O que significa Não atirem suas pérolas aos porcos?

“Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão”. Mateus 7:6

Contexto:

Este verso é parte do que é conhecido como Sermão de Cristo no Monte e é coberto em Mateus, capítulos cinco a sete. No Capítulo 5: 1,2 nos é dito,

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo: Mateus 5:1,2

Seu sermão na montanha terminou com:

Quando ele desceu do monte, grandes multidões o seguiram. Mateus 8:1-1

Não dêem

A palavra grega didome não é a impressão de apenas evitar dar, mas de não realizar tal atitude em hipótese alguma.

o que é sagrado

Como dito anteriormente Cristo estava ensinando no monte, portanto é plausível entender que “o que é sagrado” refere-se ao que Ele mesmo disse durante o seu discurso, em resumo se trata da verdade do Evangelho.

A questão é por que não devemos entregar a mensagem do evangelho se o próprio Cristo ordenou:

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Mateus 28:19-19

A palavra “ensinar” vem do grego “MATHETEUO”, e significa “fazer discípulos”. Em outras palavras, ganhá-los para Cristo e batizá-los. “Matheteuo” é usado no sentido transitivo, que significa “qualquer e todos”, e na voz ativa, que significa “não pare.”

Portanto o entendimento correto é de que existem algumas pessoas a quem nós não somos obrigados a continuar a dar a preciosa Palavra de Deus.

cães, nem atirem suas pérolas aos porcos

A palavra cães, não se referia a um animal doméstico, em algumas traduções encontramos “cães selvagens” era geralmente utilizada para definir o povo gentio, mas é utilizada mais constantemente para definir homens ímpios:

Eles voltam ao cair da tarde, rosnando como cães e rondando a cidade. Salmos 59:6

Cuidado com os cães, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão! Filipenses 3:2

Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés. Salmos 22:16

Os cães e porcos significam pessoas que rejeitam a verdade do evangelho, não apenas a rejeitam mas a escarnecem, zombam, ou ainda que continuam no pecado, como um porco se lameando cada vez mais.

estes as pisarão

Uma das coisas que eu acho extraordinário em Jesus Cristo é a forma que Ele dava a oportunidade para as pessoas aceitarem sua mensagem, Ele apenas declarava, mas não havia insistência, foi assim com o jovem rico e foi essa a ordem para os discípulos:

Se não os receberem, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem daquela cidade, como testemunho contra eles”. Lucas 9:5

Os que rejeitam a mensagem do evangelho, não entende das coisas espirituais, portanto lançar alimento espiritual fará com que eles pisem, ou seja, tratem com desprezo.

voltando-se contra vocês, os despedaçarão

Quem corrige o zombador traz sobre si o insulto; quem repreende o ímpio mancha o próprio nome. Provérbios 9:7

Essa é a grande verdade escrita em Provérbios, o ímpio que despreza a mensagem da Salvação irá tripudiar, se irritar e voltará contra você muito provavelmente com ódio e zombarias.

Conclusão

Jesus nos ensina que é perda de tempo ensinar conceitos Santos a pessoas que não querem escutar e que irão desprezar a mensagem. Não devemos deixar de anunciar a Palavra de Deus aos incrédulos, mas devemos ser sábios e discernir o que ensinar e a quem.