O Suicídio é Perdoável?

Um pregador uma vez relatou sua experiência em um funeral Hindu de alguém que havia se suicidado.

O comentarista realizando o serviço afirmou que aqueles que suicidam-se perdem todas as chances de perdão. O pregador ficou impressionado de como um comentarista hindu poderia ter tal revelação da verdade.

Primeiro de tudo ele questionou-se, se isso é realmente uma verdade, e em segundo lugar o quanto de verdade há sobre isso no que o comentarista realmente sabe sobre o hinduísmo.

Há um pecado que é imperdoável: a blasfêmia contra o Espírito Santo (Mat. 12:31, 32).

Em 1 João 5:16, o contexto sugere que João tem em mente que o abandono e a negação da fé são um pecado até a morte, para a qual não há perdão (cf. Hb 6:4-6; 10:26).

É difícil dizer exatamente o que a blasfêmia contra o Espírito Santo é, mas eu acredito que é o mesmo pecado como apostasia (abandono e a negação da fé). Em qualquer caso, não implica a passagem de que o suicídio é um pecado imperdoável.

O suicídio, porém, é o único pecado que é difícil de arrepender-se depois de cometê-lo. Isso levanta a questão de saber se o arrependimento é necessário para que se haja o perdão.

É necessário que exista o perdão no sentido de conciliar a comunhão quebrada com Deus (Isaías 59:1, 2). Confissão de pecados e arrependimento são necessárias para manter um relacionamento aberto com Deus, mas não para manter salvação. O contexto de 1 João 1 é a comunhão com Deus (v. 3).

Mas estamos em Cristo e o sangue de Jesus nos purifica continuamente de todo pecado se ou não nos arrependemos. Devemos confessar os nossos pecados, se desejamos uma caminhada íntima com Deus, mas mesmo se não o fizermos, nossa salvação não é afetada.

Assim, o suicídio é perdoável.

A verdadeira questão não é se o suicídio será um impedimento de ir para o céu. – Não será. Somente a incredulidade (João 3:18). É se um cristão genuíno irá cometer suicídio.

Eu, pessoalmente, não acredito que o fariam, mas no evento raro se o cometer, o céu não os será negado, o que em última análise determina se vamos para o céu é se estivemos em ou não em Cristo.

Deixe-me terminar com um exemplo bíblico de alguém que cometeu suicídio – Sansão.

Sansão era diferente pois tinha uma força sobre-humana que, segundo a Bíblia, era-lhe fornecida pelo Espírito Santo, no período em que mantivesse-se obediente as palavras do Senhor nos Exércitos.

Sansão foi capturado pelos filisteus e ele orou a Deus por força para que ele pudesse arrancar os pilares fundamentais do prédio e matar os filisteus junto com ele mesmo.

Deus respondeu sua oração. Sansão sacrificou-se para vingar-se de seus inimigos e eu não acredito que ele teve a chance de arrepender-se depois.

Será que a Bíblia condenou Sansão por seu “ato covarde”?

Não, ao invés disso, o escritor do Juízes vangloriou Sansão. Hebreus 11:32, vangloria Sansão, especificamente como da fraqueza foi feito forte.

Sansão é listado como um herói da fé.

Sim, ele teve seus problemas, mas ele não era só isso. Você poderia reformular este evento em quaisquer termos que você desejar, você nunca poderá escapar da conclusão de que Sansão matou-se. Porém baseado em Hebreus 11, duvido muito que ele está no inferno.

16 Comments on “O Suicídio é Perdoável?”

  1. Sacrifício em batalha é diferente de suicídio. Discordo completamente do texto, Sanção não se suicidou, e sim, se sacrificou. JESUS não se suicídio ele se Sacrificou, existi um abismo de diferença entre suicídio e sacrifício.
    Os homicidas não herdarão o Reino dos CÉUS, suicídio é uma espécie de homicídio.

  2. Amigo, bom dia!
    Acordei pela manhã e me deparei com a publicação que trata se o suicídio é perdoável.
    Vou ser sincero ao dizer que não tenho lido muitas publicações do site enviadas no dia a dia para o meu e-mail. Porém esta publicação me intrigou. Mas fui surpreendido ao ler o conteúdo.
    Gostaria de dizer que o Espírito Santo me incomodou sobremaneira para entrar em contato com você. Na palavra em João 13 34 Jesus nos deixa o seguinte dito: “Um Novo Mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei”. Ok, Jesus morreu. Mesmo que tenha sido por sacrifício, você já parou para pensar em como Jesus Amou os discípulos e todo o mundo se sacrificando pelos pecados de todos? Todos estavam condenados à morte eterna.
    É difícil para mim pensar que nós estaremos amando o nosso próximo nos suicidando. Também é difícil pensar que estaríamos amando a Deus abdicando da oportunidade que ele nos dá de nos reconciliarmos com Ele, abdicando da vida que Ele nos dá. Portanto, irmão, gostaria muito que você considerasse essas palavras e refletisse: a palavra é vida, mas se a gente não buscar anunciar-la na direção verdadeira do Senhor, isto pode corromper corações.
    O que nós temos que fazer é buscar comunhão com Deus, como você mesmo anunciou com um versículo. Esse Deus irá nos libertar através da sua verdade.
    Que a paz do Senhor Jesus Cristo ilumine seu coração!

    1. Esse é um assunto muito controvérso,mas espero poder contribuir. Analisemos pelo ângulo da empatia..afinal não podemos julgar,mas vamos analisar, aprender e tentar compreender….cada caso é um caso,mas a maioria dos casos é decorrente do grande mal da dor da alma, depressão ou algum distúrbio psiquiátrico em todos seus níveis. E vários relatos em vida de pessoas que cometeram suicídio,essas pessoas relatavam que se viam sendo um peso para os seus amados, logo,o ato de sair de vida,seria uma ajuda ao próximo (na visão do doente)……. Como disse, assunto controvérso,onde a empatia pode nos ajudar.a paz a todos.

  3. Analizei bem este artigo e vi que quem o publicou foi bem tendencioso.primeiro por essa pessoa não conhecer nada de bíblia,segundo com argumentos tão fracos e inconsistente,terceiro
    Por se contradizer varias vezes.Eles diz que o suicida não perderá a salvação,mas o incrédulo sim, agora eu pergunto Quem se suicida não é uma incredulidade e blasfêmia. Ele citou o exemplo de Sansão mas não falou motivo, Sansão não se suicidou,ele renovou a aliança com Deus. Ele morreu em consequência de ter derrubado o templo de Dagom, ele não disse vou tirar a minha vida porque Deus me abandonou,ele morreu como herói e está na galeria dos heróis da fé. Hebreus cap 11. Conclusão:quem se suicida perde a oportunidade de perdão, sem arrependimento não há perdão, da próxima vez que publicar um artigo estude a bíblia e seu contexto.quem se suicida blasfema contra o Espírito Santo.rejeita de forma consciente e deliberada o plano de salvação. Um abraço a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *