O que Deus promete aos que têm fé cristã

Num artigo anterior, mostrei como 2 Pedro 1 nos ensina o que é a fé cristã. E neste artigo quero mostrar o que a Palavra de Deus promete para quem tem essa fé cristã. 

O que Deus promete àqueles que têm essa fé? 

Participação na Natureza Divina 

Ele nos deu suas grandes e preciosas promessas, para que através delas vocês possam participar da natureza divina. (2 Pedro 1:4) 

O que isso significa? Como você pode participar da natureza divina? Ou você teria que entrar em Deus de alguma forma, o que a Bíblia nunca sugere que aconteça. Ou Deus de alguma forma teria que entrar em você. A Bíblia ensina claramente que quando uma pessoa chega à fé em Jesus Cristo, o Espírito de Deus entra na vida dessa pessoa. 

Quando Pedro diz “podeis participar da natureza divina” (v.4), ele está falando sobre a nossa união com Cristo. É a mesma coisa de que fala o apóstolo Paulo quando diz: “Já estou crucificado com Cristo e já não vivo, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20). 

Nosso Senhor coloca isso em uma imagem “Eu sou a videira, vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim, dará muito fruto” (João 15:5). Todas essas são maneiras diferentes de falar sobre uma vida compartilhada. 

Muitos de nós pensamos que temos tudo o que Deus tem para oferecer, mas tudo o que realmente temos é o perdão para o passado, o céu para o futuro e um grande vazio no meio. Quero que você se lembre do que Pedro escreveu: “Seu divino poder nos concedeu todas as coisas que conduzem à vida e à piedade” (2 Pedro 1:3).  

O evangelho é mais do que perdão e céu. É o poder e a presença de Deus em sua vida hoje. 

Quando estivermos no céu, veremos Jesus em toda a sua glória. Diremos “Eu sabia que ele era ótimo, mas não tão bom assim! E pensar que ele esteve conosco o tempo todo na terra! Por que não tivemos mais fé?” 

Fuja da corrupção no mundo 

Ele nos deu suas grandiosas e preciosas promessas, para que através delas vocês possam… escapar da corrupção no mundo causada pelos maus desejos (2 Pedro 1:4). 

O que há de errado com o mundo? De onde vem a corrupção no mundo? O que precisaria mudar se quisermos ter um mundo de liberdade, justiça, amor e alegria? 

Existem muitas respostas para essas perguntas. Algumas pessoas dirão que a corrupção no mundo vem da falta de educação, da falta de oportunidades ou da falta de recursos. Os apóstolos não concordariam com isso. 

Pedro diz que a corrupção no mundo é causada por desejos malignos. É por isso que encontramos corrupção em pessoas que têm educação, oportunidades e recursos, bem como naquelas que não têm.  

De que desejos malignos estamos falando? Inveja, ganância, luxúria, orgulho e preguiça – para citar apenas alguns. Esses desejos estão em nós e nos corrompem. 

Você já se sentiu dominado pelo humor e disse a si mesmo: “De onde veio isso? Por que eu estava assim? Você já se viu olhando para outra pessoa – para o que ela tem e seu sucesso? Isso te corrói e você diz: “Por que minha vida não é assim?”  

Você não quer ser assim, mas parece que não consegue evitar. Há algo acontecendo dentro de você. Isso estraga você. Isso o corrompe, mas você não consegue se livrar dele. 

Entenda sua posição 

O que Pedro quis dizer quando disse que podemos “escapar” da corrupção no mundo? Sou cristão, mas tenho uma batalha contínua contra a luxúria, a ganância, o orgulho ou a inveja. O que você quer dizer com escapar? Eu luto com desejos malignos o tempo todo! 

Alguns de vocês devem ter visto o filme  O Fugitivo . Um médico é acusado de assassinato e condenado à prisão. Enquanto o transferem para uma penitenciária, ocorre um acidente. O ônibus sai da estrada e, no caos que se segue, o personagem foge. Ele se torna “o fugitivo”. 

Ele pega a estrada com uma missão: encontrar a verdade e estabelecer a justiça. E ele se move de um lugar para outro, constantemente em perigo de ser preso. Este homem se encontra em uma grande luta. Ele é perseguido incansavelmente. Parece que o mundo inteiro está contra ele, mas ele não está acorrentado. Ele está livre.

Essa é a sua posição como crente cristão. Entenda sua posição e sua experiência dará sentido: eu sou o fugitivo. Fui libertado do cativeiro do pecado e das trevas pelo poder de Jesus Cristo. Eu escapei.

Mas o pecado e a tentação estão me perseguindo. Satanás, que uma vez me manteve cativo, está sempre atrás de mim. Ele é como um leão que ruge procurando alguém para devorar (1 Pedro 5:8). Satanás quer acorrentá-lo novamente, mas Deus está com você e irá protegê-lo. O pecado é seu inimigo, mas não é mais seu mestre (Romanos 6:14). 

Você enfrentará uma luta ao longo da vida contra o pecado, mas não está acorrentado. Você não é um cativo. Em vez disso, você escapou! Você pode se mover e pode agir! E esta liberdade é um presente de Deus para você no evangelho.

Ouça a promessa de Deus

Quero falar aos cristãos que se sentem derrotados. Quero que você ouça esta promessa: Pelo seu poder, e através de Jesus Cristo, a promessa de Deus para você no Evangelho é que você deve escapar da corrupção causada pelos maus desejos. O pecado não será mais seu mestre. 

Você não escapará da batalha contra os desejos malignos. Mas se você está em Cristo, você escapou do poder deles sobre você. Pare de dizer a si mesmo que você está acorrentado quando Deus o libertou. 

Agradeço a Deus por esta promessa. Um evangelho que oferece perdão, mas não poder, não é grande o suficiente para a vida. Muitas pessoas já ouviram um evangelho que trata do perdão para o passado e do céu para o futuro, mas não diz nada sobre o poder de Deus para mudar a sua vida agora. 

É por isso que há muitos que frequentam a igreja e professam a fé, mas nunca crescem. Eles permanecem presos nos mesmos fracassos, dominados pelos mesmos medos, presos no mesmo desespero. 

Pedro fala-nos de uma fé suficientemente grande para a vida. Ele nos fala sobre o poder de Deus que nos dá tudo o que precisamos para a vida e a piedade. Esse poder entrará em nossa vida através de Jesus Cristo, que nos chama para sua própria glória e bondade. 

E aqui está a promessa dele: Seu Espírito viverá em você, dando-lhe novo poder, novo desejo e nova capacidade, para que você escape da corrupção no mundo causada por desejos malignos!  

O pecado não será mais seu mestre!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *