O que significa Pedra de Tropeço e Pedra Angular?

Pedra Angular

Jesus lhes disse: “Vocês nunca leram nas Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’. Mateus 21:42

Pedra de Tropeço

Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; pois tropeçaram na pedra de tropeço; Como está escrito:Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo;E todo aquele que crer nela não será confundido. Romanos 9:32,33

Qual o significado da Pedra?

“O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, a Rocha que me salva! 2 Samuel 22:47

Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação. Salmos 95:1

Vocês abandonaram a Rocha, que os gerou; vocês se esqueceram do Deus que os fez nascer. Deuteronômio 32:18

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Mateus 7:24

A Bíblia está repleta de versículos mencionando que Deus é a Rocha, ou seja a Pedra, no novo testamento esse título é usado para referenciar a Jesus Cristo conforme:

Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’. Atos 4:11

Pedra de Tropeço x Pedra Angular

Como pode Jesus ser tanto pedra angular como pedra de tropeço?

A pedra angular era a pedra fundamental utilizada nas antigas construções, caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. A partir da pedra angular, eram definidas as colocações das outras pedras, alinhando toda a construção. Atualmente, a pedra angular seria semelhante ao alicerce dos prédios contemporâneos, ou seja, o elemento principal.

Para entendermos como Jesus pode ser a Pedra Principal e ao mesmo tempo Padra de Tropeço, analisamos os seguintes versículos:

Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé; mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou. Por que não? Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na “pedra de tropeço”. Romanos 9:30-32

Como explicado por Paulo em Romanos a salvação só poderia ser alcançada mediante a fé em Jesus Cristo, nesse caso, a pedra principal, rejeitada pelos judeus e continuaram buscando a salvação mediante o cumprimento da Lei, portanto ao negarem o sacrifício expiatório de Cristo, Jesus passou a ser uma pedra de tropeço para eles, por rejeitarem a redenção oferecida por Jesus.

Pedro também falou sobre isso: e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Os que não creem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados. 1 Pedro 2:8

Por não darem crédito a mensagem de Cristo esses tropeçam no caminho para a Salvação.

Conclusão

Jesus é a Pedra Principal, pois fornece a redenção para todos aqueles que creem em sua mensagem e obedecem as suas Palavras, porém para aqueles que o rejeitam Ele é uma pedra de tropeço, porque “tropeçam” no caminho para a Salvação.