A pessoa que comete adultério, deve confessar o seu pecado para o parceiro?

Escrever sobre esse assunto é extremamente delicado, tendo em vista a quantidade de pessoas envolvidas e a responsabilidade em opinar sobre algo de tão grande importância. Em dias onde a igreja tem se mostrado quebrada em termos de relacionamento, notícias e pesquisas de adultérios dentro da igreja cresceram assustadoramente, e o tema passou a ter uma procura relevante.

1 . Primeiro, eu quero deixar claro que o adultério é muito grave ; é um pecado com consequências severas. Ele provoca graves danos para o culpado , o cônjuge ,  a família,  a igreja e a comunidade. Até mesmo o mundo secular vê o adultério como errado. Um caso nos Estados Unidos de um candidato presidencial, teve suas chances reduzidas a pó, apenas com base no escândalo de uma ” suposta ” infidelidade conjugal.

No entanto , o adultério acontece algumas vezes, e depois? A vida para? Os adúlteros serão banidos da sociedade , sem chance de redenção? É a falta da confissão de um pecado que impossibilita tratamento e reconciliação através de Cristo?

Para responder de forma simples a essas perguntas é necessário ter em mente que a pessoa envolvida precisa ser tratada, simplesmente confessar será equivalente a um anúncio público do ato.  Alguém comentará, outro fará fofoca e em seguida a fofoca se espalha como fogo. A fofoca em si torna-se pecado.

2 . Para ter efeito , a confissão precisa ser parte de um processo de tratamento . O significado do propósito e do processo de confissão pode começar com João, que escreveu: ” Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9 ; . Cf Sl 103) .

Podemos acrescentar a confissão de Davi, que se envolveu tanto em adultério como também em assassinato , “Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.” – Salmos 32:5

Davi nos dá mais conhecimento em outro texto, ” Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. “(Salmo 51:1-4 ) .

A partir desses dados , nós aprendemos que a confissão de Davi foi diretamente a Deus. O conteúdo da confissão de Davi era a de reconhecer honestamente , admitir , e assumir a responsabilidade completa pelo seu pecado. Ele não culpou ninguém, mas apenas si mesmo. Seu apelo era bondade e compaixão de Deus. O pedido de Davi era para perdão e purificação do pecado. Com base nesta confissão, Deus perdoou Davi.

Em outro lugar, Davi ensina : “Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades. Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.” (Salmo 103 : 10 , 12 ) . Seria bom ler (e até memorizar), todo o Salmo 103. Este salmo explica em mais detalhes o que significa perdão.

João explica-nos mais a fundo como um Deus justo e santo pode perdoar o pecado. Em outras palavras, em que base Ele pode perdoar e purificar-nos de nossos pecados. João escreveu: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” (1 João 2:1, 2).

Em outras palavras, Deus pode nos perdoar , porque Cristo satisfez toda a pena e culpa de todos os nossos pecados de todos os tempos (Cf. Hebreus 10:10-14 ). Cristo tomou toda a punição devido o nosso pecado , e Deus está satisfeito com a obra de Cristo na cruz.

3 . Parte da restauração lida com a atitude de coração em direção a Deus , e o estilo de vida ou comportamento. O provérbio : ” O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal.” (Provérbios 28:13 , 14).

Isso significa que o oposto da confissão é esconder ou tentar esconder de Deus – como Adão e Eva fizeram. É endurecer o nosso coração para Deus, e excluí-lo de nossas vidas. Assim, em caso de adultério , precisamos não só de confessar como Davi, mas também se afastar imediatamente do pecado. Nossa condição de coração e estilo de vida diante de Deus no presente é o que importa para Ele. Confissão e abandono é um processo constante e diário. Somos todos pecadores por natureza , e devemos cuidadosamente cultivar uma relação de coração aberto e obediência para com Deus através de Cristo .

4 . Se meu corpo pertence ao meu cônjuge eu não quebrei a aliança? De acordo com Davi, seu adultério ( pecado ) foi contra Deus. Certamente, o adultério é uma quebra de confiança que provavelmente irá afetar o casamento , mas o pecado é algo que fazemos contra Deus.

Mais uma vez, para repetir , Davi disse: ” Contra ti, contra ti somente , pequei , e fiz o que é mal à tua vista . ”

Para não concentrarmos somente em Davi, podemos utilizar Jesus Cristo que em diversas vezes afirmou: “Seus pecados estão perdoados.”

Fica claro que apenas Deus tem o poder de perdoar pecados.

Há uma outra suposição problemática no argumento em questão: “o meu corpo pertence ao cônjuge “. O que significa” pertencer “? Existem dois versículos que podem ser usados ​​para exemplificar o contexto do versículo.

A primeira seria a injunção de Paulo: ” Assim também os maridos devem amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos ” (Efésios 5:28) . No entanto, Paulo criou uma metáfora ou figura de linguagem para ilustrar o grau de amor que precisamos ter para com a esposa. Ele não menciona qualquer tipo de propriedade.

O outro versículo seria: ” A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido ; e da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher ” (1 Coríntios 07:04 ) . O contexto aqui é claramente quanto a relações sexuais . Paulo está dizendo para não punir ou privar o cônjuge do sexo.

Eu não consigo ver a lógica, lendo esses versos e ter a ideia de que existe algum tipo obrigação em confessar atos de adultério um para o outro.

5 . Outra coisa que se deve considerar é que esse tipo de pecado geralmente traz uma enorme quantidade de culpa, porque somos culpados ! Às vezes, a necessidade de confessar vem de um desejo de encontrar alívio para o fardo da culpa. Confessar pode dar um certo grau de alívio , mesmo que momentaneamente . No entanto, pense em como a verdade iria devastar o seu cônjuge!

Como se trata de um assunto delicado, vamos dividir o artigo em 2 partes.

25 Comments on “A pessoa que comete adultério, deve confessar o seu pecado para o parceiro?”

  1. Que linda de pensamento aberta e libertadora. Estou aconselhando um caso com este tema, vim buscar alguma coisa que contribuisse com o Conselho que dei, só pra saber se não estava louca sozinha RS… foi exatamente isto que falei…só não tinha em mente os versículos que usou,vai ajudar muito as referências. Deus abençõe. Saber disto não avalia pessoas a cometere adúltero e depois pedir perdão. … mas ajuda aquelas que carregam culpa, e precisam de entendimento que receberam perdão de Deus se o arrependimento foi Jenuino.

  2. Boa tarde
    Gostaria de agradecer a esse post
    Entendi perfeitamente.
    Não adulterei
    Mas pensei em fazer algo que seria desagradavel para o Senhor.
    Não quero pensar mais
    Quero que os meu pensamentos sejam oa pensamentos de Deus.
    Sou um pecador
    Um transgressor
    Não pretendo mais pensar em iniquidade

    Deus me perdoa.

  3. Olá. Gostaria de saber se mesmo sendo perdoada. E me.sinto perdoada. Hoje minha vida é outra. Só pra DEUS. Mas mesmo assim vou ser julgada no.dia do juízo.final? Mesmo que me arrependo e não.me sinto culpada mais.?

    1. Se vc se arrependeu e confessou seu pecado por que Deus o traria à lembrança no julgamento final? Para começar os que são de Cristo estão isentos quanto a serem julgados ali. O cristão passará pelo tribunal de Cristo para ganhar ou não galardão. Para não ser condenado com o mundo o cristão deve confessar e abandonar de vez o seu pecado. Uma vez feito assim, o Senhor não lembra mais dele.
      Miquéias 7:18,19 diz: “Quem, oh Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.”

      Isaías 43:25 o próprio Deus diz:… “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro”

  4. Sobre pecado, tem de ser confessado, mas primeiro deve se ter consciência do ato praticado, arrependimento. Pecado abre feridas, no caso do adultério multiplas feridas, em si próprio, no conjuje, família, parentes, igreja. Como se trata um ferimento se colocamos uma couraça por cima. Poderia o bom samaritano enfaixar as feridas, derramar vinho e óleo. LC 10 : 33-34. É a confissão ao conjuje, a igreja sob orientação do Espírito Santo, que sarará e tirará todo peso (remorso, depressão) e tirará as armas dá acusação das mãos do maligno. Deus, o Senhor não tem parte com pecado escondido, oculto, camuflado. Tem o Senhor parte com a verdade.

  5. Eu preciso e ajuda.
    Trai meu esposo e me arrependi profundamente. Hoje tenho dois filhos uma de 5 meses. Isso aconteceu antes de engravidar dela. Mais de um ano. To com um peso nas consta mas com medo de acabar meu casamento contando a verdade. O que faço?
    São textos tão contraditórios na bíblia.
    Pequei contra Deus pedi perda
    Mas falo ou não falo com meu marido?
    Ele não tem o direito DE saber e responder a quer continuar ou não comigo depois donque fiz?

  6. Acho muito fácil pessoas ou líderes que nunca foram traídos falarem sobre o adultério e querer justificar o que está bem claro na Bíblia. Toma um chifre de uma pessoa que você ama aí sim depois você pode comentar e falar do que você viveu.

    Como eu disse é está na Bíblia jesus deixou bem claro, poderão homem(cônjuge) repudiar sua mulher(cônjuge) somente em caso de adultério e quem casar com a repudiada comete adultério, ou seja, quem cometeu um ato de adultério, seja o homem ou a mulher, infelizmente não poderá se casar denovo, pois estará em adultério, uma vez que Deus ideia o adultério, o adultéro(a), se quiser ter direito a salvação, terá quer viver eternamente solteiro(a) e para cristo.

    Esta é a verdade nua e crua, porém muitos Líderes espirituais com medo de perder vários membros com seus dízimos, distorcem a verdade, mas este serão condenados juntamente com seus adúlteros (as) queridinhos.

    Davi foi uma rara excessão que Deus perdoou, até com o propósito de o povo ver que Davi não era santo e nem o messias.

    Mas no período da graça a ordem do Senhor Jesus é está.

    Adultério, vai viver sozinho para Cristo e não peques mais.

    Se não fica muito fácil, o cidadão casa com a primeira, adúltera, pede perdão, Deus perdoa, aí ele casa com a segunda, aí pede perdão Deus perdoa e assim vai, aí não é evangelho e enganagelho.

    Quem pensa diferente disto ore a Deus que ele vai te revelar a verdade.

    Que Deus abra a mente de nossos líderes antes que as igrejas só tenham adultéro como membros.

    1. Primeira-mente a pesso precisa se arrepender e pedir perdão a Deus .
      E depois se perdoar, porque Deus nos perdoa , quem somos nos para não nos perdoar.
      E sim eu etive meditando o que Tiago disse que devemos confessar as nossas cupas ums aos outros e entendi que se pode está tratando de situações que esteja prejudicando alguém e que tal pessoa responsavel deve assumir a cupa , não deixando as pessoa ficar com a cupa e nosso lugar .
      Tipo assim , a mãe perguta pra 5 filhos quem quebro minha caneca que ganhei de presente ?
      Se não falar vai apanhar todos os 5 , sendo que quatro não sabe de nada arrespeito da caneca , mas ai o
      responsavel pelo o prejuizo da canega para os irmãos não apanharem diz fui eu mãe que quebrei .
      Tem o coso de Jonas que desobedeceu a Deus e toda tripulação iria perecer mas ele asumiu a cupa e a resposabilidade e terminou tudo bem.
      No caso de Acan , ele preferiu ficar calado porque ja sabia que teria que pagar com a vida pela as mortes dos seus compatriotas , era tempo da lei, dente por dente e olho por olho .
      Não justivicando o adultério, mas augumas vezes o traido é tão culpado quanto quem traiu ; mas será que estará disposto assumir a cupa?
      Já vi casos que o cupado foi o traido , e apenas em um eu vi o traido assumir a cupa .
      Tem pessoas que pessam que quem traiu não pode casar-se novamente .
      E tabem tem pessoas que pensam que até o que foi traido não pode casar -se novamente .
      Mas lendo Mt 19 , eu entendo que o traido não querendo mais continuar com o casamento por não ter mais clima para o mesmo ainda sim tendo perduado , eu tambem entendo que quem traiu pode casar-se novamente , dês que tenha se arrependido e queira seguir serto com essa nova pessoa na presença de Deus .
      So não pode querer ficar premeditando a mesma ação pensando em outro casamento , o primeiro pode sido uma fraqueza, mas ficar repetindo porque viu uma mais nova ou um cheio de dinheiro vai acarreta consequências piores do que do primeiro deslize, porque sempre ha consequências.
      Mas para encerrar vou contar um acontecido.
      Uma mulher se dirigiu a seu pastor e contou a sua histori , que foi uma mulher que traiu o seu marido várias vezes e nuca ninguém ficou sabendo principalmente o seu marido .
      Mas agora ela não fazia mais isto porque estava convertida ao um bom tempo e des que se converteu não esteve mais nessa pratica , e agora também estava muito bem com o seu esposo e no seu casamento .
      Mas agora ela queria saber se ela deveria contar ao seu esposo , e o pastor orientou que ela deveria sim .
      E chegando em casa ela chama o marido para conversar na sala porque precisava lhe contar augo .
      E o marido pensando que seria augo bom porque estavam super bem mais do que antes .
      Mas a mulher comessa a contar que traiu ele varias vezes, mas que não fazia isso a muito tempo, porque havia se arrependido e estava convertida.
      O marido não disse nada so apenas ficou com o rosto de pasmo .
      E ela perguntou se ele não iria falar auguma coisa .
      E ele calado tava e calado ficou , levantou foi a cozinha, ela pensou que ele tinha ido beber água, porque o baque tinha sido grande .
      Mas ele voutou com uma faca e deu varios golpes nela e fugiu.
      Ela caida conseguiu arrastar até o telefone e ligar para emergência que lhe socorreu à tempo , ela sobreviveu mas não quis mais ir a igreja .
      Mas assim, cada caso e um caso , quando formos orientar alguém temos que busca direção da parte de Deus através da oraçao e da sua palavra , e isso também conhecendo a história da pesso .

  7. Quero ler a parte 2 deste artigo e não encontro. Pode me ajudar?
    “A Pessoa Que Comete Adultério, Deve Confessar O Seu Pecado Para O Parceiro?”

  8. O coração do homem é enganoso! Peça perdão há Deus é não pequeis mas em nome de Jesus Cristo! Quando a situação e com a gente e diferente fácil falar quando não vivemos! ! ! ! !

  9. Gostei muito obrigado tudo na vida tem o seu tempo para viver e fazer uma vez que o casal não existe confiança é muito perigoso. O senhor Jesus Cristo é a minha alma em Romanos 10:9-10 se confessar com a sua boca e com o coração receberá a salvação.

  10. Me desculpem mas cobiça tá muito distante de adúltero, cobiça é pecado realmente, mas adultério é quebra de alianças e nós estamos falando de aliança entre o homem e a mulher, “é preciso cortar na pele”

  11. As pessoas também pecam por pensamento , o homem ou a mulher pode estar em adultério todos os dias quando saem de casa , quando estão longe dos seus conjugues , quando um homem esta andando pela rua , indo para o trabalho , ou até mesmo no seu ambiente de trabalho e observa uma outra mulher e tem pensamentos sexuais , fantasias com ela imaginando algo . ele já está em adultério , a esposa também se fizer o mesmo . As pessoas não dão muito valor aos pensamentos , acham que pecar é só pelo físico . por isso que essas pessoas que são sempre adulteras por ” pensamentos” não prosperam na vida , o homem pode ser um bom trabalhador , a esposa também , são esforçados na vida , mas se ele tem constantemente pensamentos promíscuos eles irão sempre continuar na merda de vida que eles tem para sempre ( sorry o palavrão , é porque é revoltante a hipocrisia dessa gente , ouvir uma pessoa pecadora reclamar que não entende porque ela sempre trabalha é uma pessoa honesta mas a vida é sempre a mesma não prospera ) e não vai prosperar mesmo e bem feito ! muita gente não acredita em Deus como dizem , porque quem acredita realmente em Deus , teme a ele . E se uma pessoa vive em pecado por pensamentos ou fisicamente , ela não teme a Deus Porque não acredita que algo de ruim vai acontecer por ela estar no pecado . eu não sou evangélica , não entendo nada sobre a bíblia , nunca li , só estou dando meu ponto de vista , do que acho que é errado fazer em uma relação .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *