Os cristãos devem se preocupar com dieta e exercícios?

Acredito que a pergunta mais importante a ser feita em relação à boa forma física é muitas vezes encoberta, porque as respostas parecem tão óbvias.

Mas por que um cristão deveria se preocupar com o seu corpo?

O Senso Comum

A maioria das pessoas pode dizer-lhe facilmente o porque é importante cuidar do seu corpo através de nutrição e exercício adequados:

Prolonga a sua vida útil, desfruta de uma maior qualidade de vida, fica mais bonito, vai sentir-se melhor, você experimentará um senso maior de autoestima, etc.

Embora algumas delas sejam verdadeiras, essas são as principais razões pelas quais devemos nos preocupar em cuidar de nosso corpo? Como cristãos, nossa resposta deveria ser um retumbante “NÃO!”

A Bíblia é Essencial

A Bíblia, a Palavra de Deus, deve ser o ponto de partida essencial para entender por que é importante cuidar de nossos corpos.

Aqui estão apenas alguns pensamentos da relação entre bíblia e o corpo:

Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. 1 Coríntios 9:27

Paulo obviamente não está falando sobre dieta ou a prática de exercícios, mas sim ao controle em relação ao pecado, ou seja, em Cristo é possível controlarmos o nosso corpo para que não seja corrompido por pecados físicos (pecado sexual, glutonaria, preguiça, etc.).

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. 1 Coríntios 6:19,20

Os versículos acima, também são ótimos exemplos de como devemos exibir autocontrole em todas as áreas de nossas vidas à medida que procuramos honrar a Deus.

Também é importante lembrar que a piedade é mais proveitosa do que o exercício físico (1 Timóteo 4:8), e ser fitness não é o nosso principal objetivo na vida.

Esta verdade deve ser entendida, mas não deve ser uma desculpa para ser preguiçoso e indisciplinado.

O Cristão e a Saúde

Comer muita comida animal, gordura, óleo, açúcar, e poucos carboidratos complexos, como frutas, vegetais, grãos integrais e legumes, contribuem para o desenvolvimento de doenças degenerativas.

Estes incluem os principais assassinos das sociedades ocidentais: doenças cardíacas, câncer, obesidade e derrames.

Ele também inclui uma série de condições problemáticas, se não fatais, como constipação, hemorroidas, gota, osteoporose e cárie dentária.

De acordo com o Relatório sobre Nutrição e Saúde de 1988 do Surgeon General dos EUA, as doenças relacionadas com a dieta são responsáveis ​​por mais de dois terços de todas as mortes neste país (Mayell, p.3).

Conclusão

Portanto, há dois erros que um cristão pode cometer em relação à aptidão física. A primeira é não se preocupar com isso; o segundo é ficar obcecado com isso.

Uma preocupação equilibrada de dieta e exercício é necessária para que os cristãos tenham o vigor de servir melhor a Deus e aos outros.

Embora uma saúde melhor, aparência e entusiasmo pela vida sejam bons benefícios da disciplina física, devemos nos esforçar para honrar a Deus através desse processo, sabendo que Ele está no controle do resultado (Tiago 4:13-15).

À medida que apresentamos nossos corpos como sacrifícios vivos (Romanos 12:1-2), devemos orar para que nós colhamos não apenas os benefícios físicos de uma vida disciplinada, mas mais importante, que colheremos os benefícios espirituais ao buscar Jesus (2 Pedro 3:18).

Devemos ser um sábio mordomo de todos os recursos que Deus nos deu, incluindo nossos corpos, e pedindo a Ele para nos tornar mais semelhantes a Ele em todas as áreas da vida.

Fontes: fitnessforoneandall, biblicalfitness.