O que significa concupiscência dos olhos. Como você é atraído por ela.

A frase “concupiscência dos olhos” é encontrada em 1 João 2:15-17 : “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.. “O que é esse” concupiscência dos olhos”?

Simplificando, a concupiscência dos olhos é o desejo de possuir o que vemos ou para ter as coisas que têm apelo visual. Esta cobiça de dinheiro, bens ou outras coisas materiais não é de Deus, mas do mundo que nos rodeia. João enfatiza que essas coisas não duram, elas passarão. Em contraste, o Filho de Deus é a eternidade garantida.

Os Dez Mandamentos abordou a concupiscência dos olhos em sua proibição contra a cobiça. Êxodo 20:17 diz, “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” cobiça pode incluir um desejo de ter pessoas, posses ou status.

Satanás usa a concupiscência dos olhos, como uma avenida da tentação. Parte da razão de Eva ouvir a serpente no Jardim foi que ela olhou para o fruto proibido e viu que era “agradável aos olhos” (Gênesis 3:6). Satanás usou uma imagem visual para ajudar na tentação. Satanás tentou uma tática semelhante em Jesus. Uma de suas tentações no deserto foi uma tentativa de fazer Jesus cobiçar poder terreno. Satanás usou um visual que ele “mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles” ( Mateus 4:8 ). É claro que Jesus não sucumbiu à concupiscência dos olhos, e Satanás foi derrotado (versículos 10 e 11).

Devemos seguir o exemplo de Jesus e, no poder do Espírito Santo, resistir à concupiscência dos olhos. O mundo está cheio de “atrações visuais”, glamour e ostentação. Materialismo acena com a promessa de felicidade e realização. Uma sociedade saturada de mídia nos bombardeia com campanhas de publicidade que poderia muito bem dizer: “Pegue isso!”

Nem tudo que reluz é ouro , e o ilho de Deus sabe que a fama, fortuna e elegância desaparecem rapidamente (Provérbios 23:5) . Nosso foco não é mais o novo produto ou última moda. Nosso objetivo não é manter as aparências ou nos cercar com as armadilhas da reluzente magnificência. Em vez disso, nosso objetivo é “conhecer a Cristo e o poder da sua ressurreição e a comunhão da partilha dos seus sofrimentos” (Filipenses 3:10). Nossos olhos devem estar em Jesus (Hebreus 12:2). Nossa visão é a eternidade.

Cecil Alexander , o hymnist irlandês , disse desta forma:

“Jesus nos chama a adoração
Da loja de ouro do mundo vão;
De cada ídolo que nos quer,
Dizendo, “cristão , me ame mais”.

3 Comments on “O que significa concupiscência dos olhos. Como você é atraído por ela.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *