O Príncipe da Paz e Você!

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6

Esta lista de nomes tornou-se tão familiar, nós tendemos a achar esse versículo maravilhoso, sem pensar muito nos nomes. Por um momento, quero focar nesse título específico: o Príncipe da Paz.

Jesus é o Príncipe da Paz.

Se você procurar a palavra PAZ em um dicionário, você encontrará algo como:

1. relação entre pessoas que não estão em conflito; acordo, concórdia.
2. relação tranquila entre cidadãos; ausência de problemas, de violência.
3. situação de uma nação ou de um Estado que não está em guerra.
4. cessação total de hostilidades entre Estados, mediante celebração de tratado; armistício.
5. estado de espírito de uma pessoa que não é perturbada por conflitos ou inquietações.
6. estado característico de um lugar ou de um momento em que não há barulho e/ou agitação; calma, sossego.

Esse tipo de paz está faltando hoje, não? Você sente uma abundância de tranquilidade na sua vida? Você não vai regularmente as pessoas próximas queixando-se de que suas vidas são um pouco harmoniosas?

Paz é algo extremamente raro

Pense sobre isso: Uma coisa – física ou não – que você deseja mais do que a paz? Se você tivesse que escolher entre os dois, você preferiria ter um excelente trabalho ou paz? E se você lhe oferecesse R$ 1 milhão ou uma vida de paz? Um relacionamento amoroso ou paz? Pense em qualquer gadget, qualquer status, qualquer posição, qualquer relacionamento: o que você prefere ter em troca de uma vida de paz?

Para a maioria das pessoas a lista é bem curta. Talvez a paz seja tão atraente porque é muito rara. Esta paz com a qual Isaías está falando é a palavra hebraica shalom que você provavelmente já ouviu antes.

Essa palavra é mais profunda do que a ideia de paz entre as nações ou uma amizade sem conflito. Essa paz é profunda, muitas vezes definida como “completude”. Uma falta completa de carência e uma confiança total em Deus.

O Príncipe da Paz

Em nosso estado pecaminoso, somos inimigos de Deus (Romanos 5:10).

“Mas Deus demonstra seu próprio amor em relação a nós, na medida em que ainda pecadores, Cristo morreu por nós” (Romanos 5:8).

Por causa do sacrifício de Cristo, somos restaurados para uma relação de paz com Deus (Romanos 5:1).

Esta é a paz profunda e permanente entre nossos corações e nosso Criador que não pode ser tirada (João 10:27-28) e o supremo cumprimento da obra de Cristo como “Príncipe da Paz”.

Paz celestial

Vejamos alguns outros versos. Jesus falou aos discípulos:

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27

Como o Príncipe da Paz, Jesus é capaz de nos dar um tipo de paz que o mundo não pode entregar. Ele não dá como o mundo dá; Ele nos deixa com paz profunda e real.

A Paz necessária para estarmos com Deus novamente, todo conflito que havia em nós por causa do pecado em relação ao Pai, pode ser removido por causa do Príncipe.

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Mateus 5:9.

De acordo com este versículo, somos chamados filhos de Deus se somos pacificadores.

O processo de paz requer ação. Temos a paz de Deus dentro de nós, mas ainda vivemos em um mundo onde a paz exige esforço.

Isso faz sentido, certo? Deixada à nossa disposição, há uma notável falta de paz, em todas as esferas e lugares, as pessoas estão em conflito com outras e internamente, e essa é a consequência de se afastar do Príncipe da Paz.

Faça Paz

Então, o que tudo isso significa?

Somos chamados a ser pacificadores. Onde a paz está ausente, nós, como filhos de Deus, devemos apresentar o Príncipe da Paz.

Mostre ao mundo como pode ser a paz de Deus. Não ceda à tentação de se precipitar e competir, gastar e correr e drenar-se.

Crie tempo com Deus e aprenda a estar em paz. Desligue dispositivos. Reflita sobre a Palavra de Deus. Não adicione qualquer ruído; Em vez disso, seja um fabricante de paz.

Mostre bondade. Entregue com alegria. Tire um tempo para ficar quieto e saiba que Ele é Deus. Deite-se nas pastagens verdes metafóricas do Salmo 23, permitindo que Jesus o guie ao lado de águas tranquilas e atualize sua alma.

A paz profunda é atraente, e talvez coletivamente, podemos ajudar a criar e espalhar a paz que o mundo tão desesperadamente deseja.