O que significa fazer tudo para a Glória de Deus?

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntios 10:31

Um dos maiores obstáculos à paz interna que o cristão encontra é o hábito comum de dividir nossas vidas em duas áreas, a sagrada e a secular, habitamos ao mesmo tempo dois mundos, o espiritual e o natural.

Como filhos de Adão, vivemos nossas vidas na Terra, sujeitos às limitações da carne e às fraquezas e males dos quais a natureza humana é herdeira.

Meramente viver entre os homens requer de nós anos de trabalho árduo e muito cuidado e atenção às coisas deste mundo. Em nítido contraste com isso está a nossa vida no Espírito. Ali desfrutamos de outro tipo de vida e superior; somos filhos de Deus; possuímos status celestial e desfrutamos de comunhão íntima com Cristo.

Isso tende a dividir nossa vida total em dois departamentos. Nós chegamos inconscientemente a reconhecer dois conjuntos de ações.

Os primeiros são realizados com um sentimento de satisfação e uma garantia firme de que são agradáveis ​​a Deus.

Estes são os atos sagrados e geralmente são considerados oração, leitura da Bíblia, canto de hinos, freqüência à igreja e outros atos religiosos.

Contra esses atos sagrados estão os seculares. Eles incluem todas as atividades comuns da vida: comer, dormir, trabalhar, cuidar das necessidades do corpo e realizar nossos deveres maçantes aqui na terra.

O resultado disso é que estamos inquietos a maior parte do tempo. Nós realizamos nossas tarefas comuns com um sentimento de profunda frustração, dizendo a nós mesmos pensativamente que há um dia melhor vindo, quando abandonarmos esta concha terrestre e não mais nos incomodar com os assuntos deste mundo.

A maioria dos cristãos tentam andar na corda bamba entre dois reinos e não encontram paz em nenhum dos dois. Sua força é reduzida, sua perspectiva confusa e sua alegria removida.

Eu acredito que este estado de coisas é totalmente desnecessário. Sem dúvida, uma compreensão mais perfeita da verdade cristã nos livrará disso.

O próprio Senhor Jesus Cristo é nosso exemplo perfeito e Ele não conheceu vida dividida. Na Presença de Seu Pai, Ele viveu na terra sem sofrer desde a infância até a Sua morte na cruz.

Deus aceitou a oferta de Sua vida total e não fez distinção entre sagrado e secular.

E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada. João 8:29

Enquanto se movia entre os homens, estava equilibrado e tranquilo. Que pressão e sofrimento Ele suportou, surgindo de Sua posição como o portador do pecado do mundo; eles nunca foram o resultado de incerteza moral ou desajuste espiritual.

A exortação de Paulo a “fazer tudo para a glória de Deus” é mais do que um idealismo piedoso. É parte integrante da revelação sagrada e deve ser aceita como a própria Palavra da Verdade.

Abre diante de nós a possibilidade de fazer com que cada ato de nossa vida contribua para a glória de Deus.

Para não sermos tão tímidos para incluir tudo, Paulo menciona especificamente comer e beber. Este humilde privilégio nós compartilhamos com os animais que perecem.

Se esses humildes atos podem ser realizados de modo a honrar a Deus, torna-se difícil conceber um que não possa.

O Novo Testamento aceita que, em Sua encarnação, nosso Senhor viveu nesse corpo aqui entre os homens e nunca realizou um ato não sagrado.

Sua presença na carne humana varre para sempre a noção perversa de que há no corpo humano algo inatamente ofensivo à Deidade.

Deus criou nossos corpos e não ofendemos a Ele colocando a responsabilidade onde ela pertence. Ele não se envergonha do trabalho de suas próprias mãos.

Porém atos pecaminosos e contrários à natureza nunca podem honrar a Deus. Onde quer que a vontade humana introduza o mal moral, nós temos uma coisa abusada e distorcida que nunca pode trazer glória ao seu Criador.

Vamos pensar em um cristão em cuja vida as maravilhas do arrependimento e do novo nascimento foram realizadas. Ele agora está vivendo de acordo com a vontade de Deus como ele entende da Palavra escrita.

Desses, pode-se dizer que cada ato de sua vida é ou pode ser tão sagrado quanto a oração, o batismo ou a Ceia do Senhor.

Se quisermos escapar do dilema sagrado-secular, a verdade deve “correr em nosso sangue” e condicionar a aparência de nossos pensamentos.

Nós devemos praticar a vida para a glória de Deus, real e determinadamente. Meditando sobre essa verdade, falando com Deus muitas vezes em nossas orações, lembrando-a freqüentemente às nossas mentes à medida que nos movemos entre os homens, uma sensação de seu significado maravilhoso começará a tomar conta de nós.

Hábitos de longa data não morrem facilmente. Será preciso um pensamento inteligente e uma grande dose de oração para escapar completamente da psicologia secular sagrada.

Por exemplo, pode ser difícil para o cristão comum se apossar da ideia de que seus trabalhos diários podem ser realizados como atos de adoração aceitáveis ​​a Deus por Jesus Cristo.

A velha antítese surgirá na parte de trás da cabeça, por vezes, para perturbar a sua paz de espírito. Ele estará lá no táxi, na recepção ou no campo para lembrar ao cristão que ele está dando a maior parte do seu dia para as coisas deste mundo e atribuindo a seus deveres religiosos apenas uma parte insignificante de seu tempo, a menos que grande cuidado seja tomado, isso criará confusão e trará desânimo e tristeza de coração.

Podemos encontrar isso com sucesso apenas pelo exercício de uma fé agressiva. Devemos oferecer todos os nossos atos a Deus e acreditar que Ele os aceita.

Em seguida, segure firme essa posição e continue insistindo em que todos os atos de todas as horas do dia e da noite sejam incluídos na transação.

Continue lembrando a Deus em nossos momentos de oração particular que queremos fazer cada ato para a Sua glória;

Adicione a esses momentos com orações de pensamento enquanto realizamos o trabalho.

Vamos praticar a arte de fazer de todo trabalho um ministério sacerdotal. Vamos acreditar que Deus está em todos os nossos atos simples e aprenderemos a encontrá-lo lá.

Isso não significa, por exemplo, que tudo o que fazemos é de igual importância.

Certamente é mais importante levar uma alma a Cristo do que plantar um jardim, mas a plantação do jardim pode ser um ato tão sagrado quanto a vitória de uma alma.

O “leigo” nunca precisa pensar em sua tarefa mais humilde como sendo inferior à de seu ministro. Que todo homem permaneça no chamado e que sua obra seja tão sagrada quanto a obra do ministério.

Não é o que um homem faz que determina se seu trabalho é sagrado ou secular, é o motivo pelo que ele o faz. O motivo é tudo.

Deixe um homem santificar o Senhor Deus em seu coração e ele pode, a partir daí, não fazer nenhum ato comum.

Tudo o que ele faz é bom e aceitável para Deus através de Jesus Cristo. Para tal homem, a própria vida será sacramental e o mundo inteiro um santuário.

Sua vida inteira será uma ministração sacerdotal. Como ele executa sua tarefa nunca tão simples, ele vai ouvir a voz do serafim dizendo: “Santo, Santo, Santo, é o Senhor dos exércitos: toda a terra está cheia da sua glória.”

Eu anseio por viver em sinceridade de coração. Eu quero viver tão plenamente no Espírito que todo o meu pensamento possa ser um doce incenso ascendendo a Ti e cada ato da minha vida possa ser um ato de adoração.

Por isso, eu oro nas palavras de Teu grande servo da antiguidade: “Suplico-Te a fim de limpar a intenção do meu coração com a indescritível dádiva da Tua graça, para que eu te ame perfeitamente e te louve dignamente.”

E tudo isso eu confiantemente acredito que você me concederá através dos méritos de Jesus Cristo Teu Filho.

Fonte/Autor: A.W. Tozer