Por que o Cristianismo é mais importante que outras religiões que ensinam amor e caridade?

Essa é a típica pergunta que grande parte das pessoas e frequentemente os ateus costumam fazer para os cristãos. Recentemente foi uma das perguntas realizadas pelo jornalista da Veja ao filósofo William Lane Craig, o mesmo respondeu com grande sabedoria:

As pessoas não entendem o que é o cristianismo. É por isso que alguns ficam tão ofendidos quando se prega que Jesus é a única forma de salvação. Elas pensam que ser cristão é seguir os ensinamentos éticos de Jesus, como amar ao próximo como a si mesmo. É claro que não é preciso acreditar em Jesus para se fazer isso. Isso não é o cristianismo. O evangelho diz que somos moralmente culpados perante Deus. Espiritualmente, somos separados d’Ele. É por isso que precisamos experimentar Seu perdão e graça. Para isso, é preciso ter um substituto que pague a pena dos nossos pecados. Jesus ofereceu a própria vida como sacrifício por nós. Ao aceitar o que ele fez em nosso nome, podemos ter o perdão de Deus e a limpeza moral. A partir disso, nossa relação com Deus pode ser restaurada. Isso evidencia por que acreditar em Cristo é tão importante. Repudiá-lo é rejeitar a graça de Deus e permanecer espiritualmente separado d’Ele. Se você morre nessa condição você ficará eternamente separado de Deus. Outras religiões não ensinam a mesma coisa.

Craig basicamente resumiu em poucas linhas o Grande Plano da Salvação, acredito que nós precisamos parar de tempos em tempos e nos perguntarmos o que realmente o cristianismo significa para nós, os cristãos.

E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Hebreus 9:22

E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado. Marcos 14:24

Com a rotina diária, vivenciar o Cristianismo parece ser algo automático, e muitas vezes acreditamos que se trata apenas de vivermos os nossos rituais religiosos, ler uns versículos, orar antes de dormir, ir para a igreja aos domingos e coisas desse tipo, infelizmente acabamos não nos dando conta do grande sacrifício que foi feito para que nós pudéssemos ter vida.

Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. 2 Coríntios 11:24-27

Se ouvíssemos o testemunho de Paulo em grande parte das igrejas de hoje, ele provavelmente seria considerado um fracassado, não tinha “benção” na vida desse homem, apenas lutas e provações, mas ele sabia exatamente o que significava o cristianismo a ponto de mesmo tendo passado por tantas dificuldades dizer:

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Filipenses 4:4

Para Paulo o cristianismo significava de fato salvação de pessoas, será que quando cruzamos com as pessoas que estão a nossa volta pensamos que pode ser a última oportunidade dela receber a salvação? Que para aquela pessoa não ouvir o evangelho pode custar uma eternidade de sofrimento e dor?

Ganhar vidas para Cristo era para Paulo um prazer o qual ele buscava incansavelmente e em todo tempo, e como resultado disso podia expressar:

Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados! Filipenses 4:1

Que possamos aprender a viver o Cristianismo verdadeiro a cada dia!