cristo “desarmou os poderes e autoridades” e, em sua vitória, “fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz” (Colossenses 2:15, NVI). Morrer em uma árvore era morrer sob a maldição de Deus. Mas, ao ser pendurado num madeiro, Cristo tornou-se uma maldição por nós. 

A partir deste momento, Deus pretendia que todo o olhar humano se centrasse neste momento culminante. É como se Deus nos dissesse: “Este é o meu Filho amado, crucificado por você, um espetáculo que cativará para sempre o seu coração!”

Ou, como disse Agostinho na era dos espetáculos romanos: “Não penseis, irmãos, que nosso Senhor Deus nos dispensou sem óculos”. Não, pois não há nada maior no mundo para ver do que isto: “o leão vencido pelo sangue do Cordeiro”. Por desígnio divino, os cristãos são pró-espetáculo, e entregamos toda a nossa vida a este grande espetáculo, agora historicamente passado e atualmente invisível.

Pela fé, este Espetáculo final é agora a vida que vivo. O espetáculo supremo da cruz traz uma colisão cósmica com os espetáculos deste mundo. E estamos no meio. Agora fui crucificado para o mundo, e o mundo foi crucificado para mim. Nossa resposta ao espetáculo final da cruz de Cristo nos define.

Dependendo de como você a vê, a cruz é um de dois espetáculos: a zombaria de um falso rei ou a coroação do verdadeiro Rei do universo. A cruz ou foi um mal-entendido trágico e o assassinato cruel de um homem inocente, ou foi um espetáculo pré-planejado e orquestrado por Deus para mostrar ao mundo uma beleza insuperável.

O espetáculo de Cristo é levado para casa na conversão quando olho para trás em minha vida e vejo que meus pecados abriram buracos no corpo ensanguentado de Cristo. Quem me ama, eu perfurei.  Para os olhos não caídos – e para os olhos redimidos – a cruz foi um espetáculo que este mundo nunca rivalizou e nunca rivalizará em peso, significado ou glória.

Portanto, é totalmente apropriado que o teólogo John Murray classifique a cruz de Jesus Cristo como “o espetáculo mais solene de toda a história, um espetáculo sem paralelo, único, não repetido e irrepetível”.

Tal como a cobra venenosa fundida em bronze e erguida como um espetáculo de cura para curar milhares de corpos envenenados, o corpo quebrado de Cristo foi erguido numa cruz romana como um espetáculo de cura para reviver milhões de almas pecadoras. 

Cristo ressuscitado no Calvário marcou o espetáculo culminante que todos os outros espetáculos da história mundial nunca alcançarão, o espetáculo preeminente da vida divina e do amor divino, oferecidos gratuitamente ao mundo boquiaberto.

O eixo da cruz marca o ponto de viragem no plano de Deus para este universo. A cruz aponta em quatro direções como o espetáculo que reúne o céu, a terra, todas as nações à sua esquerda e todas as nações à sua direita. Rejeitada pela terra, abandonada pelo céu, esta trave manteve os braços do Salvador bem abertos. Aqui a ira divina e a misericórdia divina colidiram.

Ainda mais expressiva do que o dilúvio global, a cruz de Cristo foi uma demonstração pública da justa ira de Deus contra milhares de milhões de pecados, outrora ignorados e agora julgados na plena manifestação da sua ira na história humana visível. 

À luz deste espetáculo supremo, Charles Spurgeon perguntou retoricamente: “Existiu alguma vez uma imagem como aquela que Deus desenhou com o lápis do amor eterno, mergulhado na cor da ira do Todo-Poderoso no cume do Calvário?” Resposta: não.

Este fardo irado de Cristo, invisível a olho nu, é o Espetáculo mais verdadeiro dentro do Espetáculo, um momento culminante na história trina, quando o cálice cheio da ira de Deus foi entregue ao precioso Filho para beber até a última gota. 

Aquele que não conheceu pecado, tornou-se pecado, tornou-se nosso pecado e encarnou toda a impiedade de nossas iniqüidades. 

O espetáculo do corpo de Cristo foi apresentado diante dos olhos zombeteiros dos homens ímpios no chão e apresentado como o espetáculo propiciador e que absorve a ira diante dos olhos abandonadores de um Deus santo. 

“Quando examino a maravilhosa cruz, o que vejo?” perguntou Martyn Lloyd-Jones. “Vejo um espetáculo que o mundo nunca viu antes e nunca verá novamente. . . . A cruz, com todos os seus poderosos paradoxos, é um espetáculo que faz com que tudo o que você possa imaginar na história, ou qualquer coisa que você possa imaginar, simplesmente se torne insignificante.” 

E isto: “Vivemos numa época que gosta muito de espetáculos, no sentido de alguns acontecimentos e acontecimentos marcantes, de algum grande espetáculo. E o cristão se gloria na cruz como um espetáculo, porque quanto mais olha para a cruz mais vê a glória de Deus lhe sendo revelada. Mostra-lhe a glória do Deus triúno, Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo. Ele vê tudo isso brilhando sobre ele.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *